Lista completa de Questões sobre Radiologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando o caso clínico 24A1AAA e as imagens precedentes, julgue os itens a seguir.
A radiolucidez da imagem bidimensional, que permite a visualização da presença de cárie sob a restauração, conforme mostrado na imagem A, deve-se à densidade da lesão cariosa, à passagem do feixe com pouca ou nenhuma resistência e à absorção de altas quantidades de raios X.Considerando o caso clínico 24A1AAA e as imagens precedentes, julgue os itens a seguir.
O comprimento da onda e dos tempos de exposição aos raios X e de revelação são fatores que determinam a variação de densidade óptica e o contraste e a densidade do objeto, como mostram as imagens A, B e C.Considerando o caso clínico 24A1AAA e as imagens precedentes, julgue os itens a seguir.
Apesar das variações anatômicas individuais, a radiopacidade da restauração metálica mostrada na imagem C se deve ao elevado número atômico desse objeto.Paciente de quinze anos de idade, do sexo feminino, compareceu ao consultório odontológico com dor intensa e aumento volumétrico moderado da face direita. Após exame clínico simples, foi constatado que havia uma cárie extensa no primeiro molar inferior direito. A paciente relatou ser alérgica à penicilina.
Com referência ao caso clínico precedente e aos conceitos fundamentais de odontologia, julgue os itens a seguir.
A paciente do caso clínico em apreço deve ser submetida à radiografia panorâmica dos maxilares, que permite uma visão geral dos ossos da face possivelmente acometidos pela dor apresentada.A respeito dos exames radiográficos utilizados na prática odontológica, julgue os itens subsecutivos. A radiografia panorâmica é indicada para a análise de lesões e fraturas radiculares localizadas na região anterior dos maxilares.
A respeito dos exames radiográficos utilizados na prática odontológica, julgue os itens subsecutivos. A radiografia interproximal, por apresentar alta sensibilidade, é a mais indicada para exame radiográfico na detecção de lesão de cárie dentinária.
Entre as alternativas citadas a seguir, qual NÃO é indicação para o uso da técnica radiográfica oclusal?
Lesões inflamatórias periapicais precoces podem não gerar qualquer alteração radiográfica no padrão ósseo normal. Porém, quando há menção ao quadro patológico definido como osteíte esclerosante periapical ele pode ser caracterizado como sendo
Uma jovem de dezesseis anos de idade, vítima de acidente automobilístico, sofreu traumatismo na região da face. Diante do quadro de urgência, o cirurgião-dentista, para melhor se orientar, solicitou alguns exames radiográficos.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Para confirmar a suspeita de fratura da região posterior da maxila, o profissional poderá obter imagens satisfatórias por meio da projeção panorâmica.Uma jovem de dezesseis anos de idade, vítima de acidente automobilístico, sofreu traumatismo na região da face. Diante do quadro de urgência, o cirurgião-dentista, para melhor se orientar, solicitou alguns exames radiográficos.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
No caso de suspeita de fratura de côndilo, o profissional poderá se valer de imagens satisfatórias por meio da projeção de Towne reversa.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...