Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
Em educação, a pesquisa tem grande importância para o desenvolvimento do trabalho dos profissionais da área. No caso do pedagogo que trabalha junto a comunidades que têm questões práticas a serem resolvidas, um tipo de pesquisa se torna fundamental: a pesquisa-ação. A pesquisa-ação considera fundamental
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca dos componentes do processo de ensino, julgue os itens subsequentes.
Na escolha dos conteúdos, o professor deve levar em conta a herança cultural, a experiência e a prática social vivida por seus alunos.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Tendo como referência inicial o texto acima, julgue os itens subsequentes.
A educação tecnológica tem como único objetivo o ensino profissionalizante.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs/MEC, 1997) elucidam que "Atender necessidades singulares de determinados alunos é estar atento à diversidade, é atribuição do professor considerar a especificidade do indivíduo, analisar suas possibilidades de aprendizagem e avaliar a eficácia das medidas adotadas." (p. 96). Assinale a alternativa verdadeira:
A escola deve ter como valor máximo o respeito à diferença.
A escola deve considerar a homogeneidade da turma.
A criança é um adulto em miniatura.
O trabalho individualizado deve ser priorizado.
O aluno tem que se adequar às necessidades da escola.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
Qual perspectiva de educador Paulo Freire nos ensinou com essa afirmação?
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca dos componentes do processo de ensino, julgue os itens subsequentes.
Em uma visão crítica, os conteúdos são compreendidos como conhecimento de cada matéria que é transmitida aos alunos.
Tendo como referência inicial o texto acima, julgue os itens subsequentes.
A educação tecnológica caracteriza-se por um dinamismo constante.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
Apesar de sua difusão, a Educação para Todos é amiúde interpretada, equivocadamente, como escolaridade para todos e considerada equivalente à Educação Primária Universal (EPU), uma meta amplamente proclamada pela comunidade internacional. E mais: o importante conceito de satisfação de necessidades básicas de aprendizagem recebeu bem menos atenção que o esforço por garantir a cada menino e menina um lugar na escola. (Rosa Maria Torres)
De acordo com o trecho acima, a Educação para Todos deve ser entendida como
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca dos componentes do processo de ensino, julgue os itens subsequentes.
Objetivos gerais são aqueles que determinam as exigências e os resultados esperados das atividades dos alunos, referentes a habilidades, conhecimentos e convicções.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca do tema abordado no texto, julgue os itens que se seguem.
Para os teóricos dessa corrente, a pedagogia democrática deveria ser formulada do ponto de vista dos interesses dos dominados.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...