Lista completa de Questões sobre Estomatologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Infecção fúngica profunda, que na maioria dos casos apresenta uma infecção pulmonar após a exposição a esporos do micro-organismo. Microscopicamente apresentam células-mãe com múltiplos brotamentos filhotes, muito parecidos com orelhas do Mickey Mouse. As lesões bucais são ulcerações com aspecto de amora, que afetam mais comumente a mucosa alveolar, gengiva e palato. Essa descrição é compatível com:
Candidose;
Histoplasmose;
Criptococose;
Paracoccidioidomicose;
Aspergilose.
São características da sífilis primária, secundária e terciária, respectivamente:
Placa mucosa, cancro e glossite luética;
Cancro, placa mucosa e goma;
Molar de Moon, goma e condiloma lata;
Surdez, cancro e selamento nasal;
Escápula escafoide, palato arqueado e tabis dorsalis.
São infecções bacterianas, fúngicas e virais, respectivamente:
Mononucleose infecciosa, tuberculose e zigomicose;
Rubéola, histoplasmose e caxumba;
Actinomicose, blastomicose e varicela;
Pênfigo, sífilis e zigomicose;
Eritema multiforme, toxoplasmose e líquen plano.
Angilose Bacilar, Hiperpigmentação bucal e Leucoplasia Pilosa são manifestações bucais que podem ser encontradas em pacientes com:
AIDS.
Leucemia.
Diabetes.
Hiperparatireoidismo.
Odontologia - Estomatologia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Em relação às afecções estomatológicas em crianças, julgue as afirmações a seguir.
I. A epúlide congênita é uma das entidades mais comuns na cavidade bucal de recém-nascidos, sendo a remoção cirúrgica o procedimento mais indicado uma vez que essa lesão não regride espontaneamente.
II. A doença de Riga-Fede se caracteriza pelo aparecimento de uma úlcera na face ventral da língua de bebês que estão sendo amamentados.
III. A ranula é uma lesão encontrada com frequência em crianças e adolescentes, que se origina a partir da ruptura de um ducto de glândula salivar menor, com consequente extravasamento de saliva para os espaços teciduais adjacentes, localizada principalmente nos lábios.
IV. O granuloma piogênico é uma lesão de células gigantes, que surge como resposta tecidual exuberante frente à irritação crônica local. O tratamento é a excisão cirúrgica e a remoção do fator irritante associado.
Está correto o contido em
A presença do cirurgião-dentista na equipe multidisciplinar oncológica é importante na prevenção de complicações. É importante realizar o exame físico extra e intrabucal e intervenções odontológicas antes do início do tratamento oncológico e no controle dos efeitos colaterais bucais agudos da quimioterapia e da radioterapia. Considerando que, em pacientes que são acompanhados por essa equipe, o tratamento odontológico eletivo deve ser realizado somente em condições clínicas e laboratoriais favoráveis, julgue os itens que se seguem.
O gluconato de clorexidina, droga utilizada no combate à placa bacteriana, é eficiente na eliminação das lesões radioinduzidas de mucosa, reduzindo de maneira progressiva os seus efeitos deletérios, sem interferir na qualidade de vida dos pacientes.
Um paciente de vinte e oito anos de idade, com todos os dentes erupcionados, queixou-se de que uma restauração anterior estava escura e áspera, seus dentes estavam muito amarelos e um incisivo central estava mais escuro que os demais. Queixou-se, também, de um dente posterior que o incomodava quando mastigava e de outro dente, que doía quando tomava algo gelado ou comia algo doce. Após exame clínico, constatou-se que o dente 11 apresentava restauração em resina composta de classe IV mesial, com grande envolvimento estético, sinais de infiltração marginal, escurecimento e porosidade. Radiograficamente, observou-se que a restauração tinha média profundidade. O elemento 47 apresentava sintomatologia dolorosa provocada e, ao ser examinado, constatou-se lesão extensa de cárie envolvendo a face oclusal, que, no exame radiográfico, mostrou-se muito profunda. Não existia sinal de comprometimento pulpar, fato confirmado pela ausência de sinais radiográficos e por testes térmicos e de percussão. Verificouse que era o elemento 26 que, quando em função, apresentava sintomatologia dolorosa. Nesse dente, havia uma restauração em amálgama de classe II mésio-oclusal, que a radiografia revelou ser profunda e sem sinais de forramento da cavidade, nem interferências oclusais. O paciente relatou que esse dente passou a doer desde a confecção da restauração, há aproximadamente seis meses. Relatou, igualmente, que, durante a confecção, somente fora realizado o preparo e que, logo em seguida, o material foi condensado na cavidade. Os demais elementos dentários apresentaram-se hígidos e a análise oclusal do paciente revelou normalidade; observou-se, porém, que o paciente ocluía com força bastante acentuada.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens de 69 a 76.
O diagnóstico é imprescindível para o planejamento, precedendo o início de qualquer tratamento, e seu propósito é selecionar a forma mais adequada de intervenção.
Em relação ao Câncer de Boca, avalie as proposições e marque a alternativa CORRETA.
I. A Localização mais freqüente do câncer de boca é na região de lábio inferior e assoalho de boca.
II. É mais incidente em homens que em mulheres em idade avançada, com mais de 40 anos, numa proporção de 3:1.
III. As principais fontes de informação para câncer de boca no Brasil são o Sistema de Informação Ambulatorial (SIA), o Registro de Câncer de Base Populacional (RCBP) e o Registro Hospitalar de Câncer (RHC).
IV. O câncer de boca é considerado um problema de saúde pública em razão da sua alta incidência.
As alternativas I e II estão corretas.
As alternativas II e III estão corretas.
Somente a alternativa II está correta.
As alternativas II, IIIe IV estão corretas.
Somente a alternativa IV está correta.
O Câncer Bucal caracteriza-se por um crescimento desordenado de células que invadem os tecidos bucais e suas estruturas relacionadas. Lesões presentes nos sítios abaixo descritos podem ser classificadas como câncer de boca, EXCETO:
câncer de lábio inferior;
câncer de palato;
câncer de língua;
câncer de glândulas salivares maiores e menores;
câncer de gengiva.
Analise as proposições abaixo e marque a alternativa CORRETA.
O cisto maxilar anterior mediano é muito comum em crianças e pode ser detectado pelo exame radiográfico.
O cisto globulomaxilar aparece clinicamente como uma tumefação dolorosa na região entre o incisivo lateral e o canino superior.
O cisto mandibular mediano é clinicamente assintomático e descoberto somente em exames radiográficos de rotina.
O cisto primordial é um dos tipos de cisto odontogênico mais comum.
O cisto periodontal lateral é uma lesão muito comum em crianças.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...