Lista completa de Questões de Odontologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
É praticamente impossível que qualquer forma de injúria à polpa seja totalmente evitada durante procedimentos restauradores. Além do trauma decorrente do preparo cavitário, agentes químicos provenientes dos materiais e infiltração bacteriana podem provocar reações pulpares adversas. Julgue os itens a seguir relativos a procedimentos de proteção do CDP em que se utiliza sistema adesivo.
I Em cavidades muito profundas (menos de 0,5 mm de espessura dentinária), a proteção de agentes forradores e bases pode ser substituída pela hibridização.
II Imperfeições na hibridização da dentina podem resultar em sensibilidade pós-operatória prolongada ao frio e sensibilidade à pressão mastigatória.
III A contração das fibrilas colágenas expostas, após condicionamento ácido na dentina, é que permite a penetração do sistema adesivo.
IV A capacidade do material restaurador de selar as margens da cavidade e de prevenir a microinfiltração é a variável mais importante na determinação da reação pulpar, após condicionamento ácido sobre a dentina.
A quantidade de itens certos é igual a
Julgue os itens subseqüentes relativos ao diagnóstico da cárie e aos fatores a ela relacionados.
O crescimento bacteriano sobre a superfície dentária está diretamente relacionado com o estágio de erupção dentária.
Em relação à proteção do complexo dentinopulpar e à terapia pulpar, assinale a opção incorreta.
As pulpotomias são contra-indicadas em dentes com dor espontânea e contínua, que não cessa com uso de analgésicos comuns, ou em casos de ausência de respostas a estímulos térmicos.
A curetagem pulpar envolve a excisão de uma pequena quantidade de tecido conjuntivo pulpar, expondo um tecido subjacente livre de inflamação e aumentando a área de contato com o material de proteção.
A utilização do cimento ionomérico como material protetor se deve a algumas propriedades, como menor potencial de irritação do complexo dentinopulpar, adesividade às estruturas dentárias, ação antimicrobiana e coeficiente térmico linear bem menor que o da estrutura dentária.
As propriedades biológicas do agregado de trióxido mineral (MTA) são, praticamente, as mesmas do hidróxido de cálcio. As partículas hidrofílicas de fosfato de cálcio e óxido de cálcio, em presença de água, transformam-se em hidróxido de cálcio.
Pela necessidade de preservação, a polpa, apesar de ter boa capacidade de reação e autodefesa, acaba sofrendo conseqüências de procedimentos realizados sem os devidos cuidados na prática da Odontologia. Para a proteção do complexo dentina-polpa (CDP), é importante a forma como esse tecido é tratado e a aplicação de selamento ou vedamento das margens do tratamento restaurador. Com relação a materiais e técnicas de proteção do CDP, assinale a opção incorreta.
Condicionamento ácido da polpa seguido de aplicação de sistemas adesivos, como agentes capeadores, são procedimentos clínicos aceitáveis.
Entre as vantagens do hidróxido de cálcio, incluem-se a alta alcalinidade, a capacidade de estimular ações dos fibroblastos e a capacidade bactericida e bacteriostática.
A falta de adesão e a degradação pela condensação do amálgama e pelo condicionamento ácido, são, entre outras, desvantagens do hidróxido de cálcio.
A secagem do campo operatório com jatos de ar diretamente sobre a dentina umedecida pode causar sensibilidade pósoperatória e dano pulpar.
Julgue os itens subseqüentes relativos ao diagnóstico da cárie e aos fatores a ela relacionados.
No diagnóstico das lesões de cárie, é importante considerar o tipo, a atividade e a localização dessas lesões.
Relativamente aos fatores etiológicos da má oclusão, assinale a opção correta.
As condições das discrepâncias esqueléticas são determinadas pelo ambiente funcional anormal.
A respiração bucal e os hábitos deletérios são os fatores etiológicos das mordidas cruzadas posteriores e da má oclusão de classe II esquelética.
Os fatores hereditários são os únicos determinantes das más oclusões.
As más oclusões e as discrepâncias esqueléticas sofrem influências epigenéticas.
Uma paciente com 18 anos de idade procurou atendimento, queixando-se da aparência estética do sorriso. Ao exame, foi observado que os dentes apresentavam alteração de cor moderada com envolvimento de praticamente todos os dentes, com coloração amarelo-acastanhada. Segundo informação da paciente, os dentes tinham-se erupcionado assim e não tinha havido mudança de padrão desde então. Na anamnese, ela informou que, até os cinco anos de idade, teve muitos problemas de saúde e fez uso sistemático de antibióticos, entre eles, tetraciclina.
Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
I O provável diagnóstico é o de alteração de cor provocada pela utilização de tetraciclina.
II A coloração intrínseca pode ser removida parcial ou totalmente pelo uso, por período mais longo que o usual, de clareador externo em baixa concentração.
III A colocação de facetas indiretas de porcelana pode ser indicada para a solução do referido problema estético.
IV A associação de clareamento externo e facetas indiretas é uma das possibilidades de solução do problema apresentado.
A quantidade de itens certos é igual a
Julgue os itens subseqüentes relativos ao diagnóstico da cárie e aos fatores a ela relacionados.
A imagem radiográfica permite diferenciação entre lesão ativa e inativa de cárie.
Um dos fatores etiológicos da má oclusão, a perda de dentes decíduos se torna um fato importante a ser prevenido ou interceptado. Com relação à perda dos segundos molares decíduos, julgue os itens a seguir.
I Essa perda não traz comprometimentos a longo prazo.
II Ocorre, com essa perda, uma mesialização dos primeiros molares permanentes.
III Pode ocorrer impacção dos segundos pré-molares permanentes.
Assinale a opção correta.
Apenas o item I está certo.
Apenas o item II está certo.
Apenas os itens I e III estão certos.
Apenas os itens II e III estão certos.
Julgue os itens subseqüentes relativos ao diagnóstico da cárie e aos fatores a ela relacionados.
Lesões de cárie na superfície oclusal ocorrem com freqüência, devido à impossibilidade de controle mecânico de acúmulos microbianos no fundo das fissuras.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...