Lista completa de Questões de Odontologia da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Quais, dentre as lesões apresentadas abaixo, são lesões da mucosa oral na fase secundária da sífilis?
Condiloma lata e placas mucosas
Condiloma lata e glossite luética
Condiloma acuminado e glossite luética
Condiloma acuminado e placas mucosas
Ceratite intersticial e glossite luética
Paciente de 28 anos apresenta lesão cariosa classe IV no elemento 21, drenando exsudato purulento apenas na região palatina desse elemento. Esse dente respondeu negativamente ao teste de vitalidade pulpar. O paciente apresenta periodonto normal no restante da dentição. Nessa situação, quais são, respectivamente, o diagnóstico e o plano de tratamento indicados?
Lesão endodôntica primária Tratamento endodôntico
Lesão endodôntica primária com comprometimento periodontal secundário Tratamento endodôntico e periodontal
Lesão periodontal primária Tratamento periodontal
Lesão periodontal primária com comprometimento endodôntico secundário Tratamento periodontal e endodôntico
Lesão endopério verdadeira Tratamento endodôntico e periodontal
Paciente portador de prótese total superior apresenta-se com várias pregas de tecido hiperplásico no vestíbulo alveolar. O tecido apresenta-se firme e fibroso com áreas eritematosas e ulceradas. As bordas da prótese total se encaixam perfeitamente dentro da fissura entre as pregas. Nessa situação, o diagnóstico é
Hiperplasia papilar inflamatória
Hiperplasia fibrosa inflamatória
Hiperplasia fibrosa inflamatória por câmara de sucção
Histiocitoma fibroso
Mucinose oral focal
O tratamento endodôntico está fundamentado em três etapas principais: o preparo químico-mecânico, a medicação intracanal e a obturação do sistema de canais radiculares. A esse respeito, considere as afirmativas abaixo.
I As células microbianas encontram-se nos fluidos presentes na luz do canal principal, nas paredes do canal e nos túbulos dentinários.
II A infecção endodôntica, uma vez instalada, não é passível de remissão espontânea pela ação dos mecanismos de defesa do hospedeiro.
III Agregados microbianos são encontrados nas paredes do canal.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Paciente CMM, sexo feminino, 25 anos, portadora de Diabetes Melito tipo I, queixa-se de dor localizada no elemento 26 e relata estado febril há 2 dias. A paciente também relata que foi submetida a uma sessão de raspagem em todos os dentes com ultrassom há uma semana, mas ainda sente esse dente crescido. Ao exame clínico, observa- se uma tumefação na gengiva e na parte da mucosa na face vestibular, mobilidade dentária, profundidade de sondagem clínica de 10 mm no sítio mésio-vestibular e resposta positiva aos testes de sensibilidade. Radiograficamente, nota-se uma lesão de furca e perda da crista óssea interproximal. Nessa situação, diagnóstico correto é
Pericementite
Abscesso gengival
Abscesso periapical agudo
Abscesso periodontal
Abscesso fênix do diabético
Paciente se apresentou com dor na região do elemento 26 e relatou dor de curta duração, provocada pela ingestão de alimentos gelados que cessava ao ser removido o estímulo. A paciente relatou, também, ter recebido tratamento periodontal, com raspagem em campo aberto, nesta área. Radiograficamente, não foi observada lesão periapical. Nessa situação, o diagnóstico e o tratamento são, respectivamente,
Pulpite irreversível Intervenção endodôntica
Pulpite reversível Tratamento conservador
Sensibilidade dentinária Intervenção endodôntica imediata
Contato prematuro Ajuste oclusal
Abscesso periapical Intervenção endodôntica
A cicatrização do tecido ósseo cortado, seguida da instalação de um implante dentário, é um processo complexo que desenvolve reações fisiológicas. A sequência correta desse processo é:
há formação de coágulo entre o implante e o osso; o coágulo é substituído por tecido de granulação; o tecido de granulação é substituído por uma matriz provisória de tecido conjuntivo que, posteriormente, é mineralizado.
há formação de coágulo entre o implante e o osso; o coágulo é substituído por uma matriz provisória de tecido conjuntivo fibroso; o tecido fibroso é substituído por tecido ósseo mineralizado.
há formação de tecido de granulação; o tecido de granulação é substituído por uma matriz provisória de tecido conjuntivo fibroso; o tecido fibroso é substituído por tecido ósseo mineralizado.
há formação de tecido de granulação; o tecido de granulação é substituído por uma matriz provisória de tecido endocondral; o tecido endocondral dá lugar a lamelas de osso cortical.
há formação de tecido de granulação; o tecido de granulação é substituído por cartilagem; a cartilagem é substituída por tecido ósseo mineralizado.
Apesar de antigo, o estudo de Amler de 1969 continua esclarecedor acerca da fisiologia da cicatrização do alvéolo pós-exodontia. Esse fato é de fundamental importância para o clínico, quando a instalação de implantes é necessária. Em relação à cicatrização do alvéolo, considere as afirmações abaixo.
I Durante as primeiras 48 horas, neutrófilos granulócitos, monócitos e fibroblastos começam a migrar através da rede de fibrina.
II O coágulo sanguíneo é lentamente substituído por tecido de granulação.
III Há reorganização do tecido de granulação, com formação de trabéculas de osteoide, 21 dias após a extração.
IV O preenchimento ósseo do alvéolo leva 4 meses.
Estão corretas as afirmativas
I, apenas.
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
A técnica de Regeneração Óssea Guiada (ROG) tem sido cada vez mais utilizada na odontologia. A ROG é utilizada para
tratar lesão de furca grau II.
tratar recessões gengivais múltiplas.
tratar recessão gengival classe III, com ausência de gengiva queratinizada adjacente.
tratar defeitos ósseos de três paredes em pacientes diagnosticados com Periodontite Agressiva.
preservar ou aumentar a crista óssea alveolar no momento da extração dentária.
O conhecimento da situação epidemiológica da população é essencial, tanto para o nível do planejamento quanto para o de execução de serviços odontológicos. Ele constitui-se no caminho correto do equacionamento dos problemas de saúde/doença de cada comunidade. O levantamento mais recente em saúde bucal, realizado no Brasil, ocorreu em 2002/2003, sendo denominado SB Brasil - Condições de Saúde Bucal na População Brasileira. Com relação a esse levantamento epidemiológico, afirma-se que
a população brasileira de 12 anos foi toda examinada, com o objetivo de conferir representatividade do conjunto.
a má-oclusão aos 5 anos foi avaliada pelo Índice de Estética Dental DAI, revelando que 7% das crianças apresentavam cálculo.
a tendência de crescimento na prevalência em função da idade foi observada, evidenciando-se o caráter cumulativo do CPO-D/ceo-d.
o processo de amostragem dos indivíduos permitiu a eliminação ou minimização das discordâncias.
as regiões Norte e Nordeste possuíam uma menor necessidade de algum tipo de prótese dentária quando comparadas às regiões Sul e Sudeste.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...