Lista completa de Questões sobre Dentística para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um paciente de 6 anos de idade comparece ao consultório odontológico pela primeira vez, junto da sua mãe. Além da dentadura decídua completa, o paciente apresentava os dentes 36 e 46 parcialmente irrompidos. Ao exame clínico, constatou-se a ausência de lesões de cárie na dentição decídua. Os dentes 36 e 46 apresentavam grande acúmulo de placa na superfície oclusal, que foi removida através de profilaxia profissional, revelando uma superfície oclusal intacta, porém com lesões de mancha branca claramente visíveis e com aspecto opaco e rugoso à sondagem. A mãe relata que o paciente permanece durante todo o dia na escola e que somente à noite ela pode supervisionar a higiene bucal.
Nesse caso, a estratégia de tratamento mais indicada, visando ao tratamento minimamente invasivo, é:
A técnica do clareamento não-vital está associada a algum risco de reabsorção cervical nos dentes tratados se o agente clareador entra em contato com o tecido gengival através dos túbulos dentinários. Para evitar isso, indica-se o selamento cervical biomecânico do canal radicular, que deve ser realizado com:
Sempre que a estrutura dentinária é preparada com instrumentos rotatórios, uma camada aderente de debris e biofilme bacteriano conhecida como camada de esfregaço é formada. Uma alternativa à sua total remoção antes da restauração do dente envolve a utilização de adesivos dentinários que possuam a capacidade combinada de condicionar e infiltrar a dentina. Essa estratégia de adesão consiste no(a):
As restaurações de amálgama são utilizadas há mais de cento e cinquenta anos em todo o mundo. Mesmo havendo diversas opiniões contrárias a respeito de sua utilização, a literatura científica relata que seu uso é seguro, exceto em pacientes que apresentam alergia a mercúrio. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem. O amálgama dental é composto por uma liga metálica com predominância de prata estanho e mercúrio puro, os quais são misturados no momento da execução da restauração. O procedimento de mistura é denominado tecnicamente como trituração.
As restaurações de amálgama são utilizadas há mais de cento e cinquenta anos em todo o mundo. Mesmo havendo diversas opiniões contrárias a respeito de sua utilização, a literatura científica relata que seu uso é seguro, exceto em pacientes que apresentam alergia a mercúrio. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem. As margens das restaurações de amálgama com baixa taxa de creep apresentam valamento marginal acentuado.
As restaurações de amálgama são utilizadas há mais de cento e cinquenta anos em todo o mundo. Mesmo havendo diversas opiniões contrárias a respeito de sua utilização, a literatura científica relata que seu uso é seguro, exceto em pacientes que apresentam alergia a mercúrio. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem. Durante a inserção do amálgama, a contaminação por umidade provoca sua expansão, e, nos casos em que o amálgama é composto por cobre, as expansões são ainda maiores.
Com relação a resinas compostas, suas formas de apresentação e suas aplicações clínicas, julgue os itens subsequentes. Os preparos cavitários, realizados para utilizar a resina composta, em nada diferem dos preparos realizados para utilizar a amálgama dental.
Com relação a resinas compostas, suas formas de apresentação e suas aplicações clínicas, julgue os itens subsequentes. A presença de bisphenol A pode ser detectada na saliva de pacientes com restaurações ou selantes na boca.
Com relação a resinas compostas, suas formas de apresentação e suas aplicações clínicas, julgue os itens subsequentes. Restaurações de menor dimensão em relação à largura intercuspídea apresentam vida média maior quando comparadas com as restaurações de maior dimensão.
Uma paciente de cinquenta e seis anos de idade compareceu à clínica odontológica com dor, mau cheiro e diagnóstico de lesão endoperio combinada crônica no primeiro pré-molar superior esquerdo. Durante o exame clínico, a sondagem periodontal demonstrou presença de bolsa profunda, com aproximadamente 8 mm, na vestibular, e presença de supuração no sulco gengival, em que a lesão se comunicava com a lesão periapical.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens subsequentes.
Nesse caso em apreço, um biomaterial com associação de β-tricálcio fosfato, associado a hidroxiapatita sintética, e uma membrana de colágeno bovino podem ser utilizados para reparar o defeito ósseo da parede vestibular do alvéolo, favorecer o contorno vestibular e melhorar a estética.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...