Lista completa de Questões sobre Radiologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma criança de oito anos de idade foi ao dentista, pela primeira vez, para consulta de rotina. Mediante análise do exame radiográfico periapical dos dentes anterossuperiores, encontrou-se um mesiodens. Considerando essa situação e a(s) técnica(s) de localização radiográfica, julgue os itens a seguir.
O exame tomográfico da região auxilia na localização vestibulopalatina do dente supranumerário e, na impossibilidade de sua realização, a técnica radiográfica de Clark está indicada.Considerando um paciente saudável de 20 anos de idade, que não tem os terceiros molares irrompidos, e que necessite fazer exame radiográfico, julgue os itens a seguir. Filmes mais sensíveis devem ser utilizados porque eles reproduzem, com mais definição, a imagem radiográfica.
Considerando um paciente saudável de 20 anos de idade, que não tem os terceiros molares irrompidos, e que necessite fazer exame radiográfico, julgue os itens a seguir. Para o exame interproximal posterior, bilateral, serão necessárias duas incidências radiográficas.
A imagem ilustra a disposição de radiografias periapicais em uma cartela; analise-a.
Qual radiografia deve ser colocada na região mostrada pelo número 12?
Julgue os itens seguintes, a respeito dos pontos anatômicos assinalados pelos números de 1 a 4 na radiografia panorâmica apresentada.
O número 1 assinala o local em que se insere o músculo responsável pela elevação e retrusão da mandíbula.Julgue os itens seguintes, a respeito dos pontos anatômicos assinalados pelos números de 1 a 4 na radiografia panorâmica apresentada.
O número 4 indica o local em que se aloja o feixe vásculo-nervoso, responsável pela nutrição e inervação dos dentes mandibulares ipsilaterais.Julgue os itens seguintes, a respeito dos pontos anatômicos assinalados pelos números de 1 a 4 na radiografia panorâmica apresentada.
Na estrutura indicada pelo número 3, está o ponto de inserção do músculo responsável pelo tracionamento da mandíbula para trás.Paciente de 13 anos de idade compareceu ao consultório para uma consulta de urgência. Relata que seu dente saiu do lugar após uma queda de bicicleta ocorrida há menos de 1 hora. Ao exame clínico, o dentista notou que a coroa do elemento 21 apresentava-se inclinada para a região palatina, saindo completamente da linha demarcada pelos outros dentes do arco. O elemento apresentava pouca mobilidade, porém havia sangramento através do sulco gengival. O exame radiográfico descartou a presença de fraturas radiculares, porém evidenciou espessamento considerável do ligamento periodontal. Diagnosticada a lesão como uma luxação lateral do elemento 21, a opção de tratamento mais adequada para essa consulta de urgência é:
Ao avaliar uma radiografia periapical do elemento 36 em um paciente saudável, o dentista observa uma grande área radiolúcida na região de furca com possível envolvimento de ambas as corticais e uma extensa lesão de cárie com envolvimento pulpar. O exame clínico confirmou o envolvimento pulpar pela cárie, e presença de bolsa periodontal de 6 mm de profundidade na região de furca, sem que houvesse, porém, sinais de doença periodontal ativa em outros sítios da cavidade bucal do paciente. A sequência de plano de tratamento mais adequada para esse paciente seria:
Uma radiografia panorâmica de um paciente evidenciando osteomas maxilares na região dos ângulos mandibulares, que podem estar associados a características de deformidade facial proeminente e desenvolvimento de pólipos intestinais caracteriza um paciente que apresenta:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...