Questões sobre Patologia oral e Maxilofacial

Lista completa de Questões sobre Patologia oral e Maxilofacial para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O cisto de erupção é uma variação em tecido mole do cisto dentígero, associado a um dente decíduo ou permanente em erupção. Isso posto, analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas:
I- Sua cor é azul ou vermelho escuro, dependendo da quantidade de sangue no fluido cístico. II- Comumente ocorre, em exclusividade, em pacientes adolescentes e nos dentes terceiros molares. III- O tratamento deverá ser por meio de procedimento cirúrgico e muitas vezes o dente envolvido, depois de irrompido, necessitará de tratamento endodôntico. IV- Apresenta-se como um intumescimento bem limitado, translúcido e amolecido, superposto diretamente à coroa de um dente em erupção.
É correto o que se afirma em:

    A) I e II, apenas.

    B) II e III, apenas.

    C) III e IV apenas.

    D) I e IV, apenas.

    E) II e IV, apenas.

Em relação aos diferentes estágios de desenvolvimento dentário, assinale a alternativa que possui uma anomalia causada durante o período de deposição de matriz de esmalte dentário:

    A) Odontodisplasia regional.

    B) Hipodontia.

    C) Displasia dentinária.

    D) Incisivos de Hutchinson.

    E) Fluorose

Analise as afirmativas a seguir, relacionadas à patologia das glândulas salivares e identifique as corretas:
I- A mucocele localizada no lábio inferior pode ser denominada de rânula. II- Na sialolitíase, há deposição de estruturas calcificadas no interior do ducto salivar. III- O cisto do ducto salivar é uma cavidade revestida por epitélio que se origina dos tecidos da glândula salivar. IV- A sialorreia ou salivação escassa é uma condição incomum em pacientes portadores de próteses totais.
É correto o que se afirma em:

    A) I e III, apenas.

    B) II e III, apenas.

    C) I e II, apenas.

    D) III e IV, apenas.

    E) I, II, III e IV.

Para o estabelecimento de medidas preventivas, deve-se intervir frente aos fatores de risco. Para a prevenção do câncer de boca, são fatores em que se deve intervir, exceto:

    A) Higiene bucal.

    B) Tabagismo.

    C) Etilismo.

    D) Sedentarismo.

São características bucais dos pacientes com síndrome de Down, EXCETO:

    A) Anodontia.

    B) Maloclusão (classe II).

    C) Dentes conoides.

    D) Atraso na erupção.

    E) Língua hipotônica.

O edema intraoral deve ser visualizado e palpado para de terminar se é difuso ou loca lizado, firme ou flutuante. Esses edemas podem estar presentes na gengiva inserida, nos tecidos da mucosa alveolar, no fundo de vestíbulo, no palato ou na região sublingual. Sobre a localização do edema intraoral, assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso, nas assertivas abaixo.
( ) O edema na região anterior do palato é mais frequentemente associado a uma infecção perirradicular no incisivo central superior ou na raiz palatina do primeiro pré-molar superior. ( ) Um edema na região posterior do palato é mais comumente associado à raiz palatina dos molares superiores. ( ) O edema intraoral presente no fundo de vestíbulo pode resultar de uma infecção endodôntica de qualquer dente superior que perfure o osso alveolar pelo vestibular e esteja abaixo da inserção do músculo presente naquela área da maxila. ( ) O edema intraoral também pode ocorrer no espaço sublingual, se a infecção se disseminar no espaço nasal e perfurar o osso alveolar acima da inserção no músculo milo-hióideo.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    A) V – F – V – F.

    B) V – V – F – V.

    C) V – F – F – F.

    D) F – V – V – F.

    E) F – V – F – V.

A queilite angular e? uma dermatose comum caracterizada por inflamação, fissuração e maceração dos ângulos da boca. Ela possui alguns sinônimos como perleche, comissurite labial e boqueira. A queilite angular é uma manifestação bucal da deficiência de:

    A) Magnésio.

    B) Fósforo.

    C) Ferro.

    D) Vitamina B.

    E) Potássio.

Nenhum tratamento sistêmico anticâncer disponível no momento está apto a destruir as células tumorais sem causar a morte de, pelo menos, algumas células normais, e dos tecidos com rápida renovação. Entre as alternativas abaixo, todas são complicações orais não infecciosas do tratamento antineoplásico, EXCETO:

    A) Xerostomia.

    B) Trismo.

    C) Hipogeusia.

    D) Dermatite crônica.

    E) Mioesferulose.

É o tumor mais comum de glândulas salivares, podendo envolver tanto as glândulas maiores como as menores:

    A) Adenoma de células acinares.

    B) Lesão linfoeptelial benigna.

    C) Adenoma pleomórfico.

    D) Carcinoma epidermóide.

    E) Penfigóide benigno de mucosa.

Nos casos de cisto de erupção, também denominado hematomas de erupção, indica-se:

    A) Extração.

    B) Ulectomia.

    C) Ulotomia.

    D) Alveólise.

    E) Osteotomia.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...