Lista completa de Questões sobre Cirurgia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma paciente de seis anos de idade foi levada a um consultório odontológico para a realização de uma consulta de rotina. Ao examinar a arcada dentária da criança, o cirurgião-dentista observou que, apesar de ter havido a erupção do dente 11, ainda não havia ocorrido a erupção do elemento 21, conforme mostrado na figura I. Após a realização de radiografia da região periapical, constatou-se a presença de dente supranumerário impedindo a erupção do elemento 21, conforme apresentado na figura II, motivo pelo qual o cirurgião-dentista recomendou a remoção cirúrgica do dente supranumerário.
Tendo como referência as imagens apresentadas, julgue os itens subsecutivos, relativos ao caso clínico descrito.
O momento ideal para a realização da remoção cirúrgica em casos de hiperdontia como o apresentado na situação hipotética é definido após avaliação de fatores como a idade do paciente, sua capacidade de colaboração e o estágio de seu desenvolvimento dental.Uma paciente de seis anos de idade foi levada a um consultório odontológico para a realização de uma consulta de rotina. Ao examinar a arcada dentária da criança, o cirurgião-dentista observou que, apesar de ter havido a erupção do dente 11, ainda não havia ocorrido a erupção do elemento 21, conforme mostrado na figura I. Após a realização de radiografia da região periapical, constatou-se a presença de dente supranumerário impedindo a erupção do elemento 21, conforme apresentado na figura II, motivo pelo qual o cirurgião-dentista recomendou a remoção cirúrgica do dente supranumerário.
Tendo como referência as imagens apresentadas, julgue os itens subsecutivos, relativos ao caso clínico descrito.
Caso não ocorra a erupção do elemento 21 após a remoção cirúrgica do dente supranumerário, o cirurgião-dentista poderá realizar a tração ortodôntica aplicando forças verticais em um bráquete colado no dente incluso.O plano de tratamento integrado do paciente pode ser dividido genericamente em três fases: adequação do meio bucal, fase restauradora e manutenção. O tratamento periodontal está presente em todas elas, exigindo, para se obter sucesso com a terapia, o diagnóstico correto da condição periodontal do paciente, com anamnese direcionada e exame periodontal completo e detalhado, anotado em ficha específica (periograma). Acerca do exame periodontal, julgue os itens a seguir. Recessão gengival equivale à medida da junção cemento-esmalte ou outra referência fixa na coroa do dente à margem gengival, em milímetros.
O diagnóstico de lesões de cárie dentária é uma das práticas mais frequentes na clínica odontológica, com o objetivo de detectar lesões de cárie precoce para, em seguida, fornecer o tratamento menos invasivo. O exame visual e táctil geralmente utilizado na detecção de cárie tem uma precisão limitada para identificação de lesões não cavitadas, especialmente nas proximais. Dentistas, portanto, usam regularmente exames adicionais para ajudar na detecção, sendo a radiografia interproximal (bitewing) provavelmente o mais frequente. Com base no exposto, no que se refere ao diagnóstico clínico e radiográfico de lesões de cárie, julgue os itens a seguir. O fato de a ponta da sonda exploradora se prender em uma fissura não é necessariamente indicativo de lesão cariosa. Outros fatores, como a dimensão da ponta do explorador, a pressão exercida pelo operador e a morfologia da fissura podem reter a ponta da sonda exploradora.
Um paciente chegou a um consultório odontológico reclamando de um escurecimento no incisivo central superior direito. O cirurgião-dentista observou que se tratava de uma cárie, na face mesial, sem envolvimento de ângulo. De acordo com a classificação de Black, para restaurar esse dente será necessária a realização de um preparo cavitário
Assinalem a alternativa correta quanto a lâmina mais utilizada para cirurgia intra-oral.
Com relação aos aspectos relacionados aos equipamentos de radiologia oral utilizados nos consultórios odontológicos, julgue os itens a seguir. O cirurgião-dentista é isento de garantir a proteção e o bom funcionamento dos equipamentos de raios X, pois tais responsabilidades competem aos órgãos de vigilância sanitária das secretarias estaduais de saúde.
Sobre as patologias perirradiculares é incorreto afirmar que :
O papel do cirurgião-dentista para estabelecer o diagnóstico de sífilis e indicar o tratamento adequado é de fundamental importância para reduzir a incidência dessa doença. Acerca desse assunto, julgue os próximos itens. O cancro, presente na manifestação luética primária, caracteriza-se como lesão ulcerada, dolorida, com secreção purulenta discreta e bordos endurados, presente no local onde houve contato sexual, genitália e boca.
O papel do cirurgião-dentista para estabelecer o diagnóstico de sífilis e indicar o tratamento adequado é de fundamental importância para reduzir a incidência dessa doença. Acerca desse assunto, julgue os próximos itens. O tratamento do quadro de sífilis por uso de penicilina, tetraciclina ou eritromicina pode provocar, em alguns pacientes, a reação de Jarisch-Herxheimer, que inclui febre baixa, mal-estar, cefaleia e exacerbação das lesões orais ou cutâneas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...