Lista completa de Questões de Odontologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Odontologia - Materiais e Instrumentais Odontológicos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A propriedade comutativa da multiplicação em matemática — a ordem dos fatores não altera o produto — não se aplica aos procedimentos odontológicos. Todo procedimento odontológico é feito em etapas programadas em determinada ordem. Nesse contexto, assinale a opção correta com referência ao uso de materiais dentários.
Os sistemas adesivos devem ser aplicados com pincel, antes do condicionamento ácido.
As resinas quimicamente ativadas devem ser utilizadas após sua cristalização para melhor acomodação às paredes do preparo cavitário.
Os vernizes cavitários para forração de cavidades rasas devem ser aplicados após a primeira camada do material restaurador.
Os elastômeros para moldagem de restaurações indiretas devem ser utilizados após o completo preparo cavitário.
Odontologia - Materiais e Instrumentais Odontológicos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Ainda com referência a instrumentais odontológicos, assinale a opção que relaciona corretamente o instrumental com a sua utilização.
cabo denteado da pinça de Allis – apreensão e remoção de tecidos fibrosados
face ativa afiada dos cortantes de Black – alisamento radicular
marcações milimetradas da sonda – medição da profundidade das cavitações de cárie
lâminas cortantes da pinça goiva – remoção de cálculo
Acerca da etiopatogenia da doença cárie, assinale a opção correta.
Evidências científicas sugerem que o Streptococcus gordonii, o Streptococcus mutans e o Streptococcus sobrinus estão relacionados à progressão de lesão de cárie em dentina.
Microscopicamente, a lesão de cárie em esmalte é visualizada como uma desmineralização subsuperficial do esmalte.
A resposta do complexo dentina-polpa ao estímulo causado pelo ataque dos ácidos de bactérias acidogênicas é a formação de dentina secundária.
A lesão de cárie nas superfícies radiculares é de progressão rápida e de difícil controle.
Considerando que existem inúmeros estudos científicos que associam o consumo de sacarose à doença cárie, assinale a opção incorreta.
A sacarose refinada, proveniente da cana-de-açúcar ou da beterraba, é o açúcar mais presente na dieta familiar em quase todo o mundo e, portanto, é considerado o dissacarídeo mais cariogênico.
A cariogenicidade dos alimentos é somente um entre os vários componentes que poderão determinar a atividade de cárie de um indivíduo.
O mel é um alimento natural com menor potencial cariogênico que a sacarose.
A avaliação da cariogenicidade é importante para a aplicação de medidas de controle e terapêuticas relacionadas com a doença cárie.
Texto para as questões 31 a 33
Um rapaz com 22 anos de idade, estudante, atleta amador, procurou atendimento odontológico, queixando-se de dor difusa ao se alimentar. Há 2 anos, após entrar na faculdade e em seguida a um estágio profissional, ele mudou seus hábitos em função da nova rotina e da prática esportiva, conforme relatado a seguir.
Hábitos de higiene: escovação 3 vezes ao dia e uso diário de fio dental. Hábitos dietéticos: alimentação rica em carboidratos, sem horários fixos e consumo de refrigerantes, bebidas energéticas e café com açúcar várias vezes ao dia. Exame extra-oral apresenta aspectos de normalidade, músculos da mastigação muito desenvolvidos, mas dentro do padrão normal. Exame intra-oral indica: presença de todos os dentes; gengivite marginal nos dentes posteriores nas faces linguais e vestibulares; áreas de desgaste no esmalte vestibular dos incisivos centrais superiores e vertentes de cúspides de molares e pré-molares com exposição em forma circular de dentina; manchas brancas em forma de colar nos pré-molares e molares; restaurações de resina composta extensas MOD muito desgastadas nos primeiros molares inferiores. No exame radiográfico da arcada superior, observam-se: restaurações oclusais em material estético nos molares, prémolares com radiolucidez nas proximais em terço externo do esmalte; arcada inferior com radiolucidez atingindo toda a extensão do esmalte na face mesial do dente 37, restauração estética MOD no dente 36, dente 45 com radiolucidez na face distal envolvendo esmalte e dentina, restauração MOD estética no dente 46 e dente 47 com radiolucidez na face mesial e oclusal atingindo terço interno da dentina.Ainda considerando o quadro clínico apresentado no texto, assinale a opção incorreta acerca do tratamento não-restaurador.
As lesões de mancha branca devem ser monitoradas, devendo-se, ainda, introduzir a fluorterapia para remineralização dessas lesões.
A presença de gengivite marginal reflete a má higiene e é fator de risco para novas lesões.
A orientação dietética deve incluir restrição de consumo de sacarose nos intervalos das refeições principais.
A fluorterapia indicada deve consistir em aplicação tópica de flúor na forma de verniz na concentração de 5%, diariamente, por uma semana.
Texto para as questões 31 a 33
Um rapaz com 22 anos de idade, estudante, atleta amador, procurou atendimento odontológico, queixando-se de dor difusa ao se alimentar. Há 2 anos, após entrar na faculdade e em seguida a um estágio profissional, ele mudou seus hábitos em função da nova rotina e da prática esportiva, conforme relatado a seguir.
Hábitos de higiene: escovação 3 vezes ao dia e uso diário de fio dental. Hábitos dietéticos: alimentação rica em carboidratos, sem horários fixos e consumo de refrigerantes, bebidas energéticas e café com açúcar várias vezes ao dia. Exame extra-oral apresenta aspectos de normalidade, músculos da mastigação muito desenvolvidos, mas dentro do padrão normal. Exame intra-oral indica: presença de todos os dentes; gengivite marginal nos dentes posteriores nas faces linguais e vestibulares; áreas de desgaste no esmalte vestibular dos incisivos centrais superiores e vertentes de cúspides de molares e pré-molares com exposição em forma circular de dentina; manchas brancas em forma de colar nos pré-molares e molares; restaurações de resina composta extensas MOD muito desgastadas nos primeiros molares inferiores. No exame radiográfico da arcada superior, observam-se: restaurações oclusais em material estético nos molares, prémolares com radiolucidez nas proximais em terço externo do esmalte; arcada inferior com radiolucidez atingindo toda a extensão do esmalte na face mesial do dente 37, restauração estética MOD no dente 36, dente 45 com radiolucidez na face distal envolvendo esmalte e dentina, restauração MOD estética no dente 46 e dente 47 com radiolucidez na face mesial e oclusal atingindo terço interno da dentina.Considerando o quadro clínico apresentado no texto, julgue os itens a seguir, relativos aos hábitos de higiene e dietéticos.
I É necessário corrigir a técnica de escovação.
II O consumo desregrado de sacarose contribui para a atividade da doença cárie.
III O consumo excessivo de energéticos e refrigerantes explica, em função do pH ácido, as erosões nos incisivos centrais.
IV As erosões nas superfícies oclusais não têm relação com hábitos dietéticos.
A quantidade de itens certos é igual a
Em relação a medidas de proteção da equipe de saúde, assinale a opção incorreta.
Caso as luvas sejam rasgadas ou puncionadas durante um procedimento clínico, deve-se calçar imediatamente um segundo par de luvas sobre o primeiro para o término do procedimento.
As luvas de vinil ou látex servem para a realização de procedimentos clínicos de dentística, prótese e periodontia e devem ser descartadas após cada um dos procedimentos.
As luvas de procedimentos ou as cirúrgicas não proporcionam proteção contra perfurações de agulhas, mas podem diminuir a penetração de sangue.
As luvas de borracha grossa são utilizadas para serviços de limpeza e descontaminação de instrumentos, equipamentos e superfícies, e devem ser descontaminadas após seu uso.
Em relação à aspiração por meio de cânulas, com o objetivo de se manter limpo o campo operatório e sem umidade excessiva, o que proporciona melhoria da visibilidade e, conseqüentemente, aumento da qualidade do atendimento, assinale a opção incorreta.
A cânula deve ser mantida a uma distância de, pelo menos, 2 mm em relação aos tecidos moles, para se evitar dilaceração.
Quando toca o palato mole ou a região posterior da cavidade bucal, a cânula pode provocar desconforto ou náusea no paciente.
A cânula deve ser colocada dentro da cavidade bucal do paciente e estar completamente fora da área de trabalho do operador.
Um dos melhores meios de retração dos tecidos e de promoção de campo limpo e seco consiste na utilização simultânea de duas cânulas de sucção, devendo uma delas ser manuseada pelo paciente.
Texto para as questões de 48 a 51
Devido às condições de atendimento em consultório dentário, a equipe odontológica está exposta ao risco de infecção. Por isso, o controle de infecção é realizado por meio de um conjunto de procedimentos clínicos e da utilização de equipamentos, para se evitar a contaminação antes, durante e após o período de atendimento aos pacientes.
O processo de esterilização por meio do calor úmido, em que se associam altas temperaturas com vapor saturado e pressão, são eficientes desde que utilizados corretamente. Assinale a opção em que se relacionam adequadamente os materiais com o acondicionamento para esse tipo de esterilização.
roupas – embaladas em papel kraft, tecido de algodão apropriado ou embalagens plásticas apropriadas.
lâminas de corte, tesouras e serras – acondicionadas em caixas metálicas fechadas.
instrumental clínico de aço – guardados em tubos de vidro com tampa de algodão.
material de aço – lacrado em papel de alumínio.
Texto para as questões de 48 a 51
Devido às condições de atendimento em consultório dentário, a equipe odontológica está exposta ao risco de infecção. Por isso, o controle de infecção é realizado por meio de um conjunto de procedimentos clínicos e da utilização de equipamentos, para se evitar a contaminação antes, durante e após o período de atendimento aos pacientes.
Com relação aos agentes químicos que auxiliam o controle de infecção no protocolo de limpeza/desinfecção, assinale a opção correta.
Detergente, água e sabão são utilizados para limpeza e desinfecção do piso.
Hipoclorito de sódio a 1% é utilizado na desinfecção de instrumentos cortantes.
Álcool a 70% é utilizado para se desinfetarem instrumentais por flambagem.
Glutaraldeído a 2% é utilizado na desinfecção prévia de instrumentos por imersão.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...