Lista completa de Questões sobre SUS para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Para superar as dificuldades de monitoramento e avaliação e avançar na qualificação da Estratégia Saúde da Família, um instrumento importante, que deve ser estimulado pelas equipes de supervisão da estratégia, é o diagnóstico comunitário.
I- O diagnóstico comunitário é uma fotografia da realidade local de uma população em determinado período de tempo, levando em conta os recursos disponíveis da comunidade e as questões culturais, políticas e sociais relacionadas com o processo saúde e doença.
II- A realização de um diagnóstico em um território visa conhecê-lo em profundidade de maneira a problematizar as principais dimensões de sua realidade social.
III- O diagnóstico comunitário difere do diagnóstico clínico uma vez que seu objetivo não se restringe a uma pessoa e sim ao conjunto de pessoas em uma determinada região; não utiliza história clínica e sim dados estatísticos e informações por não estar voltado para o tratamento e reabilitação e sim para a confecção de programas de saúde.
Considerando as afirmativas, pode-se afirmar que
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
As afirmativas I, II e III estão corretas.
Nenhuma das afirmativas está correta.
Odontologia - SUS - ADVISE - 2012
A busca do acesso universal à assistência odontológica, com a adoção de ações voltadas para todas as faixas etárias constitui um propósito do programa:
Reabilitação Oral.
Sistema Único de Saúde.
Plano Odontológico.
Fluoretação Total.
Brasil Sorridente.
De acordo com a Política Nacional de Saúde Bucal, a reorientação do modelo de atenção em saúde bucal tem os seguintes pressupostos, EXCETO:
Assumir o compromisso de qualificação da Atenção Básica, garantindo qualidade e resolutividade, independentemente da estratégia adotada pelo município para sua organização.
Garantir uma rede de Atenção Básica articulada com toda a rede de serviços e como parte indissociável desta.
Estabelecer política de financiamento para o desenvolvimento de ações visando à política de educação permanente.
Acompanhar o impacto das ações de saúde bucal por meio de indicadores adequados, o que implica a existência de registros fáceis, confiáveis e contínuos.
Incorporar a Saúde da Família como uma importante estratégia na reorganização da Atenção Básica.
Um dos principais problemas enfrentados no cotidiano dos serviços de saúde bucal é a organização da demanda, em especial nas atividades assistenciais, o que deve ser amplamente discutido entre usuários e trabalhadores de saúde. Na organização da atenção em saúde bucal na Saúde da Família, os principais desafios são:
1. Unificar a porta de entrada com a área de médico-enfermagem.
2. Controlar acesso à demanda espontânea.
3. Desenvolver ações programadas de promoção da saúde, de prevenção de doenças e de assistência.
4. Organizar uma atenção domiciliar.
5. Reordenar a atenção de média complexidade.
Assinale a alternativa CORRETA:
Somente os itens 1 e 2 são verdadeiros.
Somente os itens 2, 3, 4 e 5 são verdadeiros.
Somente os itens 1, 3, 4 e 5 são verdadeiros.
Somente os itens 2, 3 e 5 são verdadeiros.
Os itens 1, 2, 3, 4 e 5 são verdadeiros.
De acordo com a Portaria nº 648/GM, de 28 de março de 2006, são competências específicas dos cirurgiões-dentistas que atuam na Atenção Básica por meio da Estratégia Saúde da Família, EXCETO
Avaliar as condições de saúde bucal da comunidade e o impacto das ações de saúde bucal, por meio da realização de levantamentos epidemiológicos.
Realizar os procedimentos clínicos da Atenção Básica em saúde bucal, incluindo atendimento das urgências e pequenas cirurgias ambulatoriais.
Coordenar e participar de ações coletivas voltadas à promoção da saúde e à prevenção de doenças bucais.
Coordenar e realizar a manutenção e a conservação dos equipamentos odontológicos.
Participar do gerenciamento dos insumos necessários para o adequado funcionamento da Unidade Saúde da Família.
Os princípios básicos do SUS, segundo a Constituição Federal de 1988 são:
Universalidade e integralidade.
Integralidade e participação popular.
Descentralização e universalidade.
Hierarquização e participação popular.
Todos acima.
De acordo com a Lei n° 8.080 de 1990, igualdade na assistência à saúde em função de situação de risco e condições de vida e saúde, representa o princípio da:
Integralidade.
Equidade.
Integralidade.
Humanização.
N.R.A
A Política Nacional de Saúde Bucal tem como eixos orientadores ações de:
Promoção e proteção à saúde, incluindo a fluoretação das águas, educação em saúde e recuperação e ampliação da rede básica de saúde.
Fluoretação das águas, educação em saúde, higiene bucal supervisionada, aplicações tópicas de flúor, recuperação e reabilitação da saúde bucal e ampliação das equipes de Saúde da Família.
Educação em saúde, higiene bucal supervisionada, aplicações tópicas de flúor e capacitação das equipes de saúde bucal.
Promoção e proteção à saúde, incluindo a fluoretação das águas, educação em saúde, higiene bucal supervisionada, aplicações tópicas de flúor e recuperação e reabilitação da saúde bucal.
Higiene bucal supervisionada, aplicações tópicas de flúor, recuperação e reabilitação da saúde bucal e capacitação das equipes de Saúde da Família.
O planejamento em saúde bucal tem como base promover mudanças significativas entre a realidade encontrada e a desejada.
Qual das alternativas abaixo apresenta fatores com menor importância para o planejamento em saúde bucal?
Indicadores epidemiológicos.
Aspectos políticos, históricos e culturais.
Rede pública de abastecimento de água tratada, fluoretada ou não.
Indicadores de gênero e etnia.
Indicadores econômicos e demográficos.
Com relação aos aspectos de inclusão ou atuação da Equipe de Saúde Bucal (ESB) na Estratégia Saúde da Família, assinale alternativa INCORRETA.
Antes da inclusão efetiva da Equipe de Saúde Bucal, algumas orientações em saúde bucal eram realizadas pelos agentes comunitários de saúde.
Uma das principais atuações da ESB é o reconhecimento das microáreas, seus riscos e necessidades, assegurando às famílias residentes o acesso às ações de saúde bucal.
A avaliação dos padrões de qualidade e do impacto das ações em saúde bucal desenvolvidas é uma das atuações da ESB, de acordo com os princípios da Estratégia Saúde da Família.
A atuação da ESB é baseada na manutenção das práticas de atenção à saúde bucal tradicionais, com enfoque na doença e cura.
A inclusão efetiva da Equipe de Saúde Bucal ocorreu no ano de 2000, no entanto, alguns municípios já incorporavam antes os cirurgiõesdentistas com recursos próprios.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...