Lista completa de Questões sobre Princípios Cirúrgicos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
São considerados tempos fundamentais da cirurgia:
Um homem de dezoito anos de idade foi encaminhado ao serviço de cirurgia bucal com indicação de algumas extrações. Na anamnese, ele relatou possuir uma síndrome cuja manifestação bucal se dava por meio de má-formação dentária. No entanto, não sabia explicar exatamente qual era o seu problema, por isso o cirurgião-dentista realizou exames para averiguar a condição bucal e a provável hipótese diagnóstica do paciente.
Com referência a esse caso clínico, julgue os itens subsecutivos.
O cirurgião-dentista, constatando que o paciente apresenta alguns dentes significativamente mais frágeis e com maior risco de fratura, concluirá que o problema está relacionado à hipodontia.Para o preparo dos canais radiculares é necessário que sejam utilizados instrumentos manuais e rotatórios. O cirurgião-dentista deve conhecer as propriedades relacionadas a esses instrumentos.
É uma condição que existe quando o limite elástico é substancialmente maior que o normal para metais convencionais. Permite que o instrumento retorne a sua forma original após ser deformado.
(Hargreaves & Cohen, 2010.)
A informação anterior se trata da seguinte propriedade física:
Em relação a técnicas e princípios cirúrgicos na odontologia, julgue os próximos itens. Havendo a necessidade de exodontia de um dente com hipercementose ou anquilosado, a exérese será feita por meio da alveolectomia parcial ou total. Mas, se o tratamento incluir a instalação de implantes nessa região, será recomedado abrir uma janela mais apical e remover as raízes, preservando-se a porção mais cervical da tábua óssea.
Durante o preparo químico‐mecânico dos canais radiculares é necessário escolher a solução irrigadora mais indicada. Em relação aos objetivos das soluções irrigadoras, marque o INCORRETO.
Observe a imagem.
Qual é nome dessa broca?
Acerca da utilização dos fórceps nas extrações dentárias, assinale a opção correta.
O primeiro movimento a ser realizado com o fórceps é a pressão no sentido apical.
Durante a exodontia de um primeiro molar superior, a pressão de rotação deve ser aplicada com o fórceps, de modo a evitar fraturas radiculares.
O fórceps deve ser utilizado quando a extração com alavancas não tiver sido possível.
Para diminuir as chances de fratura da raiz, o fórceps deve ser posicionado, preferencialmente, acima da junção amelocementária.
A utilização dos fórceps e indicada para os casos em que é necessário empregar força maior que a habitual, como na extração de anquilosados, por exemplo.
Assinale a opção que apresenta a associação correta entre os atos operatórios e os instrumentos cirúrgicos.
diérese bisturi e exérese alavanca
diérese bisturi e síntese fórceps
síntese bisturi e hemostasia pinça hemostática
diérese tesoura e hemostasia porta-agulhas
hemostasia pinça Backhaus e síntese porta-agulhas
Considerando que um rapaz de vinte e seis anos de idade, com histórico de febre reumática na infância, tenha se apresentado em um consultório para extração de resto radicular do dente 12. Assinale a opção correta no que concerne ao protocolo de planejamento cirúrgico.
O fórceps a ser utilizado nesse procedimento é o de número 151.
Para o conforto pós-operatório, deve-se utilizar um anti-inflamatório não esteroidal associado a um analgésico.
A sutura deverá ser removida o mais brevemente possível, de preferência 48 horas após o procedimento.
Antes do procedimento, deve-se solicitar o risco cirúrgico desse paciente ao cardiologista, uma vez que o paciente se encontra na faixa etária de maior incidência de cardiopatias.
Para esse paciente, é indicada a profilaxia antibiótica para endocardite bacteriana com 6g de amoxicilina 1 hora antes do procedimento.
No que se refere a técnica cirúrgica para suturas na face, assinale a opção correta.
Suturas maxilofaciais devem ser realizadas com agulhas de seção circular e ponta cônica, que penetram facilmente em tecidos resistentes, como gengiva e pele.
A laçada do fio de sutura deve ser apertada apenas o suficiente para aproximar adequadamente as bordas da ferida, pois tensões excessivas comprimem a vascularização, prejudicando a cicatrização.
Nas suturas internas de músculos, se o nó da sutura ficar sepultado, o corte do fio deve ser feito pelo menos 10 mm acima do nó.
Em se tratando de incisões em planos musculares diferentes, a sutura desses planos deve sempre ser realizada com sutura contínua e festonada, para garantir a melhor cicatrização dos tecidos.
O porta-agulhas do tipo castroviejo é apreendido de forma semelhante às tesouras, com os dedos anelar e polegar.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...