Lista completa de Questões sobre Cariologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente com 25 anos de idade, sexo feminino, relata estar no terceiro mês de gestação. A cidade em que ela vive tem as águas de abastecimento fluoretadas. A principal dúvida apresentada pela paciente refere-se ao uso de suplementos vitamínicos com flúor, o que
I. deve ser feito com a utilização de 1 mg de flúor por dia no período pré-natal.
II. está contraindicado se a gestante ingerir água fluoretada.
III. tem indicação individual limitada no período pós-natal, sendo indicado como medida de saúde coletiva.
IV. pode ocasionar a diminuição na absorção de cálcio, que reage com o flúor, quando da ingestão de complexos vitamínicos que contêm cálcio.
Está correto o que se afirma APENAS em
I e II.
II e IV.
II e III.
I e III.
I e IV.
Levando em conta as considerações clínicas e laboratoriais sobre a reatividade de compostos fluoretados no esmalte, pode-se afirmar que:
O flúor incorporado sistemicamente no mineral dental tem um efeito importante no controle da cárie, pois a concentração de fluorapatita chega a 10%, constituindo o principal mecanismo da ação do flúor na prevenção da cárie.
Uma vez incorporada à estrutura dentária, a fluorapatita torna o dente menos solúvel aos ácidos produzidos no biofilme dental.
Quando o pH crítico cai para 4,5 e o dente perde minerais na forma de hidroxiapatita, íons cálcios e fosfatos dissolvidos retornam ao dente na forma de fluorapatita, resultando em redução da desmineralização do esmalte-dentina na presença de flúor.
Quando o pH do biofilme retorna à neutralidade, o flúor presente no meio ativa a capacidade remineralizante da saliva e o esmalte-dentina tem uma menor reparação dos minerais perdidos que teriam na ausência de flúor.
A presença de F constantemente na cavidade bucal para interagir nos eventos de desremineralização não garante a saturação do meio ambiente com os íons que compõem a fluorapatita.
A primeira asserção é uma proposição falsa e a segunda uma proposição verdadeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira e a segunda uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições verdadeiras mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
Em relação à cárie dentária assinale a alternativa incorreta:
É uma doença multifatorial, infecciosa, transmissível e dieta cariogênica, que produz uma desmineralização das estruturas dentárias.
Podemos considerar como fatores etiológicos da cárie a suscetibilidade, o microorganismo e a dieta, sendo o tempo fator irrelevante mesmo que haja uma higienização precária.
Está intimamente ligada à introdução dos carboidratos refinados na dieta da população, principalmente a sacarose, que é considerada o dissacarídeo mais cariogênico, sendo este o mais presente na dieta familiar em quase todo o mundo.
Resulta de um processo dinâmico que ocorre devido ao desequilíbrio entre a superfície do dente e os ácidos provenientes do biofilme dentário, ou seja, ela ocorre como consequência de um desequilíbrio no processo de desmineralização-remineralização (Des-Re).
Odontologia - Cariologia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A ordem sequêncial, da superfície para o interior da lesão, das zonas da lesão de cárie inicial na subsuperfície são:
Os selantes atuais, além de promoverem proteção contra a doença cárie selando mecanicamente as cicatrículas e fissuras, anulando assim o habitat preferido dos streptococos mutans, permitem a execução de restaurações de lesões incipientes associado ao uso de ionômero de vidro e resinas compostas. Com base no exposto, assinale a alternativa que está contra indicado a aplicação de selante:
Selar sulcos profundos de molares (decíduos e permanentes) e pré-molares recém irrompidos de pacientes com alta atividade de cárie.
Pacientes com dificuldade motora onde a escovação dentária é ineficiente.
Como alternativa de tratamento em lesões cariosas incipientes, na fase de adequação do meio bucal, a fim de proteger estas áreas do acúmulo de placa. Para este tratamento utiliza-se preferencialmente selantes ionoméricos ou híbridos de ionômero-compósito.
Pacientes que apresentam cicatrículas e fissuras rasas na anatomia dos molares e pré-molares e que são livres de cárie.
Em relação à utilização de fluoretos, assinale a alternativa incorreta:
Bochechos diários de NaF a 0,05% em combinação com dentifrícios fluoretados, são recomendados para indivíduos de alto risco de cárie, por exemplo, aqueles usando aparelhos ortodônticos fixos.
A indicação de suplementos de flúor na gestação e infância surgiu na época em que se considerava que o efeito anticárie do flúor seria sistêmico e, assim, seria necessário e indispensável ingerir flúor durante a formação dos dentes.
A fluorose dentária é o resultado da ingestão crônica de flúor após o desenvolvimento dental que se manifesta com mudanças visíveis de opacidade do esmalte devido a alterações no processo de mineralização.
O verniz é um material aderente à superfície dentária com o objetivo de reagir com a superfície dental e manter uma liberação de flúor para o ambiente bucal por um período maior de tempo.
Odontologia - Cariologia - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
Sobre a utilização sistêmica do uso do flúor na prevenção da cárie é correto afirmar que
a quantidade de flúor no sangue nos jovens é menor que nos adultos.
a maior quantidade de flúor no corpo humano se deposita nos tecidos moles.
como o período de maturação pré-eruptiva do dente permanente é menor do que o do dente decíduo, os níveis de flúor nos dentes permanentes são sempre menores do que nos decíduos.
dentes recém-erupcionados têm mais flúor na região cervical.
dentina e cemento têm menor quantidade de flúor do que o esmalte.
Odontologia - Cariologia - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
Considerando a toxicidade aguda do flúor, pode-se considerar a dose seguramente tolerada igual a
9 a 16 mg de F/Kg.
16 a 32 mg de F/Kg.
10 a 15 mg de F/Kg.
32 a 64 mg de F/Kg.
64 a 80 mg de F/Kg.
Odontologia - Cariologia - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
As concentrações de _______ são indicadas para bochecho semanal, e o flúor a _______ deve ser utilizado diariamente. Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmação anterior.
0,5% 0,02%
0,02% 0,5%
0,2% 0,5%
0,05% 0,2%
0,2% 0,05%
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...