Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Quanto a materiais restauradores, julgue os itens subseqüentes.
Uma das principais causas de falha em restaurações de amálgama é a expansão tardia, que ocorre devido à trituração e à condensação insuficientes e, principalmente, à contaminação com umidade das ligas que contêm zinco, durante a trituração ou a condensação.
Antes de qualquer procedimento odontológico, deve-se proceder à desinfecção dos equipamentos que serão utilizados. Assinale a alternativa que mostra o elemento que NÃO deve ser desinfetado.
Reservatório de água do equipo.
Sistema de água das peças de mão.
Caneta de alta rotação.
Mangueiras de alta rotação.
Seringa tríplice.
Com relação à placa dental é correto afirmar que:
o cálculo supragengival é encontrado, predominantemente, próximo à saída dos ductos excretores das glândulas salivares menores, como na face vestibular dos dentes ântero- inferiores e na face palatina dos primeiros molares superiores.
o grau de formação do cálculo dental é dependente somente da quantidade de placa bacteriana.
o cálculo dental geralmente adere, de forma consistente, às superfícies dentárias. A razão para esta forte adesão à superfície dentária é o fato de que a película sob placa bacteriana também se torna calcificada.
o cálculo não tem capacidade de amplificar o efeito da placa bacteriana, pois ele não é capaz de manter os depósitos bacterianos em íntimo contato com as superfícies dos tecidos.
O cálculo subgengival é encontrado na superfície vestibular dos dentes inferiores.
Quanto a materiais restauradores, julgue os itens subseqüentes.
Nenhum material restaurador adere quimicamente à estrutura dentária. Conseqüentemente, a penetração de fluidos e resíduos ao redor das margens cavitárias pode ser causa principal de cárie secundária.
A autoclave é um método bastante utilizado na esterilização em odontologia. Assinale a alternativa que condiz com a verdade em relação a esse método
O excesso de água destilada no interior da autoclave provoca aumento da umidade, que por sua vez aumenta a porosidade do papel grau cirúrgico, inviabilizando uma correta esterilização.
A abertura da autoclave antes do total esfriamento favorece a eliminação do vapor d'água, contribuindo para se obter embalagens mais secas.
O tempo médio de esterilização para gaze, algodão ou toalhas de mão em autoclave com 1,0 atm de pressão e temperatura oscilando entre 115-118 C é de 30 minutos.
Para eliminar-se a condensação de vapor no aparelho, podemos promover sua despressurização pelo acionamento da válvula de escape
Preconiza-se a esterilização em autoclave para instrumentos de aço-carbono em detrimento do forno de Pasteur.
As principais vias de contaminação pulpar são:
túbulos dentinários; exposição pulpar direta; forames laterais e apicais; anacorese.
túbulos dentinários; exposição pulpar direta; lesão periapical.
exposição pulpar direta; forames laterais; anacorese; bolsa periodontal.
túbulos dentinários; exposição pulpar direta; lesão periapical; bolsa periodontal.
túbulos dentinários; exposição pulpar direta; placa dental.
Quanto a materiais restauradores, julgue os itens subseqüentes.
O conteúdo de mercúrio na restauração não interfere na resistência do amálgama. No entanto, o emprego de amálgama rico em cobre aumenta a resistência à tração.
A idade do trauma corresponde ao tempo transcorrido entre o acontecimento e a análise dos tecidos danificados. A determinação confiável da idade das lesões ante mortem associadas às marcas de mordida requer análise histopatológica e histoquímica para relacionar a lesão ao tempo do alegado acidente. Considerando essa informação, julgue os itens a seguir.
Nas primeiras 12 horas pós-mordida, pode-se observar no tecido examinado microscopicamente a presença de hemossiderina, que atribui à lesão a cor avermelhada.
Quando se utiliza instrumental esterilizado em papel grau cirúrgico, antes da abertura do pacote, devemos nos certificar de sua correta esterilização. Essa certeza é obtida quando:
Observamos a data de validade obrigatoriamente escrita no papel
Ajustamos o termostato do forno na temperatura adequada, além de verificarmos o termômetro acessório, quando da esterilização.
Notamos a transformação de cor do indicador do papel
Percebemos que o selamento do papel não foi desfeito.
Procedemos a testes biológicos do forno, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde.
Com relação à influência dos microrganismos na patogênese e manutenção da lesão periapical, é correto afirmar que
há maior percentual de microrganismos na região apical quando comparado com os terços médios e cervicais.
os dentes, portadores de processos crônicos, evidenciaram uma menor proporção de microrganismos que aqueles com processos agudos.
presença de fatores microbianos, matérias obturadoras de canais radiculares, que contenham substâncias irritantes, podem evocar reação tipo corpo estranho na região periapical, causando o desenvolvimento de lesão periapical assintomática, que pode permanecer refratária ao tratamento endodôntico por longo tempo.
no curso da infecção, não há o desenvolvimento de fatores inter-relações entre diferentes espécies microbianas e mudanças populacionais.
na lesão periapical predominam microrganismos aeróbios.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...