Lista completa de Questões sobre Estomatologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A estomatite protética é caracterizada com uma lesão eritematosa, localizada no palato de pacientes usuários de prótese total ou parcial provisória, que apresenta causa multifatorial, sendo a infecção por fungos do gênero Candida seu principal fator etiológico. O tratamento consiste no uso de agentes antifúngicos e troca da prótese, novas terapêuticas determinando o uso de agentes fitoterápicos ou a aplicação de laser de baixa potência por sobre as lesões tem apresentado bons resultados no tratamento e controle desta patologia. Assinale a alternativa que representa um agente antifúngico e a posologia a ser utilizada no tratamento de lesões de estomatite protética.
O início da sintomatologia da estomatite urêmica pode ser abrupto, com placas brancas distribuídas predominantemente na mucosa jugal, língua e soalho bucal. Os pacientes podem se queixar de gosto desagradável, de dor na boca, ou de uma sensação de ardência nessas lesões. O clínico pode detectar um odor de amônia no hálito desses pacientes. O aspecto clínico pode simular a leucoplasia pilosa oral. Essa estomatite representa uma complicação incomum da:
Paciente adulto, fumante, chega ao consultório do estomatologista queixando-se de alteração de cor na língua, sensação de náusea e algumas vezes gosto desagradável na boca. Ao exame clínico verifica-se alteração na linha média anterior às papilas circunvaladas, espalhando-se para as margens lateral e anterior da língua, que se apresenta com as papilas alongadas e de coloração acastanhada. Tais características levaram o estomatologista ao diagnóstico de língua:
A respeito das doenças vesiculobolhosas que afetam a mucosa bucal, julgue os itens que se seguem. O uso do aciclovir e de análogos, por via sistêmica ou tópica, é indicado para o tratamento do herpes simples primário ou secundário.
A halitose pode ser considerada um problema social, com prevalência relativamente alta na população. Sobre a etiologia dessa afecção bucal, é correto afirmar que:
Considerando os processos osteomielíticos dos ossos gnáticos, analise as assertivas abaixo:
I. Na maioria dos pacientes com osteomielite supurativa aguda, um tratamento antibiótico suficiente e apropriado elimina a infecção e afasta a necessidade de intervenção cirúrgica.
II. O material biopsiado de pacientes com osteomielite supurativa crônica, revela um componente de tecido mole significativo, que consiste em tecido conjuntivo fibroso inflamado subagudo ou crônico, preenchendo os espaços intertrabeculares do osso.
III. O fragmento de osso necrótico que se separa do osso vitalizado é denominado sequestro ósseo.
IV. A osteomielite esclerosante difusa acomete quase exclusivamente os adultos e apresenta-se primariamente na maxila.
Quais estão corretas?
Apenas I e II.
Apenas II e III.
Apenas I, II e III.
Apenas II, III e IV.
I, II, III e IV.
__________________ apresenta-se, do ponto de vista radiográfico, como uma área cística na borda da mandíbula, região da loja submandibular, sempre abaixo do canal mandibular e representa uma cavidade óssea que pode incluir tecido da glândula submandibular.
Assinale a alternativa que completa adequadamente a lacuna acima.
Cisto de Stafne
Cisto ósseo aneurismático
Cisto residual
Cisto ósseo traumático
Ceratocisto odontogênico
Assinale a alternativa que representa a forma de Candidíase, frequentemente mencionada como uma condição pré-cancerosa bucal.
Pseudomembranosa.
Eritematosa.
Queilite angular.
Hiperplásica.
Multifocal crônica.
Com relação ao diagnóstico bucal da sífilis congênita, marque a alternativa que apresenta um sinal patognomônico desta condição:
Dentes de Hutchinson.
fácies leonina.
Colapso do dorso do nariz.
Mucosite Ulcerativa Necrosante.
Paciente D.J.O., 52 anos de idade, gênero feminino, procurou um serviço de Odontologia relatando a presença de uma bolinha na bochecha há seis meses. questionada pela demora em procurar um serviço especializado, a paciente relatou que esta alteração não lhe causava dores ou incômodos. O exame clínico identificou o seguinte quadro: lesão nodular, firme à palpação, branca, localizada na mucosa jugal, com cerca de 1 cm de diâmetro e superfície plana. O diagnóstico mais apropriado para a lesão se encontra na alternativa:
Lipoma.
Neuroma traumático.
fibroma de irritação.
Hemangioma.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...