Questões de Pedagogia

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Para escolha dos livros didáticos aprovados na avaliação pedagógica é importante o conhecimento do guia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Neste sentido, a tarefa de professores e equipe pedagógica é analisar as resenhas contidas no guia para escolher adequadamente os livros, que devem ser utilizados no período de até:

    A) Biênio.

    B) Quinquênio.

    C) Triênio.

    D) Quadriênio.

O PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) é um programa do Ministério da Educação (MEC) que conta com a participação articulada entre governo federal, governos estaduais e municipais e do Distrito Federal, dispostos a mobilizar esforços e recursos na valorização dos professores e das escolas; no apoio pedagógico com materiais didáticos de qualidade para todas as crianças do ciclo de alfabetização e na implementação de sistemas adequados de avaliação, gestão e monitoramento, objetivando alfabetizar todas as crianças até:

    A) 6 (seis) anos de idade.

    B) 7 (sete) anos de idade.

    C) 9 (nove) anos de idade.

    D) 8 (oito) anos de idade.

Considerando os marcos normativos e, em conformidade com as competências gerais estabelecidas no âmbito da BNCC (Base Nacional Comum Curricular – etapa do ensino fundamental – anos iniciais), o ensino religioso deve atender os seguintes objetivos:

I.Proporcionar a aprendizagem dos conhecimentos religiosos, culturais e estéticos, a partir das manifestações religiosas percebidas na realidade dos educandos.
II.Propiciar conhecimentos sobre o direito à liberdade de consciência e de crença, no constante propósito de promoção dos direitos humanos.
III.Sintetizar competências e habilidades entre perspectivas religiosas e seculares de vida, exercitando o respeito à liberdade de concepções e o idealismo, de acordo com a Constituição Federal.

Analise as afirmativas e assinale a alternativa CORRETA:

    A) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.

    B) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.

    C) Apenas a afirmativa III está correta.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Segundo a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) ao longo da educação básica na educação infantil, no ensino fundamental e no ensino médio, os alunos devem desenvolver quantas competências gerais?

    A) 8 (oito).

    B) 10 (dez).

    C) 12 (doze).

    D) 6 (seis).

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei nº 9394/96) em seu art. 37, a educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos nos ensinos fundamental e médio na idade própria e constituirá instrumento para a educação e a aprendizagem ao longo da vida. Os sistemas de ensino assegurarão gratuitamente aos jovens e aos adultos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames. Um dos exames a que se refere este artigo realizar-se-ão é:

    A) No nível de conclusão do ensino fundamental, para os maiores de quinze anos.

    B) No nível de conclusão do ensino fundamental, para os maiores de dezesseis anos.

    C) No nível de conclusão do ensino médio, para os maiores de dezessete anos.

    D) No nível de conclusão do ensino médio, para os maiores de dezenove anos.

No art. 39 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei nº 9394/96) normatiza que a educação profissional e tecnológica, no cumprimento dos objetivos da educação nacional, integra-se aos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia. Os cursos de educação profissional e tecnológica poderão ser organizados por eixos tecnológicos, possibilitando a construção de diferentes itinerários formativos, observadas as normas do respectivo sistema e nível de ensino. A educação profissional e tecnológica abrangerá os seguintes cursos:

I. De formação inicial e continuada ou qualificação profissional.
II. De educação profissional técnica de nível médio.
III. De educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação.

Analise as afirmativas e assinale a alternativa CORRETA:

    A) Todas as afirmativas estão corretas.

    B) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.

    C) Apenas a afirmativa III está correta.

    D) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.

Uma das principais dificuldades dos alunos com TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) são os problemas de comportamento no ambiente escolar, manifestadas pela dificuldade em obedecer às regras impostas pela escola e pela agitação na própria sala de aula, caracterizada por:

    A) Desatenção, inquietude e impulsividade.

    B) Impulsividade, desobediência e interação.

    C) Paciência, atenção e tolerância.

    D) Desatenção, agitação e obediência.

O autismo refere-se a um grupo de transtornos caracterizados por uma tríade de prejuízos qualitativos. É um transtorno com perturbações significativas no desenvolvimento do sujeito e começa a manifestar-se antes dos três anos de idade, caracterizada na:

    A) Interação social, a comunicação e a comportamentos, que poderão variar em menor ou maior agravo para a criança que apresente comportamentos restritivos, repetitivos e estereotipados

    B) Interação social, a comunicação e a comportamentos, que poderão apresentar em menor ou maior agravo para a criança que apresente comportamentos agressivos, incerto e mutável.

    C) Interação pessoal, a gestos e a comportamentos, que poderão variar em maior agravo para a criança que apresente comportamentos duvidoso, ocasionais e estereotipados.

    D) Interação pessoal, a comportamentos, que poderão variar em menor agravo para a criança que apresente comportamentos restritivos, contingentes e estereotipados.

De acordo com o art. 15 § 4º das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos, entre os componentes curriculares temos as artes visuais, o teatro e a dança, como conteúdo obrigatório. Nesse sentido, qual das alternativas abaixo também constitui conteúdo obrigatório, porém, não exclusivo do componente curricular arte:

    A) Pintura.

    B) Música.

    C) Experiência.

    D) Expressão corporal.

A Lei nº 13.146/2015 – Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência em seu art. 74 garante à pessoa com deficiência acesso a produtos, recursos, estratégias, práticas, processos, métodos e serviços de tecnologia assistiva que maximizem sua autonomia, mobilidade pessoal e qualidade de vida. O art. 75 afirma que o poder público desenvolverá plano específico de medidas, que devem ser renovados:

    A) A cada período de 3 (três) anos.

    B) A cada período de 4 (quatro) anos.

    C) A cada período de 5 (cinco) anos.

    D) A cada período de 6 (seis) anos.

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