Lista completa de Questões de Odontologia da Fundação Universa (FUNIVERSA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No que tange aos aspectos relacionados à implantodontia, as distâncias mínimas, em milímetros, necessárias para o sucesso clínico entre dois implantes dentários e entre o forame mentoniano e um implante são, respectivamente,
3 e 5.
3 e 4.
3 e 3.
1 e 4.
1 e 5.
Uma paciente, 33 anos de idade, funcionária pública, compareceu a uma clínica radiográfica para realização de exames de imagem e documentação para colocação de implantes dentários. Sua história médica pregressa e sua saúde atual não apresentavam alterações dignas de nota. Após a realização dos exames radiográficos, constatou-se alteração óssea em mandíbula, assintomática, conforme mostra a radiografia a seguir.
Nessa situação, o diagnóstico clínico mais provável é o de
cisto ósseo de Stafne.
cisto dentígero.
cisto odontogênico glandular.
cisto ósseo aneurismático.
cisto linfoepitelial cervical.
Em relação ao diagnóstico de lesões de cárie em esmalte, assinale a alternativa correta.
A lesão de mancha branca é um dos sinais clínicos iniciais visíveis da desmineralização na superfície da dentina.
O uso da sonda exploradora pode produzir defeitos traumáticos irreversíveis em lesões que poderiam ser controladas apenas por meio do controle do biofilme dental.
As evidências científicas sugerem que a secagem do esmalte não deve ser realizada durante o diagnóstico da doença cárie.
Uma lesão acastanhada combinada com uma superfície brilhante indica que a lesão de cárie está ativa.
A radiografia panorâmica é o exame complementar mais indicado para determinação da profundidade da lesão.
Com relação à cárie dentária, julgue os itens a seguir.
I Dentes com áreas de desmineralização podem ser cavitados pelo uso da sonda exploradora.
II A lesão de cárie pode ocorrer em qualquer superfície dentária onde o biofilme instala-se e permanece durante algum tempo sem que seja perturbado em sua estruturação, em seu metabolismo ou deslocamento.
III A lesão cariosa em qualquer estágio de destruição tecidual, não cavitada ou cavitada, pode se tornar inativa, independentemente da idade do paciente.
Assinale a alternativa correta.
Nenhum item está certo.
Apenas os itens I e II estão certos.
Apenas os itens I e III estão certos.
Apenas os itens II e III estão certos.
Todos os itens estão certos.
No contexto de biossegurança em odontologia, os riscos são divididos segundo a sua natureza e podem ser identificados por meio de uma cor específica. Os riscos biológicos são representados pela cor
verde.
vermelha.
marrom.
amarela.
azul.
Os traumatismos em crianças são acidentes comuns. Em relação aos traumatismos dentoalveolares, assinale a alternativa correta.
As fraturas radiculares são os traumatismos mais comuns na dentição decídua.
O tratamento de escolha, no caso de uma avulsão de um incisivo central decíduo, é a reimplantação.
A exodontia do dente é indicada nos casos de subluxações.
Concussão é definida como um traumatismo aos tecidos de suporte do dente, sem aumento de mobilidade ou sem deslocamento do dente, mas com uma marcante sensibilidade à percussão.
A exodontia de dentes decíduos traumatizados deve ser evitada devido ao risco de deslocamento do dente permanente sucessor.
As infecções recorrentes pelo vírus herpes simples (HSV) podem ocorrer tanto no local de sua inoculação primária como em áreas adjacentes da superfície epitelial suprida pelo gânglio envolvido. A localização mais comum de recidiva do HSV, de interesse para a odontologia, é a borda do vermelhão do lábio e da pele adjacente dos lábios. Essa infecção é conhecida como herpes labial e representa uma das doenças infecciosas mais comumente encontradas pelo cirurgião-dentista. Assinale a alternativa que apresenta o fármaco mais apropriado para o tratamento dessa doença.
propionato de clobetasol
amoxicilina
ibuprofeno
aciclovir
dexametasona
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...