Lista completa de Questões de Odontologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Algumas medidas com abordagens populacionais visando ao controle da cárie dentária podem ser descritas a seguir, com EXCEÇÃO da (o):
Odontologia - Terapêutica e Farmacologia Odontológica - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - 2013
Paciente 7 anos, portadora de síndrome de Rett, com déficit neuro-cognitivo e retardo mental severo, necessita de tratamento odontológico em molares decíduos inferiores. Dentre as técnicas citadas abaixo, estaria contra-indicada a:
Cárie de incisivo, cárie rampante, cárie anterossuperior, cárie de mamadeira, cárie vestibular e cárie de aleitamento são sinonímia para a cárie precoce na infância. Dentre suas características, pode-se encontrar:
Uma terapia pulpar efetiva requer uma avaliação e interpretação correta de sinais e sintomas clínicos, levando a um diagnóstico preciso da condição pulpar. De acordo com Cameron e colaboradores (2012), dentre os sinais e sintomas agudos relacionados à condição pulpar, podem ser incluídos:
De acordo com Ranly, (1994) modificado por Primo e colaboradores in Maia e Primo (2012), dentre as ações esperadas e limitações dos medicamentos e técnicas utilizados nas pulpotomias de dentes decíduos, podemos destacar que:
Paciente de 3 três anos de idade, saudável, apresentou-se à clínica para tratamento. Durante a remoção de tecido cariado, sob isolamento absoluto, do elemento 85, ocorreu pequena exposição acidental da polpa, na região do corno pulpar mesial. Nas condições mencionadas, de acordo com Mc Donald e colaboradores (2011), a conduta indicada seria:
Paciente de 10 anos de idade apresentou-se no consultório para acompanhamento de traumatismo dentário no incisivo central superior direito. Ao exame radiográico (quinze dias após o acidente) observouse uma imagem radiotransparente associada ao ápice do elemento traumatizado, semelhante a uma lesão periapical de origem endodôntica. O paciente continuou em acompanhamento e na consulta trimestral, veriicou-se o desaparecimento da imagem em questão. A este evento de reparação periapical dá-se o nome de lesão:
Paciente de 2 anos de idade é trazido por sua mãe ao consultório do Odontopediatra em consulta de urgência. Segundo o relato materno, o bebê, que estava pulando sobre a cama, caiu e bateu com a boca no chão. Ao exame clínico, observouse ausência de trincas e fraturas, e a presença de pequena mobilidade, porém sem mudança de posição do elemento afetado. Veriicou-se também a presença de sangramento na margem gengival. O exame radiográico sugeriu ausência de fraturas e ausência de espessamento do ligamento periodontal. Diante do relato, pode-se airmar que o bebê sofreu uma:
Dentre os fatores predisponentes para a ocorrência dos traumatismos dentários, podem ser encontrados:
Paciente do gênero masculino, de 5 anos e meio, foi recebido em seu consultório com queixa de dor espontânea no elemento segundo molar superior decíduo do lado direito. Ao exame clínico, observou-se que o elemento em questão encontrava-se hígido, porém, com mobilidade acentuada. Ao exame radiográfico, verificou-se imagem sugestiva de extensa reabsorção da raiz distal do segundo molar superior decíduo do lado direito. Frente ao relato, estamos diante de um caso de:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...