Lista completa de Questões sobre Cariologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A cárie é uma doença descalcificação de uma parte do dente provocada por ácidos orgânicos, é considerada uma doença infectocontagiosa degenerativa, seu principal agente etiológico é o:
Mycobacterium mutans
Entamoeba hitolytica
Streptococcus mutans
Epstein-Barr (VEB)
Herpes simples
Qual das utilizações de flúor abaixo corresponde à forma mais eficiente a longo prazo?
Flúor-gel acidulado trimestral.
Dentifrício fluoretado diário.
Flúor neutro em solução semanal.
Flúor-fosfato-acidulado em solução trimestral.
Sobre o diagnóstico visual e tátil das lesões de cárie dental, relacione as colunas a seguir.
A sequência está correta em
4, 3, 1, 2
3, 2, 1, 4
4, 2, 1, 3
1, 4, 2, 3
2, 4, 3, 1
Os bochechos com solução de fluoreto de sódio a 0,05% previnem a cárie dentária de maneira mais eficaz quando utilizados na seguinte frequência:
Diariamente
Quinzenalmente.
Semanalmente
Mensalmente
Em relação ao uso de fluoretos em crianças, analise as assertivas abaixo.
I. Alta prevalência de fluorose ocorre nos dentes molares e o efeito do íon flúor na fluorose ocorre depois da erupção, durante a maturação do esmalte.
II. Crianças que vivem em região de água fluoretada podem apresentar fluorose, nos graus muito leve e leve, mesmo que não usem dentifrício fluoretado. Portanto, o uso de dentifrício não fluoretado não elimina o risco de a criança ter fluorose.
III. Na idade em que os dentes pré-molares estão sofrendo maturação, as crianças não ingerem involuntariamente grande quantidade de creme dental toda vez que escovam os dentes porque já desenvolveram reflexo de cuspir. Também apresentam maior peso e, portanto, a mesma quantidade de fluoreto ingerida as submete a menor dose sistêmica.
É correto o que se afirma em
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
III, apenas.
Instruções: Para resolução das questões 42 a 44, considere o enunciado a seguir.
Paciente com 3 anos de idade, sexo feminino, é trazida pelos pais ao consultório odontológico, que relatam a dificuldade da criança em se alimentar devido a dor nos dentes. Os dentes 54, 55, 65, 74, 84 e 85 apresentam lesão cavitada de cárie dentária e o exame radiográfico não mostrou lesões pulpares. Os dentes 51, 52, 61 e 62 mostram coloração esbranquiçada nas superfícies vestibulares, com aspecto opaco e rugoso. Um breve histórico da dieta infantil revela um consumo frequente de doces, balas e refrigerantes.
Com relação à cariologia, é correto afirmar que
os dentes da região labial inferior mostram-se menos suscetíveis ao desenvolvimento de cárie dentária, devido ao fluxo salivar nesta região.
a sondagem das superfícies oclusais dos dentes 65 e 74 aumenta a fidelidade do diagnóstico de cárie dentária, porém reduz a sensibilidade, além de causar iatrogenia.
esta criança apresenta-se no momento de maior suscetibilidade para contaminação por microrganismos cariogênicos, conhecido como janela de infectividade.
a atividade de cárie não está presente nos dentes anteriores, que mostram sequelas de uma doença que ocorreu em outro momento.
a cariogenicidade dos alimentos ingeridos está relacionada mais ao seu conteúdo de carboidrato que à sua consistência.
Analise as informações abaixo sobre a cárie dentária e marque a alternativa correta:
É uma doença bacteriana não transmissível e não infecciosa.
É um processo localizado que destrói os tecidos dos dentes.
É uma doença sistêmica que ataca principalmente os dentes.
É uma doença viral não transmissível e infecciosa
É uma doença bacteriana localizada, transmissível e não infecciosa.
A presença do cirurgião-dentista na equipe multidisciplinar oncológica é importante na prevenção de complicações. É importante realizar o exame físico extra e intrabucal e intervenções odontológicas antes do início do tratamento oncológico e no controle dos efeitos colaterais bucais agudos da quimioterapia e da radioterapia. Considerando que, em pacientes que são acompanhados por essa equipe, o tratamento odontológico eletivo deve ser realizado somente em condições clínicas e laboratoriais favoráveis, julgue os itens que se seguem.
A xerostomia não agrava a presença de lesões cavitadas de cárie, e, devido ao fato de essas lesões não representarem fonte de infecção sistêmica, seu tratamento pode ser adiado para depois do término do tratamento oncológico, quando o paciente sentir-se mais confortável para tal.
Julgue os itens subsequentes, a respeito de alguns desafios enfrentados na clínica odontológica.
A mamadeira é um fator predisponente para a cárie do lactente e do pré-escolar porque seu bico bloqueia o acesso da saliva aos incisivos superiores, ao passo que os incisivos inferiores ficam próximos às principais glândulas salivares e são protegidos do conteúdo líquido pelo próprio bico e pela língua.
Julgue os itens subsequentes, a respeito de alguns desafios enfrentados na clínica odontológica.
A má nutrição pode causar o aparecimento de hipoplasia do esmalte, e a anemia por deficiência de ferro pode levar à redução da secreção salivar e da capacidade de tamponamento dessa secreção.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...