Questões de Pedagogia

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No contexto da educação abordada em âmbito global, a Cúpula Mundial da Educação publicou a reconhecida Declaração de Dakar, no ano 2000, afirmando que a educação enquanto um direito humano fundamental é a chave para um desenvolvimento sustentável, assim como para assegurar:

    A) A formação básica comum internacional, tendo como foco os sujeitos que dão vida ao currículo e à escola, seus professores e suas comunidades locais.

    B) A paz e a estabilidade dentro e entre países e, portanto, um meio indispensável para alcançar a participação efetiva nas sociedades e economias do século XXI.

    C) A integração entre os seus sujeitos, o trabalho, a ciência, a tecnologia e a cultura, tendo o trabalho como principal meio educativo, processualmente conduzido desde a Educação Infantil.

    D) A busca da identidade própria de cada estudante, o reconhecimento e a valorização das diferenças e potencialidades e o atendimento à todas as necessidades no processo de ensino e aprendizagem.

Analise as afirmativas a seguir:


I. No âmbito escolar, para que haja uma relação educativa, se faz necessário menosprezar a ação mediadora do professor, de modo a desconstruir as estruturas do conhecimento (organização das informações) e a capacidade crítica dos alunos.

II. A escola é apenas lugar para se defrontar com o conhecimento acumulado (atualmente há também outros lugares para se fazer isso, inclusive no espaço virtual – na internet). Assim, o objetivo da escola é ensinar a decorar fórmulas e regras.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Segundo o CNE/CEB nº 7 as propostas curriculares do Ensino Fundamental visarão desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe os meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores, mediante os objetivos previstos para esta etapa da escolarização, acerca disto assinale a alternativa correta:

    A) O desenvolvimento da capacidade de aprender, deixando em segundo plano o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.

    B) A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, das artes, da tecnologia e dos valores em que se fundamenta a sociedade.

    C) A reprodução de conhecimentos e habilidades, e a formação de atitudes e valores como instrumentos para uma visão crítica do mundo.

    D) O desguarnecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

Luckesi (2011) considera que recursos metodológicos da avaliação são:
I. Coleta de dados relevantes sobre a realidade do objeto da avaliação mediante meios consistentes de observação. II. Qualificação do objeto de avaliação por meio de comparação de sua descrição com um critério. III. Julgamento e classificação dos educandos a partir dos conteúdos atingidos e não atingidos.
Quais estão corretos?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas I e II.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II e III.

A Educação Especial, como modalidade transversal a todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, é parte integrante da educação regular, devendo ser prevista no projeto político-pedagógico da unidade escolar. (Resolução nº 4, de 13 de julho de 2010, Art. 29).


Sobre as orientações fundamentais que devem ser observadas pelos sistemas de ensino na organização da Educação Especial, assinale a alternativa INCORRETA.

    A) A oferta do Atendimento Educacional Especializado-AEE.

    B) A formação de professores para o AEE e para o desenvolvimento de práticas educacionais inclusivas.

    C) O pleno acesso e a efetiva participação dos estudantes exclusivamente no Atendimento Educacional Especializado.

    D) A participação da comunidade escolar.

    E) A acessibilidade arquitetônica, nas comunicações e informações, nos mobiliários e equipamentos e nos transportes e a articulação das políticas públicas intersetoriais.

Ensinar e aprender matemática tendo-se em vista o desenvolvimento de competências e habilidades não está relacionado com:

    A) A maneira como se organizam as atividades e a sala de aula.

    B) A escolha de materiais didáticos e metodologia de ensino.

    C) Cumprimento de programas extensos e fragmentados.

    D) Contextualização, integração e interdisciplinaridade.

As ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa apoiam-se em quatro eixos de atuação, sendo eles:
I. Avaliações sistemáticas. II. Formação continuada presencial para professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo. III. Integração e estruturação de ações de formação e de monitoramento para o aumento da distorção idade-série na Educação Básica. IV. Gestão, controle social e mobilização. V. Materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais. VI. Garantia dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento, a serem aferidos por meio de avaliações majoritariamente internas. Estão corretos:

    A) Apenas os itens I, II, III e IV estão corretos.

    B) Apenas os itens II, III, V e VI estão corretos.

    C) Apenas os itens I, IV, V e VI estão corretos.

    D) Apenas os itens I, II, IV e V estão corretos.

Analise as afirmativas a seguir:


I. O educador deve saber que o binômio ensinoaprendizagem é prejudicial para os alunos, pois impede que dominem os conhecimentos e métodos ensinados no ambiente escolar. Impede, também, que desenvolvam a criatividade e a independência do pensamento.

II. O educador deve dispor o contato dos alunos com objetos e situações, problematizando-os de modo que o educando seja impedido de ter acesso a novos conteúdos e possa elaborar respostas aos problemas suscitados, elaborando conhecimento de forma crítica, criativa e pouco significativa.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

A Lei 11.494/2007 institui o FUNDEB, e sobre a utilização dos recursos dos fundos assinale a alternativa INCORRETA:

    A) Os recursos dos Fundos, inclusive aqueles oriundos de complementação da União, serão utilizados pelos Estados, pelo Distrito Federal e pelos Municípios, no exercício financeiro em que lhes forem creditados, em ações consideradas como de manutenção e desenvolvimento do ensino para a educação básica pública.

    B) Os recursos poderão ser aplicados pelos Estados e Municípios indistintamente entre etapas, modalidades e tipos de estabelecimento de ensino da educação básica nos seus respectivos âmbitos de atuação prioritária.

    C) Pelo menos 60% (sessenta por cento) dos recursos anuais totais dos Fundos serão destinados ao pagamento da remuneração dos profissionais do magistério da educação básica em efetivo exercício na rede pública.

    D) É permitida a utilização dos recursos dos Fundos no financiamento das despesas não consideradas como de manutenção e desenvolvimento da educação básica.

“Os objetivos antecipam resultados e processos esperados do trabalho conjunto do professor e dos alunos, expressando conhecimentos, habilidades e hábitos (conteúdos) a serem assimilados de acordo com as exigências metodológicas (nível de preparo prévio dos alunos, peculiaridades das matérias de ensino e características do processo de ensino e aprendizagem).” (LIBÂNEO: 1994)
Segundo o autor, ao elencar os objetivos o professor deve:
I. Observar uma sequência lógica, de forma que os conceitos e habilidades estejam inter-relacionados, possibilitando aos alunos uma compreensão de conjunto. II. Expressar os objetivos com clareza, de modo que sejam compreensíveis aos alunos e permitam, assim, que eles introjetem os objetivos do ensino como objetivos seus. III. Desvincular os objetivos específicos dos objetivos gerais para poder analisar as situações concretas nas quais os alunos estão inseridos.
Quais estão corretos?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas I e II.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II e III.

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