Lista completa de Questões sobre Odontopediatria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Durante a análise da dentição mista de um paciente de 09 anos de idade, observou-se uma discrepância nula, tanto no arco superior, quanto no arco inferior. Considerando-se as implicações clínicas relacionadas a esta condição, a conduta do odontopediatra frente a este paciente deverá ser de:
Trabalhar com crianças é diferente de trabalhar com adultos. Crianças estão em pleno processo de desenvolvimento da linguagem, do intelecto, das características motoras, da personalidade e de novas experiências de vida. Criança de 3 anos de idade é trazida para consulta odontológica na companhia de seus pais. Considerando-se as características do comportamento infantil em relação ao seu desenvolvimento, pode-se esperar que as crianças nesta de idade:
Paciente infantil chega ao consultório com necessidade de tratamento odontológico restaurador. Assinale a opção que, segundo Welbury et al (2005), deve ser levada em consideração na programação do tratamento restaurador da criança.
Paciente de 5 anos de idade necessita de procedimentos restauradores no segundo molar inferior decíduo do lado direito. Considerando-se a opção pelo isolamento absoluto e sua indicação como um auxiliar na manutenção do campo operatório limpo, oferecendo uma série de vantagens na dentística restauradora em odontopediatria, o grampo mais indicado para o isolamento do dente citado seria
Paciente de 4 anos de idade, deinitivamente negativa, com lesões cariosas interproximais em molares decíduos e incisivos superiores, acúmulo acentuado de bioilme e adesão inadequada ao tratamento por parte da família. Não houve queixa de dor. Clínica e radiograicamente, não havia sinais de lesões pulpares. Assinale a conduta re
Durante a execução do plano de tratamento de um paciente infantil, o cirurgião-dentista elegeu como material restaurador o cimento de ionômero de vidro. Como DESVANTAGEM deste material, pode-se destacar:
O controle do comportamento infantil é baseado em princípios científicos e permite que a criança desenvolva uma relação de confiança e atitude positiva com o odontopediatra. A técnica que guia e reforça o comportamento através do contato, postura e expressão facial, é:
Hábitos saudáveis são estabelecidos em idade precoce, o que ressalta a importância de programas de atenção à saúde materno infantil e de práticas educativas direcionadas a gestantes e mães de crianças de baixa idade. A saúde bucal de bebês requer alguns cuidados, tais como:
O exame clínico de uma criança com 5 anos de idade, com primeiros molares permanentes não irrompidos, revela no dente 85 a presença de uma grande lesão de cárie e fístula na região vestibular. O exame radiográfico mostra uma extensa lesão na região de furca e reabsorção externa, envolvendo grande parte da raiz distal. A conduta adequada para o caso acima é:
Paciente de 4 anos de idade apresenta dentição decídua completa. O dente 51 apresenta coroa bífida. Radiograficamente pode ser observado que o dente anômalo possui apenas uma raiz e um canal radicular. Diante do caso clínico apresentado, verifica-se que se trata da seguinte anomalia de desenvolvimento dentário:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...