Lista completa de Questões sobre Estomatologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma mulher de 18 anos de idade apresentou-se ao ambulatório odontológico da Unidade de Saúde da Família, queixando-se de um expansão na maxila na região entre os elementos dentais 13 e 12, mas que não lhe causava dor. A radiografia periapical revelou, entre as raízes destes dentes, uma lesão radiotransparente, contendo pequenos focos de calcificação semelhantes a flocos de neve. A lesão foi enucleada e o exame histopatológico desta revelou pequenas calcificações associadas a elementos epiteliais em proliferação. O diagnóstico mais provável dessa lesão é:
Um paciente do sexo feminino, com 45 anos de idade, apresentou-se no ambulatório odontológico da Unidade Básica de Saúde, queixando-se de dor e sensação de formigamento associadas a um grande aumento de volume no palato, que cresceu lentamente. O cirurgião-dentista realizou uma biópsia da área que revelou microscopicamente formação de estruturas tubulares infiltradas e ilhas de células que formavam múltiplos espaços císticos dentro de ninhos individuais. O diagnóstico mais provável é:
Quanto às anomalias estruturais dos dentes, é incorreto afirmar que:
Os dentes afetados com dentinogênese imperfeita são mais suscetíveis à fratura da raiz.
A hipoplasia do esmalte que decorre da inflamação periapical de um dente primário é conhecida como dente de Turner.
Na displasia dentinária do tipo II, os dentes decíduos apresentam freqüentemente canais pulpares completamente obliterados.
Na amelogênese imperfeita do tipo hipomaturado, os dentes apresentam um esmalte amolecido que se perde rapidamente com exposição de dentina logo após a erupção.
Na displasia dentinária do tipo I, os dentes decíduos e permanentes apresentam-se normais ao exame clínico, e radiograficamente observa-se ausência quase completa da formação da raiz.
A Paracoccidioidomicose (Pbmicose) é uma doença infecciosa grave e profunda, podendo ter evolução aguda, subaguda ou crônica, causada por um fungo dimórfico e de grande importância para odontologia pois na maioria dos casos, apresenta manifestações bucais. Estas manifestações podem ocorrer em locais como:
Tecidos periodontais.
Mucosa jugal.
Mucosa labial.
Mucosa lingual.
Todas as alternativas anteriores estão corretas.
São características bucais e faciais típicas de pacientes com displasia do ectoderma de origem hereditária, EXCETO:
Hiperdontia.
Anodontia.
Perda da dimensão vertical.
Hipodontia.
Presença de extra-numerários.
A respeito das doenças infecciosas de interesse odontológico, julgue os itens que se seguem.
Os portadores crônicos do HBV, geralmente assintomáticos, correspondem a cerca de 80% dos indivíduos infectados.
A respeito das doenças infecciosas de interesse odontológico, julgue os itens que se seguem.
Do ponto de vista clínico-patológico, a hepatite B pode se apresentar sob diferentes formas, tais como hepatite aguda benigna, hepatite aguda grave e hepatite crônica.
A respeito das doenças infecciosas de interesse odontológico, julgue os itens que se seguem.
A priminfecção herpética, na cavidade oral, se manifesta principalmente em crianças e adultos jovens. Clinicamente, essa infecção é geralmente assintomática e caracterizada por pequenas vesículas que se cicatrizam espontaneamente.
A respeito das doenças infecciosas de interesse odontológico, julgue os itens que se seguem.
As regiões atingidas pela manifestação bucal da tuberculose envolvem língua, mandíbula, maxila, lábios, processos alveolares, gengiva e mucosa jugal.
Lesão com aspecto clínico de bolha na mucosa labial inferior, com etiologia de traumatismo mecânico, é sugestivo de:
Mucocele.
Cisto de erupção.
Sialodenite.
Rânula.
Sialolitíase.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...