Questões sobre Patologia oral e Maxilofacial

Lista completa de Questões sobre Patologia oral e Maxilofacial para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Mucosite oral é uma desordem que ocorre em grande parte dos pacientes submetidos a tratamento não cirúrgico de neoplasias na região de cabeça e pescoço. Ela é caracterizada pela presença de sintomatologia dolorosa importante, que leva à redução na qualidade de vida e que pode dificultar enormemente a capacidade de o paciente ingerir a própria dieta. 

A respeito da mucosite, julgue o item a seguir.


No tratamento da mucosite já instalada, pode-se decidir pela aceleração da cicatrização das lesões, quando o comprimento de onda vermelho é escolhido.

É o tumor maligno mais comum das glândulas salivares, podendo atingir tanto as glândulas salivares maiores, como as menores. Apresenta etiologia desconhecida, no entanto pode estar associado a fatores genéticos, ao tabaco ou a exposição à radiação. Sendo a radiação ionizante um fator de risco definitivamente vinculado a etiopatogenia dessas lesões. Acredita-se que a sua origem se dá através das células de reserva, nos segmentos interlobular e intralobular do sistema ductal salivar. Atinge ambos os sexos, mas com predominância no sexo feminino e entre a terceira e quinta décadas de vida. Também pode ser encontrado em outros órgãos, como a árvore traqueobrônquica.

    A) Tumor odontogênico epitelial calcificante.

    B) Carcinoma Mucoepirdemóide.

    C) Sialoblastoma

    D) Tumor odontogênico adenomatóide

    E) Ameloblastoma.

O ________________ é o segundo cisto odontogênico mais frequente nos maxilares. É uma lesão benigna, derivada do epitélio odontogênico da coroa de um dente não erupcionado, porém de etiopatogenia incerta.

    A) Cisto residual

    B) Cisto radicular

    C) Cisto nasolabial

    D) Cisto dentígero

    E) Cisto de Bohn

Analise as afirmativas a seguir: I. A característica clínica básica da sialolitíase nas glândulas salivares maiores pode se expressar por aumento de volume da glândula afetada, usualmente durante a alimentação (maior fluxo salivar), associada a desconforto ou discreta sintomatologia dolorosa. Após algumas horas, a glândula, geralmente, volta à normalidade. A permanência do cálculo pode acarretar o aparecimento de patologia infecciosa (infecção secundária). O quadro inflamatório irá dominar o quadro clínico, podendo haver inclusive drenagem purulenta através do ducto. II. O teste de cavidade (ou mecânico) é um método adicional e representa o último teste a ser aplicado sobre um dente para a verificação da vitalidade pulpar. Ele é indicado quando os demais testes não oferecem respostas satisfatórias. Pode ser usado para identificar o dente causador do problema por meio do acesso na face palatina dos dentes anteriores, ou por meio da face oclusal dos dentes posteriores, sem o emprego de anestesia e com o uso de brocas de pequenas dimensões. III. As fossetas são depressões em forma de ponta localizadas nas faces vestibulares e linguais dos caninos, que correspondem ao início dos sulcos oclusos-vestibulares e retro-linguais.
Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Analise as afirmativas a seguir: I. A cicatrização de um tecido ferido é uma série intrinsecamente coordenada de processos que envolvem respostas celulares e subcelulares à lesão tecidual, levando à absorção de citocinas e fatores de crescimento, desativação celular, e resulta em degeneração de tecidos. II. A Técnica de Controle da Voz consiste em alterar o volume, tom e/ou ritmo da voz para influenciar e dirigir o comportamento da criança. A expressão facial do dentista também deve refletir a atitude e mostrar segurança para a criança. É muito importante que a informação venha de uma única fonte, ou seja, apenas o cirurgião-dentista que está conduzindo o atendimento deve falar. Se houver outras pessoas falando ao mesmo tempo, a criança pode ficar confusa. Além disso, recomenda-se que antes de usar a técnica, seja obtido o consentimento por escrito dos responsáveis, a fim de evitar qualquer mal-entendido.
Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

_____________ são facilmente confundidos pelos pais com os dentes, enquanto na verdade são cistos da lâmina dentária (remanescentes de tecidos). Geralmente encontrados na parte vestibular (lado de fora) ou lingual (lado de dentro) dos rodetes gengivais. São estruturas benignas, não precisam de tratamento, pois desaparecem normalmente durante os primeiros 3 meses de vida.

    A) Nódulos de Bohn

    B) Cistos gengivais do feto

    C) Cistos gengivais do recém-nascido

    D) Pérolas de Epstein

    E) Nódulos da rafe

Analise as afirmativas a seguir: I. Jaleco/avental impermeável, touca, luvas, máscara cirúrgica e proteções de superfícies devem ser utilizados durante atendimentos e descartados após cada atendimento em lixeira de conteúdo infectante. Esses instrumentos devem ser usados durante o contato direto com o paciente (exame físico) e retirados no momento administrativo da consulta. Os jalecos devem ter fechamento traseiro. Os protetores de superfícies devem cobrir áreas críticas para proteção do paciente, apoio de instrumental, em especial de regiões de difícil limpeza em caso de contaminação direta. II. Os tumores de base de língua são geralmente diagnosticados em estados avançados. O carcinoma espinocelular é o mais incidente, porém ele é relativamente raro quando comparado aos tumores dos 2/3 anteriores da língua. As principais queixas são odinofagia, com otalgia frequentemente associada. Pode haver sensação constante de corpo estranho na faringe. Ao exame físico, esses tumores geralmente se apresentam como uma tumefação multiforme, podendo haver ulcerações. A infiltração periférica ao tumor é mais importante que o próprio tumor. Como a infiltração é profunda, a função lingual é prejudicada. A protusão da língua é praticamente impossível. A fonação e deglutição são alteradas à medida que há diminuição da mobilidade da língua.
Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Todos os fatores abaixo (ambientais e/ou próprios do indivíduo) podem ser associados ao desenvolvimento do câncer de boca, EXCETO:

    A) Alcoolismo; e consumo excessivo e prolongado de chimarrão.

    B) Desnutrição e imunodepressão; e sexo masculino.

    C) Idade superior a 30 anos; e uso de qualquer tipo de prótese.

    D) Irritação crônica da mucosa bucal; má higiene bucal; e tabagismo.

Leia as afirmativas a seguir:


I. As lesões intraósseas radiolúcidas podem, muitas vezes, representar um hemangioma intraósseo. Dada esta característica importante, tais lesões sempre deverão ser puncionadas previamente à biópsia. A punção pode resultar em “punção seca” (lesões sólidas ou cavidades vazias), líquido citrino (compatível com cistos) e sangramento leve ou sangramento abundante (com pressão no êmbolo da seringa). Nesse último caso, pode-se formular uma hipótese de lesão vascular intraóssea. Tal hipótese resulta na completa contraindicação do procedimento de biópsia óssea.

II. Constitui infração ética negar, na qualidade de profissional assistente, informações odontológicas consideradas necessárias ao pleito da concessão de benefícios previdenciários ou outras concessões facultadas na forma da lei, sobre seu paciente, seja por meio de atestados, declarações, relatórios, exames, pareceres ou quaisquer outros documentos probatórios, desde que autorizado pelo paciente ou responsável legal interessado.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Leia as afirmativas a seguir:


I. Quando as lesões de furca de graus II profundo e III não respondem à raspagem e alisamento radicular subgengival e fica evidente que essa ausência de resposta é pelo grau de comprometimento da área, uma opção é eliminar o defeito por meio da tunelização. Esse procedimento está indicado para molares inferiores com envolvimento de furca de graus II ou III e que mantêm profundidade de sondagem e sinais inflamatórios associados, indicando atividade de doença e risco de progressão da perda de inserção/perda óssea, tendo um tronco radicular curto que permita a execução técnica.

II. As equipes das Unidades de Saúde da Família não devem realizar o cadastramento das famílias em sua área de abrangência.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...