Lista completa de Questões sobre Periodontia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação à anatomia microscópia do tecido gengival, marque a alternativa INCORRETA:
O epitélio que recobre a gengiva livre pode ser diferenciado em epitélio oral, epitélio do sulco e epitélio juncional.
Na gengiva normal que não está inflamada, pode se observar a presença de cristas epiteliais no limite entre o epitélio juncional e o tecido conjuntivo subjacente.
O epitélio que cobre a mucosa de revestimento diferencia-se do epitélio da gengiva pela ausência da camada córnea.
Assim como o epitélio oral e o epitélio do sulco, o epitélio juncional está constantemente sendo renovado por meio da divisão celular da camada basal.
Odontologia - Periodontia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Leia as informações apresentadas a seguir sobre os métodos de prevenção de cárie e doença periodontal e classifique-as como (V) verdadeiras ou (F) falsas.
( ) O método de escovação de Charters é aquele no qual a cabeça da escova é aplicada sobre o dente em um angulo de aproximadamente 60 graus com o plano oclusal.
( ) O uso do fio dental é indispensável na higienização interproximal e pode ser introduzido de 0,5 a 1,0 mm abaixo da extremidade da papila.
( ) O emprego de aparelhos de irrigação com água tem sido recomendado como complemento valioso para os meios mecânicos de controle da placa.
( ) Na primeira sessão de avaliação profissional, é importante que o profissional peça ao paciente que escove os dentes usando a sua técnica tradicional.
( ) As principais medidas na prevenção incluem motivação e instrução.
A classificação correta, de cima para baixo, é:
Odontologia - Periodontia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
É um distúrbio local que ocorre quando o processo de neoformação óssea junto à parte da raiz reabsorvida do dente decíduo é mais rápido do que a reorganização das fibras periodontais, permitindo a união entre o osso de suporte e o dente. Esse quadro é conhecido como
Sobre a Periodontose, assinale a alternativa correta.
Seu aparecimento ocorre quando a criança tem entre 16 e 18 anos.
A doença afeta mais as pessoas do sexo masculino do que as do sexo feminino.
A doença tem progressão lenta, pois em apenas 2 a 3 anos após a instalação ocorre 30 a 40% de perda óssea.
Nas lesões iniciais, são raros os depósitos grandes de cálculo subgengival, e a quantidade de destruição periodontal não é proporcional à quantidade de irritantes locais presentes.
Julgue os itens que se seguem, relativos a doença periodontal.
O controle do nível de açúcar no sangue de diabéticos insulinodependentes que apresentem doença periodontal é mais difícil, pois qualquer quadro inflamatório deflagra reações orgânicas que podem dificultar a manutenção da glicemia em valores ideais.
Julgue os itens que se seguem, relativos a doença periodontal.
Bolsas periodontais profundas são o meio ambiente ecológico necessário para o estabelecimento de Porphyromonas gingivalis, uma vez que é baixa a sua ocorrência em indivíduos sem doença periodontal.
Paciente V.F.F. se apresenta com diagnóstico de pericementite no elemento 44, restaurado há uma semana. Ao exame clínico, nota-se um contato prematuro na ponta da cúspide vestibular do 44 com a aresta longitudinal mesial do 14. Conclui-se que está ocorrendo o contato do tipo
Paciente L.C.D. com 52 anos, obeso, apresenta abscessos periodontais múltiplos. Suspeita-se de Diabetes Mellitus tipo II. Segundo os critérios diagnósticos da Associação Americana de Diabetes, endossados pela Sociedade Brasileira de Diabetes, para confirmar esse diagnóstico, o paciente deve apresentar glicemia (2 amostras colhidas em dias diferentes) pela manhã, em jejum de pelo menos 8 horas, com valor
Em paciente que apresenta gengivite, observa-se no tecido gengival
coloração rósea clara.
bolsas rasas.
ausência de sangramento à sondagem.
tumefação.
aspecto em forma de casca de laranja.
Paciente se apresenta para uma consulta de emergência, relatando dor à mastigação no elemento 16, recentemente restaurado. Ao exame clínico, o dente envolvido apresenta uma restauração de amálgama classe II, extrusão, mobilidade grau 1 e dor à percussão, sem profundidade à sondagem. O teste térmico mostra vitalidade pulpar. Ao exame radiográfico, constatou-se que a profundidade da restauração era rasa, sem radiolucidez periapical. Qual é o diagnóstico?
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...