Lista completa de Questões de Odontologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Odontologia - Terapêutica e Farmacologia Odontológica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Texto para as questões 60 e 61
Um paciente relata dor pulsátil constante que se intensifica durante a mastigação, no local do dente 36. Ao exame clínico, observa-se mobilidade dentária, presença de cárie e ausência de aumento volumétrico vestibular ou lingual. O teste de vitalidade pulpar foi negativo e o de percussão, positivo.
Ainda com relação ao caso apresentado no texto, suponha que o paciente tenha sido considerado especial e que houve indicação para o uso profilático de antibiótico. Assinale a opção que apresenta os medicamentos corretos de primeira e segunda escolha indicados para esse paciente e seus respectivos mecanismos de ação.
penicilina, para inibição da parede celular; clindamicina, para inibição da síntese protéica.
penicilina, para inibição da síntese protéica; azitromicina, para inibição da parede celular.
metronidazol, para alteração do DNA bacteriano; clindamicina, para inibição da parede celular.
claritromicina, para inibição da síntese protéica; azitromicina, para inibição da parede celular.
Texto para as questões de 48 a 51
Devido às condições de atendimento em consultório dentário, a equipe odontológica está exposta ao risco de infecção. Por isso, o controle de infecção é realizado por meio de um conjunto de procedimentos clínicos e da utilização de equipamentos, para se evitar a contaminação antes, durante e após o período de atendimento aos pacientes.
Após o uso clínico, o instrumental contaminado deve receber tratamento cuidadoso para se evitar a contaminação cruzada. A seqüência adequada de procedimentos no tratamento de instrumentos por meio de calor úmido é
secagem, esterilização, lavagem, embalagem, desinfecção química e enxágüe.
desinfecção química, lavagem, enxágüe, secagem, embalagem e esterilização.
embalagem, esterilização, enxágüe, secagem, desinfecção química e lavagem.
lavagem, enxágüe, secagem, desinfecção química, esterilização e embalagem.
Odontologia - Terapêutica e Farmacologia Odontológica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Com relação a terapia antibiótica em clínica odontológica, assinale a opção incorreta.
As penicilinas e as cefalosporinas têm ação bactericida e atuam na parede bacteriana.
As tetraciclinas são bactericidas e seu efeito ocorre pela inibição da síntese protéica.
A terapia antibiótica é indicada em indivíduos sadios nos casos de abscesso periapical, periodontite agressiva, periodontite necrótica, periodontite refratária, pericoronarite, celulites, osteítes infecciosas, estomatites bacterianas e infecções bacterianas das glândulas salivares.
A indicação de terapia antibiótica profilática é limitada aos procedimentos que expõem a um meio séptico um sítio normalmente estéril em pacientes saudáveis.
O grupo de fibras do ligamento periodontal que impede a intrusão do dente é o grupo
da crista alveolar.
oblíquo.
horizontal.
apical.
O uso correto do isolamento absoluto do campo operatório é capaz de eliminar por completo a umidade, criando condições ideais de visibilidade e de acesso a esse campo, retraindo e protegendo os tecidos. Acerca das etapas do isolamento absoluto, assinale a opção correta.
Com o auxílio de uma caneta, marcam-se os dentes a serem isolados no lençol de borracha. Essa marcação deve ser feita em qualquer ponto do dente a ser isolado.
No local previamente marcado com caneta, deve-se utilizar o perfurador de Ainsworth com qualquer diâmetro de orifício.
O grampo para isolamento deve ser selecionado de acordo com o tamanho e a condição de cada dente, para favorecer sua estabilidade e retenção na coroa dental, não devendo estar apoiado na gengiva marginal.
Se o lençol de borracha do isolamento rasgar-se e drenar saliva no campo operatório, deve-se utilizar o sugador para manter o campo seco.
Texto para as questões de 48 a 51
Devido às condições de atendimento em consultório dentário, a equipe odontológica está exposta ao risco de infecção. Por isso, o controle de infecção é realizado por meio de um conjunto de procedimentos clínicos e da utilização de equipamentos, para se evitar a contaminação antes, durante e após o período de atendimento aos pacientes.
Considerando o assunto abordado nesse texto, é correto afirmar que, entre os equipamentos de proteção individual que funcionam como barreiras consideradas físicas, incluem-se
gorro, luvas, máscara, protetor de bancada, sobreluvas.
filme plástico de PVC, avental, luvas, máscara.
óculos de grau, avental de chumbo, máscara, pró-pés.
jaleco, gorro, máscara, luvas, protetores oculares.
Quanto às fases da patogenia da doença periodontal, assinale a opção correta.
Na lesão precoce, apesar das alterações clínicas como aumento do volume gengival, edema e alterações do contorno gengival, ao exame microscópico, observa-se a integridade da maior parte das fibras colágenas.
A presença de eventuais cristas epiteliais indica que a lesão está estabelecida.
Na lesão inicial, há predominância de neutrófilos ou leucócitos polimorfonucleares (PMN).
Do ponto de vista clínico-radiográfico, a fase da lesão estabelecida significa que a periodontite foi determinada pela presença de bolsa periodontal e pela perda óssea, simultaneamente.
O controle de infecção é definido como o conjunto de medidas que visa prevenir, imunizar ou eliminar riscos decorrentes de atividades de trabalho em equipe que possam comprometer a saúde do homem, da coletividade e do meio ambiente. Assinale a opção correta, relativamente às medidas de precaução no ambiente odontológico.
A lavagem das mãos é a ação básica mais importante para a prevenção e o controle de infecção.
A imunização feita com vacinas não reduz o risco de infecções, pouco protegendo a saúde da equipe profissional e de seus pacientes.
A descontaminação do ambiente de trabalho elimina todas as formas de propagação de microrganismos.
Todos os artigos utilizados em atendimentos odontológicos devem ser lavados, desinfetados e esterilizados, independentemente do seu potencial de transmissão de infecção.
Para a raspagem supra e subgengival realizada com curetas Gracey, assinale a opção correta acerca do apoio dos dedos e mãos para ativação do instrumento.
O apoio convencional dificulta o estabelecimento do paralelismo da porção inferior da haste com o dente.
A força pode permanecer a mesma quando o apoio é feito tanto na arcada oposta quanto em qualquer outro ponto.
O apoio reforçado é aquele realizado quando os dedos são apoiados longe do dente que está sendo raspado.
Os dedos médio e anelar, durante o apoio, devem ficar separados.
Sobre o uso de selantes, julgue os itens subseqüentes.
A atividade e o risco à cárie do paciente e do dente não são parâmetros importantes para indicar a necessidade de selante.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...