Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre as abordagens do ensino de informática nas escolas, verifique as assertivas e assinale a correta.
I. Modelo instrucionista: o computador, ao ensinar o estudante, assume o papel de máquina de ensinar e a abordagem educacional é a instrução auxiliada por computador. Essa abordagem tem suas raízes nos métodos de instrução programada tradicionais, porém, no lugar do papel ou do livro, é usado o computador. II. São exemplos do modelo instrucionista: tutoriais e programas de exercício-e-prática. III. Modelo construcionista: nessa abordagem o computador pode dar uma grande contribuição para a formação integral do indivíduo. Nesta perspectiva, ele é utilizado para enriquecer ambientes de aprendizagem. É empregado como uma ferramenta educacional, permitindo aos alunos resolverem problemas de uma forma significativa. Neste caso propicia, ao aluno a construção do conhecimento a partir de suas próprias ações. IV. São exemplos do modelo construcionista: atividades com ambientes de aprendizagem ativa, onde o educando testa as suas próprias teorias e hipóteses. O erro permite uma reformulação reflexiva do processo e depuração, promovendo aprendizagem e desenvolvimento.

    A) São corretas apenas as assertivas III e IV.

    B) São corretas apenas as assertivas I e III.

    C) As assertivas I, II, III e IV são corretas.

    D) São corretas apenas as assertivas I e II.

Sobre a temática fluência digital, verifique as assertivas e assinale a INCORRETA.

    A) A fluência digital afastou as pessoas de seu lado mais humano, substituindo relacionamentos interpessoais por máquinas e reduzindo o desenvolvimento da colaboração, empatia e outras relações socioemocionais no ambiente escolar.

    B) É necessário preparar os estudantes para saber empregar as ferramentas digitais, com experimentação ainda no ambiente escolar. Para além da fluência, também como forma de trabalhar a autonomia, a segurança, o uso consciente e apropriado, ético, reflexivo e criativo.

    C) Os textos, cada vez mais, apresentam informações variadas, através de recursos multimodais e dinâmicos. A capacidade de disseminação que a esfera digital apresenta traz a necessidade de maior atenção para as informações contidas neles de forma explicita e implícita. Assim, a fluência digital consiste, também, na possibilidade para transformar os estudantes em leitores responsivos e críticos.

    D) As habilidades de aprendizagens devem ser asseguradas aos alunos nos diferentes contextos escolares, sendo primordial abordar gêneros digitais, notícias falsas e o pensamento computacional.

Verifique as assertivas e assinale a correta.
I. Utilizando os meios de comunicação como ferramentas pedagógicas na complementaridade do ensino, a escola dará ao aluno a oportunidade de se expressar de forma mais viva e completa. Com isso, as escolas concentrarão a atenção dos alunos o que estimulará, entre outras coisas, o senso crítico e o raciocínio. II. Deve haver disposição docente para despertar não só o fascínio pelos meios de comunicação, mas também uma racionalidade crítica. III. A escola precisa estar sempre atenta aos seus alunos e renovar seu processo pedagógico, trazendo para o campo educacional a criatividade. IV. A meta última da educação é recolocar a dimensão racional e a dimensão imaginativa, ambas, como elementos centrais, integradores de um processo global de construção de conhecimento que faça de cada indivíduo uma pessoa mais bem equipada para compreender a realidade.

    A) Apenas as assertivas II e III são corretas.

    B) As assertivas I, II, III e IV são corretas.

    C) Apenas as assertivas I e IV são corretas.

    D) Apenas as assertivas I, II e IV são corretas.

No que se refere à Acessibilidade e à Tecnologia Assistiva (TA), verifique as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:
I. A Acessibilidade foi tratada na “Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência” como a possibilidade das pessoas com deficiência viverem com uma autonomia relativa, mediante auxílio, assistência e amparo para participar de algumas atividades da vida coletiva.
II. Tecnologia Assistiva é um instrumento facilitador do ensino-aprendizagem pensada e executada para minimizar as dificuldades encontradas pelas pessoas com deficiência.
III. Muitas iniciativas inovadoras da informática resultam em Tecnologias Assistivas responsáveis por equipamentos e softwares no campo educacional desenvolvidas especialmente para a integração dos deficientes em ambientes e mecanismos de aprendizagem. As TAs são, portanto, uma definição exclusiva para estes objetos físicos, dispositivos ou equipamentos.

    A) Somente a afirmativa II e III estão corretas.

    B) Somente a afirmativa I e III estão corretas.

    C) Somente a afirmativa I e II estão corretas.

    D) Somente a afirmativa II está correta.

A permanente atenção às condições que permitam uma real inclusão deve estar presente em diversos contextos sociais. Foram muitas as terminologias utilizadas no contexto da Educação Especial e que atualmente não são mais cabíveis. Sobre a temática assinale a alternativa correta:

    A) O termo correto para pessoa com deficiência, utilizado nos documentos legais, é “pessoa portadora de deficiência”.

    B) “Pessoa com transtorno mental” é o termo adequado em detrimento de “doente mental”.

    C) A “Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência”, em 2006, consolidou o termo “portador de deficiência”.

    D) Deficiência auditiva é o termo utilizado exclusivamente para quem tem perda total da audição.

A Base Curricular da Rede Municipal de Ensino de Palhoça é um documento que possui como um dos eixos integradores o item “Diversidade e Inclusão”. Sobre este eixo, assinale a alternativa INCORRETA:

    A) O documento enfatiza e corrobora com alguns paradigmas sobre a Educação Especial, como o paradigma da integração, que destaca que as pessoas com deficiência precisam se adaptar às escolas e não o inverso.

    B) Neste eixo, o documento inclui a temática das relações étnico-raciais e de gênero não somente como indicação de conteúdos de necessária abordagem no contexto da educação formal mas como um compromisso de um ambiente escolar inclusivo atento também a tais questões.

    C) Ao abordar sobre Educação Especial e Inclusiva o documento esboça um quadro com o histórico das leis sobre a Educação Especial no Brasil.

    D) Os estudos de gênero podem promover reflexões e um confronto com o preconceito e os estereótipos oferecendo aos estudantes bases para o exercício da cidadania, combate ao machismo e à homofobia.

Verifique as assertivas e assinale a INCORRETA.

    A) À escola cabe o dever de educar. Já o cuidado, é uma tarefa que compete aos pais - que devem ser orientados pela escola: como alimentar, higienizar, acolher e atuar perante as birras.

    B) Não é possível educar sem cuidar. São práticas intrínsecas que visam promover o desenvolvimento integral das crianças e que, dentro da instituição de Educação Infantil, todos são responsáveis (família, equipe pedagógica, equipe administrativa e equipe operacional).

    C) Cuidar é possibilitar meios para que as crianças se desenvolvam integralmente e relaciona-se a atender as crianças em suas múltiplas necessidades: físicas, psicológicas, sociais e cognitivas. Desse modo, aquele que cuida deve acolher e ser generoso para observar e perceber o que o outro precisa. Ao cuidar, é preciso estabelecer vínculos a partir de uma atitude acolhedora.

    D) Compreende-se que educar é muito mais do que garantir à criança o acesso a conhecimentos e cuidar é muito mais do que se dedicar aos aspectos físicos. Isso exige a criação de novas possibilidades e atitudes por parte de todos os envolvidos na Educação Infantil.

Sobre as brincadeiras na educação infantil, verifique as assertivas e assinale a correta.
I. Entende-se por interação a relação que o sujeito estabelece com o outro e o meio, apropriando-se dos constructos históricos e socialmente produzidos. II. Para Vigotski, por meio da interação o sujeito constrói sua subjetividade e em um movimento dialético constrói-se socialmente, ao mesmo tempo que contribui na construção social. III. Por ser uma ação social, as crianças necessitam aprender a brincar. Assim, os professores precisam atuar como mediadores entre elas e as brincadeiras, ensinando-as a brincar. IV. Os bebês também experimentam o mundo pelas brincadeiras, tanto na interação com os adultos (pelo toque, pelos sons, pelos tons de voz, pelas texturas ou nos momentos de troca) quanto na descoberta do seu corpo, tentando tocar os seus dedos, ao usarem as mãos para esconder o rosto, experimentando emoções ao ouvir sua voz e sentindo diferentes sensações no toque de texturas diversas.

    A) Apenas as assertivas III e IV são corretas.

    B) Apenas as assertivas I e II são corretas.

    C) As assertivas I, II, III e IV são corretas.

    D) Apenas as assertivas I e III são corretas.

Sobre o tema “a criança protagonista e os direitos de aprendizagem e desenvolvimento”, verifique as assertivas e assinale a correta.

    A) A criança não é reconhecida como sujeito de direitos, e por esse motivo existe um Estatuto da Criança e do Adolescente: para que os seus responsáveis possam confiar à escola a educação formal, regida por regras determinadas legalmente.

    B) O direito de participação das crianças, no tocante a expressar sua opinião e tomar decisão, ocorre na relação entre elas e os adultos. Essa atuação dos pequenos inscreve-se nos princípios democráticos.

    C) A efetiva participação das crianças nas instituições educativas requer uma postura na qual os professores devem ouvi-las, mas é fundamental lembrar que a criança se encontra em formação e é, ainda, um ser imaturo e incapaz.

    D) O debate sobre criança protagonista é falho, uma vez que as vontades do ambiente escolar se sobrepõem ao dela, ou seja, a ação pedagógica é preparada segundo o desejo do(a) professor(a) e do currículo.

A Lei 9394, sancionada em 1996, estabelece as diretrizes e bases para a educação nacional. Sobre a LDB 9394/96, marque a alternativa CORRETA:

    A) O art. 7º-A prescreve que ao aluno regularmente matriculado em instituição de ensino pública ou privada, de qualquer nível, seja assegurado, no exercício da liberdade de consciência e de crença, o direito de, mediante prévio e motivado requerimento, ausentar-se de prova ou de aula marcada para dia em que, segundo os preceitos de sua religião, seja vedado o exercício de tais atividades, devendo-se-lhe atribuir, a critério da instituição e sem custos para o aluno, a prestação de atividades alternativas.

    B) O art. 33 prescreve que a educação básica seja organizada em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos seriados, com base na idade, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.

    C) Há previsão de que os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio tenham base nacional comum, considerando a educação física como componente curricular obrigatório para todas as etapas da educação.

    D) A exibição de filmes de produção nacional constitui componente curricular complementar integrado à proposta pedagógica da escola, sendo a sua exibição obrigatória por, no mínimo, 2 (duas) horas semanais.

    E) A carga horária destinada ao cumprimento da Base Nacional Comum Curricular poderá ser superior a mil e oitocentas horas do total da carga horária do ensino médio, considerando a progressiva expansão do tempo na escola, perspectivando a educação integral.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...