Lista completa de Questões de Odontologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O sucesso do tratamento restaurador depende, entre outros fatores, do conhecimento integral das propriedades, da estrutura e da função do CDP, o que constitui a base biológica necessária para a tomada de decisões clínicas. Com relação ao conhecimento sobre o CDP e suas reações, assinale a opção incorreta.
A dentina terciária ou reacional localizada é formada por uma nova geração de odontoblastos, enquanto a dentina reparadora forma-se às expensas dos odontoblastos primários.
Os túbulos dentinários encontram-se dispostos radialmente, com seu maior diâmetro direcionado para a câmara pulpar.
A resposta imediata e o declínio rápido da dor à estimulação térmica com frio indicam que a polpa se encontra em estado potencialmente reversível.
O efeito dos procedimentos cortantes, como o de preparo cavitário, é maior em áreas de exposição dentinária recente.
Julgue os itens seguintes relacionados ao tratamento não-restaurador da cárie dentária.
A quantidade de fluoreto de cálcio precipitada sobre superfícies com lesões incipientes de cárie é significativamente maior que sobre superfícies hígidas.
No caso relatado no texto, as fibras nervosas pulpares afetadas pelo toque da escova no dente e pelo contato da água com o dente são, respectivamente,
A-delta e C.
A-delta e A-delta.
C e A-delta.
C e C.
Por muito tempo, acreditou-se que a dentística restauradora tradicional, assim como a visita regular ao dentista, resultava em saúde oral. Em muitas partes do mundo, desenvolveu-se uma maneira mecânica para solucionar problemas relacionados a doenças bacteriológicas, porém essa abordagem não promoveu um tratamento efetivo da doença cárie. Ao contrário, o processo bacteriológico prosseguia e surgiam novas lesões de cárie ou cárie secundária, o que criava um novo problema: a manutenção e a rerestauração do dente restaurado, o chamado ciclo restaurador repetitivo. Chegou a hora de corrigir esse equívoco e se estabelecer um novo patamar de conhecimento, para se avançar na direção de um modelo de promoção de saúde.
Com referência ao tema do texto acima, julgue os itens subseqüentes.
I As restaurações não são duráveis e não curam a cárie.
II Sob a ótica do tratamento tradicional, ressalta a urgência em produzir restaurações e em intervir invasivamente no dente.
III A cada retratamento, os dentes tornam-se inevitavelmente menos resistentes e a complexidade das restaurações aumenta.
IV As restaurações estão fadadas ao fracasso, a menos que se observem os fatores etiológicos prevalentes.
A quantidade de itens certos é igual a
Julgue os itens seguintes relacionados ao tratamento não-restaurador da cárie dentária.
Os produtos fluoretados para uso profissional são de alta concentração e alta freqüência de aplicação.
O diagnóstico provável para o caso relatado no texto é
pulpite reversível.
pulpite irreversível assintomática.
sensibilidade dentinária.
síndrome do dente rachado.
Para o preparo cavitário, são necessários instrumentos que proporcionem acesso à lesão que afeta a estrutura dentária. Entre os instrumentos operatórios disponíveis, os instrumentos cortantes manuais e rotatórios são muito utilizados na prática odontológica. Com relação a esses instrumentos, assinale a opção incorreta.
As enxadas têm seu uso indicado principalmente para acabamento final das paredes internas das cavidades.
As brocas esféricas são indicadas principalmente para remoção de tecido cariado, confecção de retenções e acesso a cavidades de dentes anteriores, ao passo que as de cone invertido são utilizadas para determinar sulcos e canaletas em cavidades para restaurações metálicas fundidas.
Quando o instrumento rotatório gira a mais de 4.000 rpm, ele deve ser refrigerado com spray água-ar lançados sobre a parte ativa da broca, a fim de serem evitados danos pulpares.
As vibrações provocadas por instrumentos rotatórios podem produzir lesões pulpares na região correspondente ao preparo cavitário.
Julgue os itens seguintes relacionados ao tratamento não-restaurador da cárie dentária.
Placa bacteriana madura aderida a superfície dentária é removida pela escovação dentária habitual.
A inflamação gengival é uma conseqüência do acúmulo de placa bacteriana. Sua forma inicial é conhecida como gengivite e, em estágios mais avançados, é denominada periodontite. Os sinais clínicos diferenciais entre a gengivite e a periodontite incluem
presença de cálculo.
mobilidade dentária.
sangramento.
mau hálito.
Acerca dos recursos utilizados no diagnóstico em endodontia, julgue os seguintes itens.
I Por meio do teste elétrico, pode-se verificar a condição da circulação pulpar pela medida da sensibilidade das fibras do tipo A-delta, o que torna esse teste confiável para se avaliar a condição pulpar.
II O tetrafluoretano e o diclorodifluormetano são substâncias utilizadas na avaliação pulpar que produzem dor rápida, localizada e com regressão imediata após a remoção do estímulo nos casos de pulpite irreversível.
III O teste de cavidade é utilizado para se verificar a condição pulpar apenas quando os outros testes aplicados produzirem respostas negativas ou duvidosas e que dificultam o diagnóstico.
IV O teste de palpação na região correspondente ao ápice radicular é fundamental para o estabelecimento do diagnóstico das infecções periapicais de natureza aguda.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e IV.
II e III.
III e IV.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...