Questões de Pedagogia

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O ensinar

Por Maria H. B. Passamai (adaptado).


Se buscarmos conceituar o que é ensinar, encontraremos definições como: “Ministrar o ensino [...]; instruir; lecionar; educar; dar a conhecer; transmitir conhecimentos” (AURÉLIO, 1986, p. 660) ou “[...] repassar ensinamentos; doutrinar; transmitir experiência prática [...] tornar conhecido, familiar; mostrar com precisão; indicar” (HOUAISS, 2001, p. 1159). Por outro lado, ensino “[...] vem de ensinar (lat. Insegnare) que quer dizer dar preleções sobre o que os outros ignoram ou sabem mal” (NÉRICE, 1989, p. 47). Mas, no enfoque didático, o ensino “[...] é a ação de prover circunstâncias para que o educando aprenda, podendo ser a ação direta do professor (como no caso da preleção) ou indireta (como no caso de orientar o educando para pesquisar)” (NÉRICE, 1989, p. 47). Desse modo, a ação de dirigir a aprendizagem do aluno, organizando-a, selecionando os conteúdos, as tarefas e as avaliações, é compreendida muito claramente como a função dos professores.

Os professores são, portanto, aqueles que professam algo que consideram verdadeiro, válido, necessário e útil para a perpetuação da cultura e daqueles objetivos indicados pela sociedade para preservação de sua sobrevivência. São pessoas especializadas e habilitadas para, sistematicamente, passar para o aluno/aprendente “[...] um conjunto de conhecimentos que o tempo e a experiência selecionaram da cultura universal e diz respeito à nossa vivência cultural” (TOSI, 2001, p. 24). Portanto, fica evidente que os conhecimentos acumulados ao longo da existência humana vão ser transmitidos pelo “ensinante” ao “aprendente”, mas, para tal, esses conhecimentos necessitam ser selecionados e organizados em conteúdos considerados, pela sociedade, como mais relevantes às suas crianças e jovens. 

Visto dessa forma, o ato de ensinar indica que [...] a função do professor/a será facilitar o surgimento do contexto de compreensão comum e trazer instrumentos procedentes da ciência, do pensamento e das artes para enriquecer [...] espaço de conhecimento compartilhado, mas nunca substituir o processo de construção dialética desse espaço, impondo suas próprias representações ou cerceando as possibilidades de negociação aberta de todos e cada um dos elementos que compõem o contexto de compreensão comum. 

(Didática - 1951. - Vitória, ES : Universidade Federal do Espírito Santo, Secretaria de Ensino a Distância, 2011. Fonte: https://bit.ly/3fqsVtC)

Leia o texto 'O ensinar' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. Uma análise cuidadosa do texto permite ao leitor entender que, em um mundo rico em recursos tecnológicos, onde os alunos têm um amplo acesso às informações da Internet, o papel do professor torna-se cada vez mais obsoleto. Para resgatar a sua importância no meio educativo, os professores devem sempre privilegiar a realização de aulas exclusivamente teóricas e expositivas, utilizando uma linguagem excessivamente rebuscada e repleta de termos técnicos, defende o texto.

II. Fica evidente ao leitor, após a leitura do texto, que a prática do ensino é, antes de tudo, um esforço dialógico que envolve o professor, os alunos e os pais. É, também, o resultado de uma autoavaliação do profissional de educação que busca, antes de formar uma consciência cidadã nos alunos, compreender os próprios interesses e desejos de longo prazo, conforme se pode inferir do texto.

III. O texto apresenta ao leitor um pressuposto de que é evidente a lógica de que os conhecimentos acumulados ao longo da existência humana devem ser transmitidos pelo “ensinante” ao “aprendente” e que, para tal, é necessário que sejam selecionados conteúdos considerados, pela sociedade, como mais relevantes às suas crianças e jovens.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Sobre o ensino, analise as assertivas abaixo:
I. Tem o papel de impulsionar a aprendizagem. II. Apresenta a tarefa principal de assegurar a difusão e o domínio dos conhecimentos sistematizados legados pela humanidade. III. Auxilia os alunos a conhecer suas potencialidades.
Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas I e II.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II e III.

De acordo com os marcos legais sobre a educação inclusiva, o documento elaborado na Conferência Mundial sobre Educação Especial, em 1994, trata dos Princípios, Política e Prática em Educação Especial. Este documento é conhecido como:

    A) Declaração de Salamanca.

    B) Convenção da Guatemala.

    C) Declaração Universal dos Direitos Humanos.

    D) Convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência.

    E) Organização das Nações Unidas – ONU.

O Plano Nacional de Educação (PNE) foi aprovado pela Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Sua vigência é de 10 anos e apresenta 20 metas, perspectivando a melhoria da educação no Brasil. Sobre o PNE é CORRETO afirmar:
I- Elevar a taxa de alfabetização da população com 15 (quinze) anos ou mais para 93,5% (noventa e três inteiros e cinco décimos por cento) até 2015 e, até o final da vigência deste PNE, erradicar o analfabetismo absoluto e reduzir em 70% (setenta por cento) a taxa de analfabetismo funcional é uma das metas do PNE. II- Garantir, em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, no prazo de 1 (um) ano de vigência deste PNE, política nacional de formação dos profissionais da educação de que tratam os incisos I, II e III do caput do art. 61 da Lei nº 9.394/96, assegurado que todos os professores e as professoras da educação básica possuam formação específica de nível superior, obtida em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam é a meta 15 do PNE. III- Assegurar condições, no prazo de 2 (dois) anos, para a efetivação da gestão democrática da educação, associada a critérios técnicos de mérito e políticos de desempenho e à consulta pública à comunidade escolar, no âmbito das escolas públicas, prevendo recursos e apoio técnico da União para tanto é meta do PNE. IV- Garantir fontes de financiamento permanentes e sustentáveis para todos os níveis, etapas e modalidades da educação básica, observando-se as políticas de colaboração entre os entes federados, em especial as decorrentes do art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias e do§ 1o do art. 75 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que tratam da capacidade de atendimento e do esforço fiscal de cada ente federado, com vistas a atender suas demandas educacionais à luz do padrão de qualidade nacional é uma das estratégias da meta 20 do PNE.
É CORRETO o que se afirma em:

    A) II e III.

    B) I, II e IV.

    C) II, III e IV.

    D) II e IV.

    E) I, II e III.

Durante o período de aulas, um estudante de 6 anos de idade queixou-se à equipe escolar de dor abdominal leve em cólica e afirmou ter evacuado fezes semilíquidas em moderado volume duas vezes no toalete da escola, além de ter urinado uma vez. A equipe escolar constatou que a criança não estava febril, apresentava bom estado geral e não se queixava de vômitos.
Nessa situação hipotética, os cuidadores escolares devem

    A) informar aos pais e(ou) responsáveis os sintomas da criança e estimular o estudante a ingerir líquidos em abundância, como água e soro caseiro, permitindo o repouso sob supervisão.

    B) chamar serviço de transporte, como ambulância, para remoção da criança para a unidade de saúde mais próxima.

    C) informar aos pais e(ou) responsáveis os sintomas da criança e estimular o estudante a ingerir líquidos em abundância, como chás açucarados e refrigerantes com sódio.

    D) oferecer analgésicos à criança, mesmo sem autorização dos responsáveis, e mantê-la em repouso em sala separada sob supervisão, até a melhora.

    E) informar aos pais e(ou) responsáveis os sintomas da criança, exigindo que eles busquem o estudante na escola imediatamente.

De acordo com a Epistemologia Genética de Jean Piaget, o conceito de “esquemas” diz respeito a (ao):

    A) Conjunto de predisposições para o desenvolvimento físico, marcadas geneticamente.

    B) Estruturas cognitivas através das quais a mente humana organiza as informações que recebe do mundo.

    C) Fenômeno em que as explicações das crianças sobre os eventos que a rodeiam não necessitam de comprovação científica ou empírica.

    D) Momento do desenvolvimento infantil em que a fala egocêntrica some e a criança se encontra mais socializada no mundo.

Analise as afirmativas a seguir:
I. A elaboração do Projeto Político Pedagógico deve partir da concepção de educação que se constituirá como referencial teórico para todos os tópicos do documento, norteando os procedimentos, os processos, as atividades, a organização administrativa, pedagógica e curricular e a rotina que envolve tempo e espaços do ambiente escolar. II. O Plano de Intervenção Pedagógica deve estar centrado no desempenho escolar dos estudantes, tendo como base de análise os indicadores educacionais internos e externos, ignorando as dificuldades que a equipe pedagógica possui, os objetivos da instituição e o protagonismo de educandos/as e educadores/as.
Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Analise as afirmativas a seguir:


I. As manifestações da sexualidade infantil mais frequentes acontecem na realização de carícias no próprio corpo, na curiosidade sobre o corpo do outro, nas brincadeiras com colegas, nas piadas e músicas jocosas que se referem ao sexo, nas perguntas ou ainda na imitação de gestos e atitudes típicos da manifestação da sexualidade adulta.

II. Apenas evitando-se a discussão sobre os motivos subjacentes à ideia da contracepção e seus obstáculos é que se pode avançar na adoção de práticas preventivas pelos jovens, ao se relacionarem sexualmente com seu parceiro ou sua parceira.

III. O trabalho de orientação sexual constitui um processo formal e sistematizado que acontece dentro da instituição escolar, exige planejamento e propõe uma intervenção por parte dos profissionais da educação.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

As metodologias ativas envolvem os alunos em atividades de aprendizagem que privilegiam:
I. A descoberta e a investigação. II. A resolução de problemas. III. A memorização de informação. IV. O estudo dirigido.
Quais estão corretas?

    A) Apenas I e II.

    B) Apenas III e IV.

    C) Apenas I, II e III.

    D) Apenas II, III e IV.

    E) I, II, III e IV.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, em seu Art. 4º, estabelece que: O dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de:

Atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com ____________, transtornos globais do desenvolvimento e ___________ ou ____________, transversal a todos os níveis, etapas e modalidades, preferencialmente na rede ______________.

Preencha adequadamente as lacunas acima com as respectivas palavras:

    A) Altas habilidades, superdotação, deficiência, estadual de ensino.

    B) Deficiência, superdotação, altas habilidades, municipal de ensino.

    C) Deficiência, altas habilidades, superdotação, regular de ensino.

    D) Superdotação, deficiência, altas habilidades, particular de ensino.

    E) Altas habilidades, deficiência, superdotação, especial de ensino.

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