Lista completa de Questões de Odontologia da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre a Reconstrução Facial Forense, pode-se afirmar:
Ao examinar um cadáver, no ano corrente, o perito observa que todos os órgãos dentários do arco superior estão hígidos e normoposicionados e que o arco inferior revela a ausência do elemento 36, restauração com material mimético (da cor do dente) na oclusal do elemento 45 e restauração em amálgama ocluso-distal no elemento 46. Familiares, em busca de seu filho, entregaram ao perito um documento devidamente datado, carimbado e assinado por um cirurgião-dentista, que afirma: OSr. R. L. Souza foi atendido por mim no ano de 2005. Todos os seus dentes estavam hígidos, exceto o 36, que estava ausente, e o 45, que possuía uma cárie oclusal e foi restaurado com resina por este profissional. O confronto para fins de identificação permite ao perito:
A padronização é fundamental para os estudos craniométricos e, sob este aspecto, o plano de Frankfurt oferece imensurável contribuição. Este plano, localizável tanto no crânio seco como no indivíduo vivo, foi originariamente concebido utilizando-se como referência:
Os ossos humanos possuem características morfológicas e microscópicas que podem diferenciá-los dos outros animais. Estão entre essas características:
Ao examinar uma ossada, o perito observa a ausência do canino superior direito sem perda do espaço reservado ao referido elemento, estando os dentes adjacentes normoposicionados; o alvéolo dentário mostra-se íntegro, sem sinais de remodelação óssea e com as cristas preservadas. Adescrição permite ao perito concluir que:
No que diz respeito à estimativa da estatura, é correto afirmar que:
Constituem acidentes anatômicos importantes para a estimativa do sexo pelo crânio:
Constituem métodos de estimativa da idade a partir dos elementos dentários:
Espinha nasal projetada, borda inferior da abertura piriforme afiada, ponte nasal alta e raiz nasal projetada são características observadas nos crânios com a seguinte afinidade populacional:
Conforme afirma o renomado professor Daruge, o grau de certeza do diagnóstico varia de acordo com o número e a natureza das peças examinadas. Portanto, pode-se afirmar que o crânio constitui o segmento do corpo humano que apresenta o maior número de informações para o estudo do(da):
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...