Lista completa de Questões sobre Endodontia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um paciente de 30 anos de idade necessita de tratamento no dente 36. O exame clínico mostrou fratura da face lingual subgengival e restauração MOD de amálgama fraturada na porção distal. Na papila entre os dentes 36 e 37, há um pólipo invadindo a distal da cavidade. A radiografia revelou que a margem distal da cavidade está na altura da crista marginal e que o dente apresenta tratamento endodôntico satisfatório.
Nessa situação,
é necessário um reforço intracanal, que pode ser feito por meio de um núcleo metálico fundido.
A doença periapical é causada pela combinação de bactérias, geralmente anaeróbias, produtos bacterianos e a resposta do hospedeiro a eles. Sobre a doença periapical pode-se afirmar, exceto:
O granuloma periapical é de natureza simplesmente crônica.
O processo básico da doença, tanto na alteração pulpar quanto periapical, é a infecção, à qual o hospedeiro reage com inflamação.
A osteomielite aguda é uma evolução de infecção periapical, resultante da disseminação difusa através dos espaços medulares, que conduz à necrose óssea.
O abcesso fênix é uma exacerbação aguda de uma inflamação crônica já existente.
O abcesso periapical agudo pode ocorrer quando grande quantidade de bactérias ultrapassa o ápice e provoca uma reação inflamatória intensa.
A pulpectomia está indicada em caso de:
abscesso dento-alveolar agudo.
pericementite crônica.
necrose pulpar.
lesão inflamatória irreversível.
granuloma.
Para o diagnóstico clínico de abscesso dento-alveolar crônico, o profissional deverá considerar as seguintes características quanto à dor e à condição pulpar:
Dor - espontânea, geralmente localizada e de longa duração
Condi
ção Pulpar - polpa mortificadaDor - provocada pelo frio, mitigada pelo calor
Condi
ção Pulpar - vitalidade pulparDor - ausente
Condi
ção Pulpar - ausência de resposta aos testes de vitalidade, polpa mortificadaDor - espontânea, geralmente localizada e de longa duração
Condi
ção Pulpar - polpa vivaDor - provocada pelo calor, mitigada pelo frio
Condi
ção Pulpar - vitalidade pulparO contorno final de abertura para o tratamento endodôntico dos dentes anteriores, normalmente, é
quadrangular.
trapezoidal.
elíptico.
circular.
triangular.
O tratamento endodôntico em dentes decíduos está contra- indicado em caso de:
lesões de cárie profunda e risco de exposição pulpar.
necrose pulpar e alterações pulpares degenerativas.
lesões periapicais ou inter-radiculares extensas e grande mobilidade.
continuidade da lâmina dura do saco folicular do sucessor permanente.
boa saúde geral do paciente infantil.
Paciente com 19 anos de idade, sexo masculino, apresenta fratura coronorradicular do dente 11, com exposição pulpar e intenso sangramento. O procedimento clínico indicado é:
Paciente com 19 anos de idade, sexo feminino, apresenta queixa de dor espontânea, contínua e localizada na região do dente 12. O exame clínico mostra resposta positiva ao teste de percussão vertical e negativa aos testes térmicos. O exame radiográfico mostra alargamento do espaço periapical. Diante do provável diagnóstico de pulpite irreversível e tendo por decisão de tratamento a realização de pulpectomia, a irrigação dos canais deve ser realizada com
Na execução do preparo de canais radiculares infectados, o limite de instrumentação adequado é:
O diagnóstico de uma periodontite apical sintomática é feito mediante a observação de alguns fatores clínicos e o histórico do paciente, definindo esta condição como
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...