Lista completa de Questões de Odontologia da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A investigação forense, mediante a análise das marcas de mordida,
permite elucidar a data aproximada dessas marcas, isto é, o tempo transcorrido entre sua produção e o exame.
tem a pele como um suporte adequado por conservar essas marcas e facilitar a colheita de impressões.
reconhece essas mordidas facilmente durante a perinecroscopia, sendo os padrões de mordida bastante imutáveis.
inviabiliza esclarecer a relação vital das lesões para determinar se foram produzidas intra vitam ou post mortem.
se constitui em uma prova de baixo poder de evidência.
Quais são os estímulos que podem acelerar o processo de envelhecimento pulpar?
A correta interpretação da reação da polpa dentária frente às variações térmicas, constitui um importante fator diagnóstico. Sobre a aplicação do teste térmico, considere as afirmativas abaixo.
I A polpa normal responde com dor tardia à aplicação de calor e dor aguda, rápida, localizada, que passa logo após a remoção do estímulo de frio. II A polpa com pulpite reversível responde com dor tardia à aplicação de calor e dor aguda, rápida, localizada, que tende a desaparecer com a manutenção do estímulo de frio. III A polpa com pulpite irreversível sintomática responde com exacerbação da dor à aplicação de calor e remissão da dor com estímulo de frio. É correto o que se afirma emÀ consulta de reavaliação, após tratamento de gengivite associada à placa generalizada em estágio inicial, o paciente mostra padrão adequado de higiene bucal e ausência de sangramento à sondagem. No entanto, observa-se restauração do elemento 21 com recidiva de cárie e presença de fístula periapical, confirmada radiograficamente com auxílio de um cone de guta-percha. Esse paciente apresenta lesão
Paciente se apresenta para uma consulta de emergência, relatando dor à mastigação no elemento 16, recentemente restaurado. Ao exame clínico, o dente envolvido apresenta uma restauração de amálgama classe II, extrusão, mobilidade grau 1 e dor à percussão, sem profundidade à sondagem. O teste térmico mostra vitalidade pulpar. Ao exame radiográfico, constatou-se que a profundidade da restauração era rasa, sem radiolucidez periapical. Qual é o diagnóstico?
Paciente se apresenta com dor no elemento 21. Este elemento recebeu, há três dias, um preparo para coroa total. Em casos de agressões físicas à polpa, a primeira linha de defesa do organismo é uma resposta inflamatória aguda que se caracteriza pela presença de mediadores químicos. São mediadores químicos encontrados na inflamação aguda:
Paciente se apresenta queixando-se de ardência na mucosa jugal. Ao exame clínico, foram verificadas linhas brancas entrelaçadas, também denominadas estrias de Wickham. A lesão clínica sugere que se trata de um Líquen Plano Reticular. Sobre essa patologia, considere as afirmações a seguir.
I A histopatologia apresenta degeneração hidrópica. II A ardência pode ser um sintoma de uma infecção fúngica associada. III As estrias de Wickham são praticamente patognomônicas. É correto o que se afirma emPaciente J.L.M. apresenta-se solicitando clareamento dental a laser. Durante o exame clínico, observam-se:
presença de todos os dentes permanentes; sangramento e profundidade à sondagem (> 6mm) em mais de 30% dos dentes; elemento 11 apresenta escurecimento da coroa; lesão cariosa classe II profunda no 16; fístula região periapical entre elementos 11 e 12; presença de aumento de volume na região do ângulo esquerdo da mandíbula. Quais exames radiográficos são necessários para complementar o exame clínico e planejar o tratamento?Osteíte condensante; tratamento endodôntico
Osteíte condensante; exodontia com remoção da lesão calcificada
Displasia cemento-óssea focal; tratamento endodôntico
Cementoblastoma; exodontia com remoção da lesão calcificada
Cementoblastoma; tratamento endodôntico
Paciente R.S.B., tabagista, apresentou-se para tratamento reabilitador com uma nova prótese total superior. Durante o exame, ao remover a prótese existente, observou-se lesão branca, generalizada e com pontos avermelhados circundados por halos ceratóticos. A biópsia do palato revelou hiperplasia epitelial e hiperceratose, além de metaplasia escamosa dos ductos excretores das glândulas salivares menores. Qual o diagnóstico e qual o potencial de transformação maligna?
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...