Lista completa de Questões de Odontologia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Diante de uma avulsão dental, preconizam-se os seguintes procedimentos clínicos:
o dente permanente deverá ser implantado em até 48 horas e mantido sob pressão digital, ou através de uma gaze dobrada por mais 24 horas.
o dente permanente ou decíduo que não puder ser reimplantado em até 48 horas deverá ser conservado em meio alcalino a 2%, após a limpeza.
o dente decíduo deverá ser reimplantado imediatamente devido à menor quantidade de ligamentos periodontais e camada de cemento mais grossa.
dentre os cuidados gerais, podem-se destacar, nas primeiras 72 horas, a dieta pastosa e a cobertura antiinflamatória por 15 dias, além de aplicações diárias de flúor.
para auxiliar os dentes traumatizados em seu repouso faz-se uso de contenções que, além de manter o dente em posição, não devem lesar o periodonto.
Odontologia - Técnicas Cirúrgicas - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Na técnica primeira, segundo Graziani, para remoção de dois dentes consecutivos erupcionados, a fase cirúrgica consiste em tempos operatórios, descritos, seqüencialmente, a seguir:
sindesmotomia palatina; sindesmotomia vestibular; remoção do primeiro dente; remoção do segundo dente; remoção de cristas e arestas; curetagem do alvéolo; sutura.
sindesmotomia palatina; remoção do primeiro dente; sindesmotomia vestibular; remoção do segundo dente; remoção de cristas e arestas; curetagem do alvéolo; sutura.
remoção do primeiro dente; sindesmotomia palatina; remoção do segundo dente; sindesmotomia vestibular; remoção de cristas e arestas.
sindesmotomia vestibular; remoção de cristas e arestas; sindesmotomia palatina; remoção do primeiro dente; remoção do segundo dente; curetagem do alvéolo; sutura.
sindesmotomia vestibular; sindesmotomia palatina ou lingual; remoção do primeiro dente; remoção do segundo dente; remoção de cristas e arestas; curetagem do alvéolo sutura.
Odontologia - Ortodontia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Os diferentes grupos de dentes, ao irromperem ou sofrerem alguma alteração na seqüência de erupção, podem trazer problemas para a oclusão. Dentre tais problemas, pode-se citar
o primeiro molar decíduo usualmente erupciona em contato com o segundo molar permanente, sendo, portanto, um sinal de apinhamento ou ausência do segundo prémolar.
a impacção do primeiro molar decíduo é mais comum no arco inferior, provocando, portanto, reabsorção do primeiro molar permanente.
o tamanho dos dentes decíduos junto com a quantidade de espaços intermediários estão entre os fatores que determinam se os incisivos permanentes irromperão apinhados.
a perda precoce do canino decíduo, no arco superior, permite a inclinação antero-posterior do segmento lateral.
por hiperatividade do músculo mentoniano, o espaço do segmento incisivo é aberto, provocando a vestibularização dos pré-molares.
Odontologia - Ortodontia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Além das alterações nos tecidos moles durante a fase de dentição mista, devido ao crescimento dos arcos dentários e à nova posição dos dentes, outras características são observadas, como a relação entre
os incisivos, caracterizando simultaneamente a curva de Wilson e a curva de Spee.
os molares decíduos, caracterizando simultaneamente a sobremordida e a sobressaliência.
a distância vertical dos incisivos permanentes superiores e a distância horizontal dos incisivos permanentes inferiores, ao mesmo tempo.
a sobremordida e a sobressaliência, alterando e diminuindo o equilíbrio simultaneamente.
Odontologia - Ortodontia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Os movimentos de erupção dos dentes permanentes iniciam-se quando a coroa está completa. Além disso, com a erupção dos primeiros molares permanentes, ocorre a segunda e decisiva intercuspidação da oclusão. Com base nesses conceitos, pode-se afirmar que
o início dos movimentos de erupção dos dentes permanentes corresponde ao estágio 6 de Nolla.
o início dos movimentos de erupção dos dentes decíduos corresponde ao estágio 6 de Massler.
o movimento de erupção dos primeiros molares é, segundo Angle, chamado de época de erupção.
o primeiro senso de oclusão, ou primeiro ganho de dimensão vertical, acontece com a erupção do primeiro molar permanente.
Odontologia - Histologia e Embriologia Oral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
A dieta alimentar é de suma importância. Experimentos em animais ressaltaram que a dieta alimentar provoca alteração nos dentes em formação, tendo pouca influência sobre aqueles já mineralizados. A deficiência prolongada de vitaminas e sais minerais tem sérias conseqüências. .
Assinale a alternativa que relaciona corretamente a falta de vitaminas e sais minerais com suas respectivas conseqüências.Cálcio, fósforo e magnésio: afinamento da pré-dentina e fusão de canais radiculares.
Vitamina C: formação aumentada de colágeno com degeneração irreversível de odontoblastos.
Magnésio: hipertrofia pulpar no órgão do esmalte e canalículos radiculares.
Vitamina D: atraso na formação da matriz orgânica e mineralização durante a formação da dentina.
Odontologia - Cariologia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
A doença cárie na infância tem origem, entre outros fatores determinantes existentes na cavidade bucal,
na concentração de flúor, no tipo de alimentos e na freqüência alimentar.
na qualidade alimentar e socioeconômica.
nos fatores comportamentais e no alto pH salivar.
no índice de sangramento gengival e nos fatores socioeconômicos.
Odontologia - Microbiologia Bucal - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
A comunidade microbiana associada à superfície do dente ou a qualquer outro material duro não descamativo, com uma densa camada de microrganismos unida a uma matriz de polissacarídeos com outros componentes orgânicos e inorgânicos, em seu nível superior e, no topo, encontra-se uma camada solta, que freqüentemente tem um aspecto muito irregular, representa
biofilme falso.
placa dental.
matriz dental.
placa gengival.
biofilme salivar.
Odontologia - Cariologia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Sobre a terapia tópica fluoretada dos produtos de uso profissional, pode-se afirmar que
o fluoreto firmemente ligado ao esmalte é detectado quando o esmalte fica exposto a qualquer solução por 60 minutos.
os vernizes fluoretados são utilizados como alternativa para a aplicação sistêmica convencional de soluções ou géis fluoretados.
os dentifrícios fluoretados são considerados como o menor índice responsável pela redução da prevalência de cárie.
os enxaguatórios fluoretados devido ao seu alto custo são contra-indicados para programas de prevenção de cárie em comunidades escolares.
o fluoreto firmemente ligado ao esmalte é formado como o produto inicial, durante as reações de desmineralização.
Odontologia - Cariologia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
No panorama global do Ciclo Repetitivo Restaurador, torna-se relevante observar que as restaurações não têm quaisquer efeitos sobre os
fatores de risco à cárie que não são plenamente considerados no diagnóstico ou nos diferentes estágios do plano de tratamento.
tratamentos restauradores tradicionais que incorporam muitos preceitos preventivos.
fatores de risco à cárie que são plenamente considerados no diagnóstico.
fatores de risco à cárie que são, de uma forma total, considerados nos diferentes estágios do plano de tratamento.
dentistas que não tendem a considerar o sítio afetado por cárie como "doente".
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...