Questões de Odontologia da Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC)

Lista completa de Questões de Odontologia da Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Fratura isolada do soalho orbitário resultante de impacto direto ao globo ocular é conhecida como:

  • A. Blow-out.
  • B. Fratura Zigomático-maxilar.
  • C. Fratura Zigomático-orbitária.
  • D. Síndrome da fissura orbitária superior.

O processo de estresse pode ser dividido, didaticamente, em fases. Fisiologicamente, duas fases constituem o processo de estresse: uma fase de alarme e uma fase refratária. Esta última (fase refratária) pode ser descrita pelas seguintes características:

  • A.

    Colapso energético do órgão vulnerável; aparecimento de uma patologia orgânica ou óbito súbito.

  • B.

    Retorno do organismo ao equilíbrio homeostático basal; ativação parassimpática; relaxamento geral do corpo e da mente.

  • C.

    Mobilização total do organismo; extrema atividade mental na busca da solução do agente estressor; taquicardia; sudorese; dor de cabeça; palidez; hipertensão; fadiga; insônia; dificuldade respiratória; falta de apetite; bruxismo cêntrico.

  • D. Mobilização específica de um órgão; desaparecem sintomas físicos; irritabilidade; isolamento social; incapacidade social; incapacidade de desligar-se; impotência; bruxismo cêntrico e/ou excêntrico.

Fraturas compostas de mandíbula significam:

  • A. Fraturas com múltiplos fragmentos.
  • B. Fraturas comunicadas com o meio externo.
  • C. Fraturas com completa transecção do osso.
  • D. Fraturas incompletas com flexibilidade do osso.

Em relação ao tratamento das fraturas faciais, é CORRETO afirmar:

  • A. Sinal de Battle ou equimose retro-auricular sugere fratura da base do crânio.
  • B. Equimose periorbitária associada à hemorragia subconjuntival sugere oftal-moplegia.
  • C. Alterações pupilares ou da acuidade visual sugerem traumatismo aos pares cranianos IX, X, XI.
  • D. Pupilas desiguais (anisocoria) num paciente letárgico sugerem lesão do VII par craniano.

Sobre ergonomia em odontologia, é CORRETO afirmar:

  • A.

    A análise para a localização de equipamentos em odontologia deve idealizar o mostrador de um relógio onde o centro, que corresponde ao eixo dos ponteiros do relógio, é a cabeça do operador sentado na cadeira odontológica

  • B.

    A altura do paciente deitado na cadeira odontológica deve permitir ao operador permanecer com os braços com uma inclinação mínima de 10º no sentido horizontal e com os cotovelos longe do seu corpo

  • C.

    Zona de transferência corresponde ao espaço alcançado com o movimento do braço estendido. Nessa área devem estar localizados as mesas auxiliares e os equipamentos

  • D.

    As pernas do operador devem permanecer abertas, formando um triângulo eqüilátero, chamado triângulo fisiológico de sustentação, cujo vértice é o cóccix, e a base, uma linha que passa pela parte anterior das rótulas

É INCORRETO afirmar:

  • A.

    Durante o trabalho, as torções do corpo, os grandes alongamentos ou os movimentos bruscos causam maiores problemas para a saúde dos profissionais

  • B.

    A posição sentada para o profissional e deitada para o paciente, quando corretamente realizada, pode ser mais prejudicial ao corpo do que quando realizado na posição em pé

  • C.

    Uma correta posição de trabalho pode também diminuir os riscos relativos aos agentes de carga biológicos, porque propicia uma boa distância entre o operador e a boca do paciente

  • D.

    O trabalho em equipe e o uso de equipamentos adequados e bem distribuídos no espaço físico são medidas eficazes na eliminação dos efeitos negativos dos agentes de carga de trabalho em odontologia

INSTRUÇÃO: Responda às questões 26 a 29 de acordo com a legenda a seguir:

(A) Apenas as afirmativas 1, 2 e 3 estão corretas.

(B) Apenas as afirmativas 2, 3 e 4 estão corretas.

(C) Apenas as afirmativas 2 e 3 estão corretas.

(D) Apenas as afirmativas 2 e 4 estão corretas.

1. Estudos experimentais ou de intervenção devem estar limitados ao estudo de doenças raras.

2. Estudos do tipo caso-controle representam uma boa indicação para o estudo de doenças raras.

3. Estudos ecológicos são relativamente rápidos e fáceis de realizar e constituem a melhor opção para testar hipóteses de causa e efeito no estudo de uma doença.

4. Estudos do tipo coorte são normalmente longos e constituem uma boa indicação para o estudo de fatores causais raros.

  • A. Apenas as afirmativas 1, 2 e 3 estão corretas.
  • B. Apenas as afirmativas 2, 3 e 4 estão corretas.
  • C. Apenas as afirmativas 2 e 3 estão corretas.
  • D. Apenas as afirmativas 2 e 4 estão corretas.

INSTRUÇÃO: Responda às questões 26 a 29 de acordo com a legenda a seguir:

(A) Apenas as afirmativas 1, 2 e 3 estão corretas.

(B) Apenas as afirmativas 2, 3 e 4 estão corretas.

(C) Apenas as afirmativas 2 e 3 estão corretas.

(D) Apenas as afirmativas 2 e 4 estão corretas.

1. Estudos transversais são estudos complexos, em que uma amostra simples da população é seguida no tempo.

2. Estudos seccionais, ou transversais, estuda a situação de exposição e efeito de uma doença em uma população em um único momento.

3. Estudos transversais não permitem o estabelecimento da associação de causa-efeito.

4. Em estudos transversais, pode-se determinar o risco relativo de um fator causal associado a uma doença ou fenômeno.

  • A. Apenas as afirmativas 1, 2 e 3 estão corretas.
  • B. Apenas as afirmativas 2, 3 e 4 estão corretas.
  • C. Apenas as afirmativas 2 e 3 estão corretas.
  • D. Apenas as afirmativas 2 e 4 estão corretas.

INSTRUÇÃO: Responda às questões 26 a 29 de acordo com a legenda a seguir:

(A) Apenas as afirmativas 1, 2 e 3 estão corretas.

(B) Apenas as afirmativas 2, 3 e 4 estão corretas.

(C) Apenas as afirmativas 2 e 3 estão corretas.

(D) Apenas as afirmativas 2 e 4 estão corretas.

1. Estudos de casos e controles analisam um conjunto de casos já diagnosti-cados com a doença em foco.

2. Nos estudos casos-controle, os indivíduos do grupo controle devem ser "pa-reados" aos do grupo de doentes, ou seja, devem possuir características (ex.: sexo, idade) semelhantes, diferindo apenas pela ausência da doença estudada.

3. Os estudos de casos e controle podem somente oferecer uma medida relativa do risco.

4. Estudos de coorte fornecem uma estimativa direta do risco associado com o fator causal.

  • A. Apenas as afirmativas 1, 2 e 3 estão corretas.
  • B. Apenas as afirmativas 2, 3 e 4 estão corretas.
  • C. Apenas as afirmativas 2 e 3 estão corretas.
  • D. Apenas as afirmativas 2 e 4 estão corretas.

INSTRUÇÃO: Responda às questões 26 a 29 de acordo com a legenda a seguir:

(A) Apenas as afirmativas 1, 2 e 3 estão corretas.

(B) Apenas as afirmativas 2, 3 e 4 estão corretas.

(C) Apenas as afirmativas 2 e 3 estão corretas.

(D) Apenas as afirmativas 2 e 4 estão corretas.

1. O estudo de coorte prospectivo é um tipo de estudo longitudinal.

2. Os estudos de coortes analisam as associações de exposição e efeito, por meio da comparação da ocorrência de doenças entre expostos e não-expostos ao fator de risco.

3. Nos estudos tipo caso-controle, as exposições passadas são comparadas entre pessoas atingidas e não atingidas pela doença objeto do estudo.

4. O estudo de coorte retrospectivo deve ser considerado como estudo seccional, pois só analisa a situação de um grupo em um determinado ponto do passado.

  • A. Apenas as afirmativas 1, 2 e 3 estão corretas.
  • B. Apenas as afirmativas 2, 3 e 4 estão corretas.
  • C. Apenas as afirmativas 2 e 3 estão corretas.
  • D. Apenas as afirmativas 2 e 4 estão corretas.
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