Lista completa de Questões de Odontologia da Fundação Universa (FUNIVERSA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a alternativa que apresenta o tipo de célula que não é encontrado na polpa dentária.
célula de Merkel
célula mesenquimal indiferenciada
fibroblasto
macrófago
odontoblasto
A polpa dentária de um indivíduo adulto jovem, em condições de normalidade, pode ser definida histologicamente como tecido conjuntivo
denso modelado, ricamente ou pobremente celularizado.
denso não modelado, pobremente celularizado.
denso não modelado, ricamente celularizado.
frouxo, pobremente celularizado.
frouxo, ricamente celularizado.
Assinale a alternativa correta acerca da técnica e dos materiais para proteção do complexo dentina-polpa.
O tratamento expectante é um tipo de proteção direta.
Em cavidades muito profundas a serem restauradas com resina composta, recomenda-se forramento com cimento de hidróxido de cálcio e cimento de ionômero de vidro.
Cavidades de média profundidade exigem o uso de um cimento de hidróxido de cálcio para estimular a formação de dentina reparadora.
O cimento de ionômero de vidro é o material de escolha em forramentos de restaurações de resina composta ou de amálgama, devido à propriedade de estimular a formação de dentina reparadora pela liberação de flúor.
Vernizes cavitários são ótimos isolantes térmicos e, por isso, são recomendados para serem passados sobre o cimento de ionômero de vidro em dentes que serão restaurados com amálgama.
Com relação aos fundamentos do preparo cavitário para restauração em amálgama, assinale a alternativa correta.
O arredondamento dos ângulos internos só é importante em dentes a serem restaurados com amálgama.
O ângulo cavo superficial sempre deve ser arredondado.
O recortador de margem gengival pode ser usado para arredondar o ângulo axiopulpar.
A parede vestibular e a lingual das caixas proximais devem possibilitar a adaptação da matriz metálica. Por isso, devem ser afastadas do dente vizinho cerca de 0,5 mm, seja com desgaste ou com uso de cunhas de madeira.
O ponto de contato com o dente antagônico deve estar localizado sobre os limites do preparo, na linha que delimita o encontro do material restaurador com o esmalte sadio.
A supervalorização da harmonia do sorriso tem estimulado a procura por tratamentos com finalidade exclusivamente estética. Assim, cada vez mais, tem-se popularizado o clareamento dental, assim como a modificação ou o restabelecimento da anatomia dentária com facetas de cerâmica ou restaurações em resina composta. A respeito de materiais e técnicas empregadas na chamada odontologia estética, assinale a alternativa correta.
Em dentes vitais mais escurecidos, o peróxido de hidrogênio a 35% pode ser usado no método de clareamento caseiro com moldeiras individuais para acelerar o tratamento. Nesse caso, a recomendação é a de que o paciente não ultrapasse uma hora de utilização diária.
As facetas de resina composta possuem propriedades mecânicas muito próximas à do esmalte, tais como módulo de elasticidade, resistência à fratura e dureza.
O material mais recomendado para a cimentação de facetas de cerâmica feldzpática em dentes anteriores vitais é o cimento de ionômero de vidro.
As facetas em resina composta são passíveis de serem reparadas. Nesse caso, é importante que, antes da técnica adesiva, a superfície seja asperizada com jato de óxido de alumínio ou pontas diamantadas, para aumentar a adesão do novo incremento.
Em geral, a reanatomização de dentes conoides com facetas ou coroas de cerâmica requer extenso desgaste dental.
Acerca das propriedades das resinas compostas e dos adesivos dentinários, assinale a alternativa correta.
As resinas compostas nanoparticuladas ou nano-híbridas de viscosidade normal podem ser empregadas como resinas universais em dentes anteriores ou posteriores.
As resinas do tipo flow ou de baixa viscosidade foram desenvolvidas para serem empregadas em regiões de difícil acesso. Suas propriedades mecânicas são comparáveis às das resinas micro-híbridas no que se refere ao módulo de elasticidade e à resistência à fratura.
As resinas compostas de nanopartículas possuem mais matriz orgânica que as resinas de micropartículas e, por isso, sofrem maior contração de polimerização.
Adesivos dentinários aderem-se à estrutura dentinária por meio de adesão química dos grupamentos carboxílicos às fibrilas colágenas.
A polimerização de resinas compostas, em geral, é acompanhada de uma tensão de contração. Quanto mais alta a potência do aparelho usado para fotopolimerização, menor a tensão gerada.
Em relação à maloclusão dentária e ao seu tratamento, assinale a alternativa correta.
Os molares superiores mesializam mais que os molares inferiores.
Em geral, os hábitos de sucção durante a época da erupção dos dentes permanentes têm pouco ou nenhum efeito na oclusão do paciente.
A maloclusão classe II de Angle pode ter origem tanto esquelética quanto dentária.
A utilização de aparelhos ortodônticos, para fechar ativamente a mordida aberta na dentição decídua, é geralmente aconselhada.
As placas removíveis estão indicadas para mordidas cruzadas esqueléticas ou para expansão dentária entre 4 e 5 mm.
Com base na radiografia periapical acima, assinale a alternativa que apresenta a estrutura anatomorradiográfica indicada pela seta.
processo coronoide
Y invertido de ENNIS
tubérculo geniano
hâmulo pterigoideo
cortical da abertura piriforme
Assinale a alternativa correta em relação ao controle mecânico e químico do biofilme dental supragengival e subgengival.
Em pacientes com alto risco ou alta atividade de cárie, é indicado o uso de bochecho de NaF a 0,5%.
A fluorose dental é decorrente do efeito tópico do flúor em contato com os dentes.
Revisões sistemáticas sugerem que, em pacientes com maior risco de cárie, devido ao uso do aparelho ortodôntico, a associação de flúor e substâncias antibacterianas é menos eficaz que o uso exclusivo de flúor.
Em espaços interdentais amplos, o uso de fio dental é mais recomendado que o uso de escova interdental.
As evidências científicas mostram que o controle da placa supragengival reflete-se na qualidade microbiológica do biofilme subgengival, reduzindo o número de bactérias periodontopatogênicas.
Algumas doenças mucocutâneas e sistêmicas podem apresentar manifestações na gengiva. Em tais casos, verifica-se inflamação do tecido gengival, presença de eritema com destacamento das camadas superficiais epiteliais na gengiva livre e inserida. Além disso, pode haver áreas de ulceração e(ou) presença de lesões vesiculobolhosas. Evidencia-se, nesses casos, a
gengivite plasmocitária.
gengivite descamativa.
gengivite granulomatosa.
gengivoestomatite alérgica.
gengivite refratária.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...