Lista completa de Questões sobre Biossegurança para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Atenção: As questões da prova farão referência ao TSB − Técnico em Saúde Bucal conforme estabelece a Lei nº 11.889 de 24/12/2008.
A correta manutenção de compressores a óleo e autoclaves requer a realização de procedimentos, tais como:
os elementos de todos os filtros e manutenção mecânica de um compressor devem ser substituídos, anualmente, por pessoal técnico especializado.
a verificação do nível de óleo do compressor, a pressão dos filtros internos e externos e a checagem de ruídos, odor e temperatura do compressor devem ser realizadas trimestralmente.
o esgotamento do filtro externo ao compressor de óleo deve ser realizado com periodicidade semanal.
a limpeza do sistema de descarga do fluxo de água na câmara das autoclaves deve ser feita diariamente.
a manutenção do nível apropriado de água destilada e lavagem das bandejas da autoclave devem ser realizadas quinzenalmente.
Atenção: As questões da prova farão referência ao TSB − Técnico em Saúde Bucal conforme estabelece a Lei nº 11.889 de 24/12/2008.
Em relação à transmissibilidade das doenças, é correto afirmar:
A tuberculose é provocada pelo Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch e normalmente é transmitida pelo sangue contaminado. O sintoma mais frequente é a tosse que normalmente vem acompanhada de secreção purulenta e sangue.
A transmissão do herpes labial se dá principalmente pelo sangue, portanto, deve-se evitar a realização de procedimentos que provoquem sangramento durante o período da manifestação clínica da doença.
Estudos estimam que o risco de transmissão do vírus da imunodeficiência humana (HIV) é de, em média, 0,3% em acidentes que perfuram a pele e de 0,09% quando em contato com mucosas.
A sífilis é uma doença infecto-contagiosa provocada pelo Treponema pallidum, sendo sua principal via de transmissão a saliva de indivíduos contaminados. Apresenta uma evolução crônica caracterizada normalmente por feridas na região genital.
A contaminação pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) pode se dar por meio do contato direto (mãos ou pele) ou indireto (superfícies ambientais ou itens de uso do paciente), devendo-se evitar o contato com estes pacientes, sem o uso de luvas.
Atenção: As questões da prova farão referência ao TSB − Técnico em Saúde Bucal conforme estabelece a Lei nº 11.889 de 24/12/2008.
A prática profissional da odontologia expõe muitas vezes o profissional a uma série de agentes patogênicos. As hepatites são infecções que acometem o fígado e podem ser causadas por pelo menos cinco tipos diferentes de vírus: A, B, C, D e E. Em relação às hepatites é correto afirmar:
A fonte de transmissão da hepatite C é direta, pelas mãos, água ou alimentos contaminados.
O vírus da hepatite B, em temperatura ambiente, não sobrevive por longos períodos fora do corpo humano.
O risco de transmissão ocupacional de hepatite para o trabalhador de saúde é baixo, podendo ser considerado desprezível.
O risco de transmissão do vírus da hepatite C está relacionado a exposições percutâneas ou mucosas, envolvendo sangue ou qualquer outro material biológico contendo sangue.
O número de profissionais atingidos pela hepatite C é relativamente baixo, provavelmente porque a maioria dos profissionais já foi vacinada contra este tipo de vírus.
Atenção: As questões da prova farão referência ao TSB − Técnico em Saúde Bucal conforme estabelece a Lei nº 11.889 de 24/12/2008.
Considerando os procedimentos de biossegurança que devem fazem parte da rotina dos serviços de assistência odontológica, é correto afirmar:
As luvas de borracha grossa, após a lavagem diária do instrumental, devem ser descartadas no lixo contaminado.
Os óculos protegem os olhos das secreções, aerossóis e produtos químicos utilizados nos procedimentos odontológicos e na limpeza e desinfecção de artigos.
Em procedimentos clínico-cirúrgicos de longa duração (mais de 2 horas), recomenda-se colocar dois pares de luvas, uma sobre a outra.
Após o término do atendimento clínico de cada paciente, deve-se retirar a luva, lavar as mãos e secar as luvas com a toalha de pano.
Deve-se trocar a máscara ao final de cada período de 4 horas, pois as máscaras úmidas perdem o poder de filtração, facilitando a penetração dos aerossóis bacterianos.
Todos os profissionais de saúde devem-se vacinar contra a Hepatite B. É recomendado que a equipe de saúde que se vacinou, realize testes sorológicos para verificar se a soroconversão foi realizada com sucesso. Estes testes devem ser feitos:
No período de 12 meses após o esquema vacinal completo;
No período de 6 meses após o esquema vacinal completo;
No período de 2 meses após o esquema vacinal completo;
Não há necessidade, pois as três doses imunizam com certeza, dispensando o teste;
Apenas em caso de histórico familiar de Hepatite B.
A exposição percutânea é o tipo de acidente mais frequente na clínica odontológica. Está relacionada, na maioria das vezes, ao erro na aplicação da técnica e na execução do procedimento. Após o incidente da exposição, recomenda-se que o CD proceda da seguinte maneira:
I. Fricção da pele com água oxigenada e hipoclorito.
II. Lavagem da área exposta com água e sabão.
III. Uso de PVP-iodo ou clorexidina.
IV. Imersão das mãos em solução de glutaraldeído.
Assinale a alternativa correta:
I, II e IV estão corretas;
I e III estão corretas;
II, III e IV estão corretas;
II e III estão corretas;
I, II, III e IV estão corretas.
Odontologia - Biossegurança - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
Em relação à radioproteção no consultório odontológico, analise.
I. Dispositivos posicionadores para técnicas intraorais devem ser utilizados ao invés da manutenção dos receptores de imagem na cavidade oral pelo paciente ou pelo profissional.
II. A utilização de colimadores retangulares e filmes intraorais de sensibilidade do grupo F reduzem a dose de radiação no paciente.
III. Quando não houver barreiras de proteção disponíveis para o operador, as instalações da sala de exame devem ser dispostas de tal forma que o profissional possa se posicionar a uma distância mínima de 1,5 m, a um ângulo de 90 a 135 graus do feixe central de raios-x.
IV. O método de processamento manual visual é a melhor forma de assegurar a qualidade da imagem e, com isso, um menor número de repetições.
Estão corretas apenas as afirmativas
I, II
I, III
I, II, III
II, III, IV
III, IV
O mercúrio é um metal utilizado como componente do amálgama de prata. Quanto ao seu manuseio, assinale a alternativa correta:
Somente deve ser manuseado com máscaras;
Deve ser sempre manuseado com luvas, gorro e máscaras;
Somente deve ser manuseado com luvas de vinil;
Somente deve ser manuseado com luvas antialérgico.
Segundo Peterson et al (2000), a inexistência de formas viáveis de micro-organismos significa:
esterilidade.
limpeza.
sépsis.
degermação.
sanitização
Marque a alternativa que apresenta a relação correta entre material e procedimentos indicados para a esterilização:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...