Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A organização didático-pedagógica pode ser entendida como o conjunto de decisões coletivas que orientam a realização das atividades escolares, visando garantir o processo pedagógico da escola. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem. A organização didático‐pedagógica da escola é o único instrumento orientador da construção do conhecimento em sala de aula que deve contemplar ações que permitam aos estudantes recriarem suas aprendizagens e se adaptarem às constantes mudanças do mundo atual.
Com relação a planejamento pedagógico, transdisciplinaridade, avaliação e projeto político-pedagógico, julgue os itens que se seguem. Os elementos constituintes, os objetivos e os conteúdos de um planejamento devem, obrigatoriamente, estar interligados, mas as estratégias, não, pois estas são flexíveis.
A organização didático-pedagógica pode ser entendida como o conjunto de decisões coletivas que orientam a realização das atividades escolares, visando garantir o processo pedagógico da escola. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem. O processo de matrícula e transferência dos registros e arquivos escolares não é componente pertencente à organização didático-pedagógica de uma escola.
Com relação a planejamento pedagógico, transdisciplinaridade, avaliação e projeto político-pedagógico, julgue os itens que se seguem. A transdisciplinaridade permeia as disciplinas e constitui um movimento pedagógico que resgata o sentido do conhecimento.
A organização didático-pedagógica pode ser entendida como o conjunto de decisões coletivas que orientam a realização das atividades escolares, visando garantir o processo pedagógico da escola. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem. Os seguintes componentes fazem parte da organização didático-pedagógica de uma escola: modalidades de ensino da Educação Básica; fins e objetivos da Educação Básica; e organização curricular, estrutura e funcionamento da escola.
Com relação a planejamento pedagógico, transdisciplinaridade, avaliação e projeto político-pedagógico, julgue os itens que se seguem. A transdisciplinaridade, sem negar a interdisciplinaridade, propõe a superação da fragmentação do conhecimento e o trabalho de forma integrada.
Com base nos elementos que apoiam uma aprendizagem efetiva do aluno, julgue os seguintes itens. A construção do projeto político-pedagógico somente se dá na perspectiva da gestão democrático-participativa e norteia-se por pressupostos especificamente sociológicos e metodológicos.
Com relação a planejamento pedagógico, transdisciplinaridade, avaliação e projeto político-pedagógico, julgue os itens que se seguem. Avaliar e examinar são ações diferentes: enquanto a primeira é pontual, classificatória e diagnóstica, a segunda é somativa, seletiva e inclusiva.
No que se refere aos aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa, julgue os itens a seguir. Entre as fases do processo de avaliação da aprendizagem, a avaliação com função diagnóstica consiste em conhecer, por meio de medidas objetivas, como cada aluno aprende ao longo do processo de ensino e aprendizagem, favorecendo a sua adaptação à metodologia.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
A respeito do uso de tecnologias digitais na educação básica, julgue os itens a seguir. O emprego de diferentes mídias no ensino de sociologia no ensino médio deve provocar o estranhamento dessas mídias e levar os alunos a uma postura crítica em relação a elas, cumprindo as finalidades de formação para a autonomia e para o exercício da cidadania, previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...