Questões sobre Epidemiologia

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Representa um objetivo do levantamento epidemiológico.

  • A.

    Realizar procedimentos restauradores.

  • B.

    Conhecer as condições de saúde bucal da população.

  • C.

    Realizar somente cirurgias orais menores.

  • D.

    Realizar cirurgias de pacientes fissurados.

  • E.

    Identificar cirurgiões-dentistas afastados do mercado de trabalho.

INSTRUÇÃO: Responda às questões 26 a 29 de acordo com a legenda a seguir:

(A) Apenas as afirmativas 1, 2 e 3 estão corretas.

(B) Apenas as afirmativas 2, 3 e 4 estão corretas.

(C) Apenas as afirmativas 2 e 3 estão corretas.

(D) Apenas as afirmativas 2 e 4 estão corretas.

1. Estudos experimentais ou de intervenção devem estar limitados ao estudo de doenças raras.

2. Estudos do tipo caso-controle representam uma boa indicação para o estudo de doenças raras.

3. Estudos ecológicos são relativamente rápidos e fáceis de realizar e constituem a melhor opção para testar hipóteses de causa e efeito no estudo de uma doença.

4. Estudos do tipo coorte são normalmente longos e constituem uma boa indicação para o estudo de fatores causais raros.

  • A. Apenas as afirmativas 1, 2 e 3 estão corretas.
  • B. Apenas as afirmativas 2, 3 e 4 estão corretas.
  • C. Apenas as afirmativas 2 e 3 estão corretas.
  • D. Apenas as afirmativas 2 e 4 estão corretas.

INSTRUÇÃO: Responda às questões 26 a 29 de acordo com a legenda a seguir:

(A) Apenas as afirmativas 1, 2 e 3 estão corretas.

(B) Apenas as afirmativas 2, 3 e 4 estão corretas.

(C) Apenas as afirmativas 2 e 3 estão corretas.

(D) Apenas as afirmativas 2 e 4 estão corretas.

1. Estudos transversais são estudos complexos, em que uma amostra simples da população é seguida no tempo.

2. Estudos seccionais, ou transversais, estuda a situação de exposição e efeito de uma doença em uma população em um único momento.

3. Estudos transversais não permitem o estabelecimento da associação de causa-efeito.

4. Em estudos transversais, pode-se determinar o risco relativo de um fator causal associado a uma doença ou fenômeno.

  • A. Apenas as afirmativas 1, 2 e 3 estão corretas.
  • B. Apenas as afirmativas 2, 3 e 4 estão corretas.
  • C. Apenas as afirmativas 2 e 3 estão corretas.
  • D. Apenas as afirmativas 2 e 4 estão corretas.

INSTRUÇÃO: Responda às questões 26 a 29 de acordo com a legenda a seguir:

(A) Apenas as afirmativas 1, 2 e 3 estão corretas.

(B) Apenas as afirmativas 2, 3 e 4 estão corretas.

(C) Apenas as afirmativas 2 e 3 estão corretas.

(D) Apenas as afirmativas 2 e 4 estão corretas.

1. Estudos de casos e controles analisam um conjunto de casos já diagnosti-cados com a doença em foco.

2. Nos estudos casos-controle, os indivíduos do grupo controle devem ser "pa-reados" aos do grupo de doentes, ou seja, devem possuir características (ex.: sexo, idade) semelhantes, diferindo apenas pela ausência da doença estudada.

3. Os estudos de casos e controle podem somente oferecer uma medida relativa do risco.

4. Estudos de coorte fornecem uma estimativa direta do risco associado com o fator causal.

  • A. Apenas as afirmativas 1, 2 e 3 estão corretas.
  • B. Apenas as afirmativas 2, 3 e 4 estão corretas.
  • C. Apenas as afirmativas 2 e 3 estão corretas.
  • D. Apenas as afirmativas 2 e 4 estão corretas.

INSTRUÇÃO: Responda às questões 26 a 29 de acordo com a legenda a seguir:

(A) Apenas as afirmativas 1, 2 e 3 estão corretas.

(B) Apenas as afirmativas 2, 3 e 4 estão corretas.

(C) Apenas as afirmativas 2 e 3 estão corretas.

(D) Apenas as afirmativas 2 e 4 estão corretas.

1. O estudo de coorte prospectivo é um tipo de estudo longitudinal.

2. Os estudos de coortes analisam as associações de exposição e efeito, por meio da comparação da ocorrência de doenças entre expostos e não-expostos ao fator de risco.

3. Nos estudos tipo caso-controle, as exposições passadas são comparadas entre pessoas atingidas e não atingidas pela doença objeto do estudo.

4. O estudo de coorte retrospectivo deve ser considerado como estudo seccional, pois só analisa a situação de um grupo em um determinado ponto do passado.

  • A. Apenas as afirmativas 1, 2 e 3 estão corretas.
  • B. Apenas as afirmativas 2, 3 e 4 estão corretas.
  • C. Apenas as afirmativas 2 e 3 estão corretas.
  • D. Apenas as afirmativas 2 e 4 estão corretas.

Um pediatra formulou a hipótese de que o consumo de determinado aditivo alimentar provocaria a hiperatividade motora. Para testar sua hipótese, entrevistou os pais de 100 crianças hiperativas (identificadas pelos registros de 6 pediatras) e 100 crianças sem hiperatividade (identificadas pelos registros dos mesmos pediatras). A entrevista levantou, entre outros fatores, os hábitos alimentares dessas crianças nos últimos dois anos. Esse é um exemplo que corresponde a estudo do tipo:

  • A. cohort (ou coorte).
  • B. de prevalência.
  • C. experimental.
  • D. caso-controle.

Vários estudos epidemiológicos têm mostrado que, aproximadamente, 85% dos casos de câncer de pulmão são devidos ao hábito de fumar. Essa medida é um exemplo de:

  • A. risco relativo.
  • B. risco atribuível.
  • C. coeficiente de incidência.
  • D. razão de proporção de mortalidade.

A diferença fundamental entre um estudo epidemiológico experimental e observacional é:

  • A. Estudos experimentais são realizados em animais e estudos observacionais são realizados em humanos.
  • B. O investigador desconhece se o indivíduo é exposto ou não exposto no es-tudo experimental, mas não no estudo observacional.
  • C. O investigador tem controle sobre a alocação da exposição dos indivíduos no estudo experimental, mas não no estudo observacional.
  • D. O investigador tem controle sobre a alocação do evento ou doença dos indi-víduos no estudo experimental, mas não no estudo observacional.

Se o risco relativo de uma associação entre um fator e uma doença em estudo é menor que 1,0, então:

  • A. a randomização seria a estratégia ideal.
  • B. o fator protege contra o desenvolvimento da doença.
  • C. não há associação entre o fator e a doença em estudo.
  • D. não há associação positiva nem negativa entre o fator e a doença.

A temporalidade de uma associação entre uma causa e um efeito (doença) pode ser garantida no estudo:

  • A. de coorte.
  • B. transversal.
  • C. caso-controle.
  • D. de prevalência.
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