Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No ensino de Estatística é importante que os alunos explorem as ideias básicas, reconheçam dados, organizando-os em tabelas e gráficos, e leiam as informações representadas por meio desses gráficos e tabelas, sabendo comunicar esses resultados. Existe quatro fases para que o método estatístico aconteça; são elas, EXCETO:

    A) Coleta de dados.

    B) Crítica desses dados.

    C) Estratégia Funcional.

    D) Exposição ou apresentação dos dados.

    E) Análise de resultados.

No ensino de Estatística é importante que os alunos explorem as ideias básicas, reconheçam dados, organizando-os em tabelas e gráficos, e leiam as informações representadas por meio desses gráficos e tabelas, sabendo comunicar esses resultados. Existe quatro fases para que o método estatístico aconteça; são elas, EXCETO:

    A) Coleta de dados.

    B) Crítica desses dados.

    C) Estratégia Funcional.

    D) Exposição ou apresentação dos dados.

    E) Análise de resultados.

Em relação ao campo de experiência “Corpo, gestos e movimentos” proposto pela BNCC podemos dizer que são sínteses desse campo, EXCETO:

    A) Estabelecer relações, expressar-se, brincar e produzir conhecimentos sobre si, sobre o outro, sobre o universo social e cultural, tornando-se, progressivamente, conscientes dessa corporeidade.

    B) Coordenar suas habilidades manuais.

    C) Desconhecer, mas respeitar as ações que contribuem para a saúde.

    D) Utilizar o corpo com controle, como instrumento de interação.

    E) Explorar e vivenciar um amplo repertório de movimentos, gestos, olhares, sons e mímicas com o corpo.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em seu art. 29, a educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade:

    A) Desenvolvimento integral da criança.

    B) Preparar a criança para ingressar no ensino básico.

    C) Iniciar a alfabetização.

    D) Cumprir o currículo formal.

    E) Integrar a criança no ambiente escolar.

Segundo as DCNEI, as práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores as:

    A) As brincadeiras e os conteúdos.

    B) As Interações e as brincadeiras.

    C) A educação bancária e conteudista.

    D) A educação libertária e as brincadeiras.

    E) As interações e os conteúdos.

Em relação aos brinquedos e jogos, estes devem corresponder as características de cada faixa etária, na qual a criança se encontre. Os educadores e pesquisadores sobre o tema tem por base utilizar a descrição estudada por Piaget, nessa classificação o pesquisador descreve o que é inerente a cada faixa etária organizando-as em períodos ou estágios. Sendo assim, relacione as colunas abaixo: Coluna 1 1. Sensório motor 2. Pensamento pré-operacional 3. Operações concretas 4. Operações formais Coluna 2 ( ) A criança raciocina logicamente sobre eventos concretos e consegue classificar objetos de seu mundo em vários ambientes. ( ) O bebê constrói o significado do seu mundo pela coordenação de experiências sensoriais com o movimento. ( ) O adolescente é capaz de raciocinar logicamente e de maneira mais abstrata e idealista. ( ) A criança pequena demonstra crescente pensamento simbólico pela ligação de seu mundo com palavras e imagens. Assinale a sequência CORRETA:

    A) 1, 2, 3, 4

    B) 4, 3, 2, 1

    C) 3, 2, 4, 1

    D) 3, 1, 4, 2

    E) 3, 4, 1, 2

As instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação, garantindo: I. A observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano. II. Utilização de múltiplos registros realizados por adultos e crianças (relatórios, fotografias, desenhos, álbuns etc.). III. Documentação específica que permita às famílias conhecer o trabalho da instituição junto às crianças e os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança na Educação Infantil. IV. A não retenção das crianças na Educação Infantil. Assinale a alternativa CORRETA:

    A) Apenas os itens I e III estão corretos.

    B) Apenas os itens II, III e IV estão corretos.

    C) Apenas os itens I, III e IV estão corretos.

    D) Apenas os itens II e IV estão corretos.

    E) Todos os itens estão corretos.

De acordo com a BNCC, um dos importantes objetivos de História no Ensino Fundamental é estimular a autonomia de pensamento e a capacidade de reconhecer que:

    A) Os indivíduos agem de acordo com a época e o lugar nos quais vivem.

    B) A sociedade é manipulada pelos governantes.

    C) Os indivíduos agem de acordo com a história da região.

    D) A sociedade age em conjunto.

    E) Há uma grande uniformidade de sujeitos e histórias.

De acordo com os PCNs, as diversas concepções de tempo são produtos culturais que só são compreendidas, em todas as suas complexidades, ao longo de uma variedade de estudos e acesso a conhecimentos pelos alunos durante sua escolaridade. O tempo é um dos conceitos mais complexos de entendimento, existe uma série de abrangências que são consideradas, relacionadas às possibilidades de contornos que assume. O tempo pode abarcar concepções múltiplas. Relacione as colunas Coluna 1 1. Tempo Cronológico 2. Tempo da Duração 3. Ritmos de Tempo Coluna 2 ( ) No estudo da História, considera-se que o que existiu teve um lugar e um momento. ( ) No estudo da História, considera-se, ainda, a dimensão do tempo que predomina como ritmo de organização da vida coletiva, ordenando e sequenciando, cotidianamente, as ações individuais e sociais. ( ) No estudo da História considera-se, também, a dimensão do tempo como duração, a partir da identificação de mudanças e de permanências no modo de vida das sociedades. ( ) Utilizam-se, então, calendários, para possibilitar que diferentes pessoas possam compartilhar de uma mesma referência de localização dos acontecimentos no tempo. Assinale a sequência CORRETA:

    A) 1, 2, 3, 1

    B) 1, 3, 2, 1

    C) 2, 3, 1, 2

    D) 3, 2, 1, 3

    E) 2, 1, 3, 1

De acordo com as Orientações Curriculares Nacionais do Ensino Médio: História, tendo como referência os princípios enunciados para o ensino médio (competências, interdisciplinaridade, contextualização), apresenta-se a seguir uma proposta de explicitação dos conceitos estruturadores para a disciplina História, sendo estes:

    A) Poder, cidadania, lazer, história, processo histórico, tempo, sujeito histórico, trabalho e memória.

    B) Cidadania, cultura, história, processo histórico, tempo, sujeito histórico, trabalho, poder e economia.

    C) Poder, cidadania, cultura, história, processo histórico, tempo, sujeito histórico, trabalho, memória.

    D) Poder, cidadania, lazer, história, processo histórico, tempo, mudanças e permanências, trabalho, memória.

    E) Lazer, cidadania, cultura, história, processo histórico, tempo, sujeito histórico, economia, memória.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...