Lista completa de Questões sobre Dentística para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Para o preparo cavitário, são necessários instrumentos que proporcionem acesso à lesão que afeta a estrutura dentária. Entre os instrumentos operatórios disponíveis, os instrumentos cortantes manuais e rotatórios são muito utilizados na prática odontológica. Com relação a esses instrumentos, assinale a opção incorreta.
As enxadas têm seu uso indicado principalmente para acabamento final das paredes internas das cavidades.
As brocas esféricas são indicadas principalmente para remoção de tecido cariado, confecção de retenções e acesso a cavidades de dentes anteriores, ao passo que as de cone invertido são utilizadas para determinar sulcos e canaletas em cavidades para restaurações metálicas fundidas.
Quando o instrumento rotatório gira a mais de 4.000 rpm, ele deve ser refrigerado com spray água-ar lançados sobre a parte ativa da broca, a fim de serem evitados danos pulpares.
As vibrações provocadas por instrumentos rotatórios podem produzir lesões pulpares na região correspondente ao preparo cavitário.
É praticamente impossível que qualquer forma de injúria à polpa seja totalmente evitada durante procedimentos restauradores. Além do trauma decorrente do preparo cavitário, agentes químicos provenientes dos materiais e infiltração bacteriana podem provocar reações pulpares adversas. Julgue os itens a seguir relativos a procedimentos de proteção do CDP em que se utiliza sistema adesivo.
I Em cavidades muito profundas (menos de 0,5 mm de espessura dentinária), a proteção de agentes forradores e bases pode ser substituída pela hibridização.
II Imperfeições na hibridização da dentina podem resultar em sensibilidade pós-operatória prolongada ao frio e sensibilidade à pressão mastigatória.
III A contração das fibrilas colágenas expostas, após condicionamento ácido na dentina, é que permite a penetração do sistema adesivo.
IV A capacidade do material restaurador de selar as margens da cavidade e de prevenir a microinfiltração é a variável mais importante na determinação da reação pulpar, após condicionamento ácido sobre a dentina.
A quantidade de itens certos é igual a
Pela necessidade de preservação, a polpa, apesar de ter boa capacidade de reação e autodefesa, acaba sofrendo conseqüências de procedimentos realizados sem os devidos cuidados na prática da Odontologia. Para a proteção do complexo dentina-polpa (CDP), é importante a forma como esse tecido é tratado e a aplicação de selamento ou vedamento das margens do tratamento restaurador. Com relação a materiais e técnicas de proteção do CDP, assinale a opção incorreta.
Condicionamento ácido da polpa seguido de aplicação de sistemas adesivos, como agentes capeadores, são procedimentos clínicos aceitáveis.
Entre as vantagens do hidróxido de cálcio, incluem-se a alta alcalinidade, a capacidade de estimular ações dos fibroblastos e a capacidade bactericida e bacteriostática.
A falta de adesão e a degradação pela condensação do amálgama e pelo condicionamento ácido, são, entre outras, desvantagens do hidróxido de cálcio.
A secagem do campo operatório com jatos de ar diretamente sobre a dentina umedecida pode causar sensibilidade pósoperatória e dano pulpar.
Uma paciente com 18 anos de idade procurou atendimento, queixando-se da aparência estética do sorriso. Ao exame, foi observado que os dentes apresentavam alteração de cor moderada com envolvimento de praticamente todos os dentes, com coloração amarelo-acastanhada. Segundo informação da paciente, os dentes tinham-se erupcionado assim e não tinha havido mudança de padrão desde então. Na anamnese, ela informou que, até os cinco anos de idade, teve muitos problemas de saúde e fez uso sistemático de antibióticos, entre eles, tetraciclina.
Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
I O provável diagnóstico é o de alteração de cor provocada pela utilização de tetraciclina.
II A coloração intrínseca pode ser removida parcial ou totalmente pelo uso, por período mais longo que o usual, de clareador externo em baixa concentração.
III A colocação de facetas indiretas de porcelana pode ser indicada para a solução do referido problema estético.
IV A associação de clareamento externo e facetas indiretas é uma das possibilidades de solução do problema apresentado.
A quantidade de itens certos é igual a
Em casos de dentes polpados com perda de estrutura coronal, os materiais que melhor desempenham a função de repor a estrutura dentinária perdida de um dente a ser preparado são:
as resinas compostas e amálgama com alto teor de cobre
os ionômeros de vidro e amálgama com alto teor de cobre
as resinas compostas e cimento de fosfato de zinco
as resinas compostas e os ionômeros de vidros
Em relação ao uso do amálgama como material restaurador, é INCORRETO afirmar:
As ligas com alto teor de cobre necessitam de menos mercúrio que as convencionais, sendo mais resistentes mecanicamente.
Quando se usam ligas modernas, o uso de trituração mecânica é imperativo; após a trituração, a massa deve se apresentar coesa, brilhante e tépida.
Nas ligas esféricas e nas com alto teor de cobre, deve-se usar condensadores de diâmetro menor para permitir um bom escoamento do material na cavidade.
O acabamento e o polimento das restaurações de amálgama deve ser feito, no mínimo, 24 horas após a restauração, com o uso de pontas de borracha abrasiva e pós de abrasividade decrescente, aplicados com escovas e taças de borracha.
Assinale a opção incorreta acerca de facetas estéticas.
A ocorrência em pacientes jovens que têm polpa volumosa de defeitos de desenvolvimento dentário, de alterações de cor e de traumatismos em dentes anteriores é significativo na clínica odontológica. A técnica de faceta estética direta ou indireta tem grande resolutividade para a maioria desses casos.
Além da resolutividade estética, as facetas podem ser indicadas para restabelecer função oclusal ou, ainda, mudar o contorno de dentes para suporte de próteses parciais removíveis.
É necessário que pelo menos 50% da superfície dentária preparada para receber a faceta esteja coberta por esmalte, principalmente nas margens cavitárias.
A faceta estética é indicada para pacientes com bruxismo, hábito de apertar os dentes ou mesmo morder objetos como lápis ou cachimbo.
Os amálgamas pré-capsulados
I garantem a proporção correta da liga de prata-mercúrio.
II asseguram a pureza do mercúrio.
III diminuem o risco da contaminação do ambiente do consultório.
Assinale a opção correta.
Apenas os itens I e II estão certos.
Apenas os itens I e III estão certos.
Apenas os itens II e III estão certos.
Todos os itens estão certos.
As restaurações estéticas diretas têm como vantagens a adesividade conferida pelo emprego de sistemas adesivos cada vez mais desenvolvidos. Acerca desses materiais e de suas técnicas operatórias, assinale a opção correta.
Os sistemas adesivos têm como mecanismo de união a hibridização obtida por meio do condicionamento ácido, o qual, ao remover minerais, expõe as fibrilas colágenas da matriz dentinária, que são infiltradas por monômeros adesivos, criando um embricamento entre os polímeros e a matriz biológica.
O sistema adesivo autocondicionante de um passo tornou possível a simplificação da técnica adesiva sem perda de propriedades a curto e longo prazo.
A hibridização, por selar a cavidade, pode substituir adequadamente outros protetores pulpares, mesmo em cavidades muito profundas a serem restauradas com material resinoso.
Quando aplicada sobre esmalte, a técnica do condicionamento ácido o transforma em estrutura irregular e permeável por meio da dissolução dos cristais de hidroxiapatita. Quando aplicada sobre a dentina, seus efeitos são diversos: ação desmineralizadora, causando a coagulação de parte orgânica; ação de desnaturação do colágeno; e também ação hipertônica.
O amálgama dental tem sido utilizado na prática odontológica há mais de 100 anos. Atualmente, seu uso vem declinando por diversas razões. Acerca da utilização do amálgama em relação a outros materiais de uso direto, assinale a opção correta.
O amálgama é indicado em dentes posteriores, em que a estética não é primordial, e constitui um material de escolha para uso direto quando a escolha se baseia no critério da longevidade.
Em dentes pré-molares com tratamento endodôntico prévio, a indicação do amálgama se deve às suas melhores propriedades mecânicas em relação aos outros materiais diretos.
Em algumas situações, a utilização do amálgama requer menor desgaste de estrutura dentária no que diz respeito à profundidade da cavidade.
A razão principal para o declínio da utilização do amálgama é a contaminação ambiental.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...