Lista completa de Questões sobre SUS para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a alternativa correta em relação às responsabilidades das esferas gestoras em atenção básica:
A esfera responsável em coordenar a execução das politicas de qualificação de recursos humanos em seu território, é a Federal.
A esfera responsável em auxiliar na execução das estratégias de avaliação de atenção básica em seu territorio, é a Municipal.
A esfera responsável em regular as relações intermunicipais é a Estadual.
A esfera responsável em definir e implantar o modelo de atenção básica em seu território, é a Estadual.
A esfera responsável em co-financiar as ações de atenção básica, é a Federal.
Em relação ao SUS, assinale a alternativa correta:
I. Os princípios que regem a organização do SUS são: universalidade, equidade e integralidade.
II. Na portaria 648/GM, de 28 de março de 2006, compete ao cirurgião-dentista: Encaminhar e orientar usuários, quando necessário, a outros níveis de assistência, mantendo sua responsabilização pelo acompanhamento do usuário e segmento do tratamento. Participar do gerenciamento dos insumos necessários para adequado funcionamento da USF.
III. A inserção de equipes de Saúde Bucal no Programa de Saúde da Família, busca implantar um novo modelo de atenção que é baseado em princípios de equidade e universalidade das ações de saúde bucal.
IV. À direção nacional do SUS compete formular, avaliar e apoiar políticas de alimentação e nutrição.
V. Atendimento médico e odontológico, saneamento, ações coletivas e preventivas fazem parte do princípio de integralidade.
Todas as proposições estão corretas, exceto a I e III;
Todas as proposições estão corretas, exceto a I;
Todas as proposições estão corretas, exceto a III;
Todas as proposições estão corretas, exceto a II e IV;
Todas as proposições estão corretas, exceto a II e III.
O Programa de Saúde da Família é uma estratégia que prioriza as ações de promoção, proteção e recuperação da saúde dos indivíduos e da família, do recém-nascido ao idoso, sadios ou doentes, de forma integral e contínua. São características deste programa, EXCETO:
Trabalhar com microáreas de abrangência definidas por meio de cadastramento e do acompanhamento de um número determinado de famílias para cada equipe.
As Unidades Básicas de Saúde estão inseridas no primeiro nível do Sistema Municipal de Saúde (atenção básica).
Substituição das práticas convencionais de assistência por um processo de trabalho baseado no conceito de promoção de saúde.
Garantir a equidade no acesso à atenção em saúde, de forma a satisfazer as necessidades de todos os cidadãos do município, avançando na superação das desigualdades.
Fazer mutirões cuja principal característica é intervir de forma curativa. Isto assegura que uma ampla parcela da população tenha acesso ao tratamento, diminuindo os índices de doença a longo prazo.
Assinale Falso ( F ) ou Verdadeiro ( V ), de acordo com a lei 8.080/1990.
( ) A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.
( ) O dever do Estado exclui o o das pessoas, da família, das empresas e da sociedade.
( ) A iniciativa privada poderá participar do Sistema Único de Saúde-SUS, em caráter complementar.
( ) As ações e serviços de saúde, executados pelo Sistema Único de Saúde-SUS serão organizados de forma regionalizada e hierarquizada em níveis de complexidade crescente.
Assinale a alternativa que indica, de forma seqüencial e correta, as afirmativas verdadeiras e falsas.
V V V F
V F V V
F V F V
F F V F
V F F V
Em relação às disposições da Lei Federal 8.142/90, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) CORRETA(S).
I. O Sistema Único de Saúde (SUS) contará, em cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com as seguintes instâncias colegiadas: Conferência de Saúde e Conselho de Saúde.
II. O Conselho de Saúde é órgão colegiado composto por profissionais de saúde e usuários.
III. Os municípios poderão estabelecer consórcio para execução de ações e serviços de saúde, remanejando, entre si, parcelas de recursos previstos.
IV. Os recursos serão repassados de forma regular e automática para os Municípios, Estados e Distrito Federal de acordo com os critérios previstos na Lei nº 8.080/90.
Apenas I.
Apenas II e III.
Apenas I e IV.
Apenas I, III e IV.
I, II, III e IV
A Política Nacional de Humanização do SUS - Humaniza SUS visa atingir todos os níveis de atenção à saúde, entendendo a humanização como uma transformação cultural. No caso dos serviços que prestam atenção básica, o Humaniza SUS propõe-se:
Priorizar a ordem de chegada dos usuários nas filas para atendimento.
Incentivar práticas que priorizem o consumo de medicação.
À elaboração de projetos terapêuticos individuais e coletivos para os usuários e sua rede social.
Ao enfraquecimento das relações entre as equipes de saúde e os usuários.
À desvalorização da figura pessoal do cuidador em prol da busca da melhor tecnologia.
O Planejamento em Saúde trata-se de um instrumento de racionalização das ações no setor de saúde, realizada por atores sociais, orientada por um propósito de manter ou modificar uma determinada situação de saúde. O planejamento estratégico dos serviços de saúde compõese de momentos com suas especificidades, assim é correto afirmar que:
Momento explicativo: Execução do plano. Modelo de gestão, acompanhamento e avaliação do plano.
Momento estratégico: Conhecer a situação atual. Procurando identificar, priorizar e analisar seus problemas, com a existência de outros atores.
Momento tático-operacional: Construir viabilidade para as propostas de soluções, formulação de estratégias.
Momento normativo: Formulação de soluções para enfrentamento do problema, elaboração de propostas de solução.
Momento situacional:identificar os atores envolvidos.
Marque a alternativa correta a respeito das atribuições dos diferentes tipos de profissionais que compõem a Equipe de Saúde Bucal.
Identificar áreas de risco constitui função do técnico em saúde bucal;
O auxiliar de saúde bucal exerce função de programar e supervisionar o fornecimento de insumos para as ações coletivas;
O agente comunitário de saúde coordena ações coletivas voltadas para a promoção e prevenção em saúde bucal;
Realizar levantamento epidemiológico para traçar o perfil de saúde bucal da população adstrita constitui atribuição do cirurgião-dentista;
O técnico em saúde bucal exerce função de apoio ao cirurgião-dentista, executando sob sua supervisão indireta a inserção e condensação de materiais restauradores.
As informações que compõem o cadastramento das famílias, devidamente consolidadas e organizadas, são indispensáveis para o trabalho de Saúde da Família. Sobre esse cadastramento marque a alternativa INCORRETA:
O cadastramento dos usuários deve ser realizado pelo técnico de enfermagem, no próprio domicílio, por meio de entrevista durante a visita à família.
As informações obtidas no cadastramento, juntamente com outras fontes de informação, levam ao conhecimento da realidade daquela população, seus principais problemas de saúde e seu modo de vida.
As informações obtidas servirão para que o gestor e a equipe, juntamente com a população, possam planejar as atividades a serem desenvolvidas, para que cumpram seu objetivo de melhorar as condições encontradas na comunidade.
As informações indispensáveis que compõem o formulário do cadastro são dados demográficos, socioeconômicos, socioculturais.
A realização do cadastramento de base nacional, aliado à possibilidade de manutenção dessa base cadastral atualizada, pode permitir aos gestores do SUS a construção de políticas sociais integradas e intersetoriais nos diversos níveis de governo.
Entender a Saúde da Família como estratégia de mudança significa repensar práticas, valores e conhecimentos de todas as pessoas envolvidas no processo de produção social da saúde. A estratégia do PSF incorpora a ideia de se considerar a família como uma unidade básica para atuação no campo da saúde, marque a alternativa CORRETA:
Os conflitos, as interações e as desagregações fazem parte do universo simbólico e articular da família, sem influências diretas na saúde de seus membros.
As ações dos profissionais da USF devem entender a família em seu espaço social, compreendendo-o como rico em ações interligadas (interações) e em conflitos.
Ao profissional de saúde da estratégia cabe uma atitude de respeito e desvalorização das características peculiares do núcleo familiar, intervindo de forma mais participativa e construtiva.
Não é função da equipe de saúde identificar processos de violência no meio familiar.
Para a construção de ambientes mais saudáveis no espaço familiar o uso da tecnologia na área da saúde é determinante.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...