Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em educação, a pesquisa tem grande importância para o desenvolvimento do trabalho dos profissionais da área. No caso do pedagogo que trabalha junto a comunidades que têm questões práticas a serem resolvidas, um tipo de pesquisa se torna fundamental: a pesquisa-ação. A pesquisa-ação considera fundamental

  • A. a transformação do espaco-tempo dos sujeitos envolvidos na pesquisa sob a normatização dos pesquisadores responsáveis pela condução do processo de pesquisa.
  • B. o envolvimento dos pesquisadores de forma a imergir no campo para que possa ouvir os sujeitos e tomar decisões que possam tomar sozinhos em prol da comunidade.
  • C. o engajamento da comunidade de forma que todos auxiliem o pesquisador para que este assuma as responsabilidades do processo e de prosseguimento as ações.
  • D. as avaliações dos sujeitos acerca dos problemas da comunidade devem intervir pouco nas ações dos pesquisadores para que o fazer cientifico não se descaracterize.
  • E. a participação de todos os envolvidos, tanto dos pesquisadores quanto da comunidade ou grupo no qual será aplicada a ação, com a discussão conjunta das decisões e ações a serem desenvolvidas.

Acerca dos componentes do processo de ensino, julgue os itens subsequentes.

Na escolha dos conteúdos, o professor deve levar em conta a herança cultural, a experiência e a prática social vivida por seus alunos.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Tendo como referência inicial o texto acima, julgue os itens subsequentes.

A educação tecnológica tem como único objetivo o ensino profissionalizante.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs/MEC, 1997) elucidam que "Atender necessidades singulares de determinados alunos é estar atento à diversidade, é atribuição do professor considerar a especificidade do indivíduo, analisar suas possibilidades de aprendizagem e avaliar a eficácia das medidas adotadas." (p. 96). Assinale a alternativa verdadeira:

  • A.

    A escola deve ter como valor máximo o respeito à diferença.

  • B.

    A escola deve considerar a homogeneidade da turma.

  • C.

    A criança é um adulto em miniatura.

  • D.

    O trabalho individualizado deve ser priorizado.

  • E.

    O aluno tem que se adequar às necessidades da escola.

Qual perspectiva de educador Paulo Freire nos ensinou com essa afirmação?

  • A. O educador é aquele que prescreve formas de educar através do diálogo e da mediação.
  • B. A relação dialógica faz com que o educador mediatize sua relação com o mundo para educar.
  • C. Por deter a palavra e o saber, o educador é o sujeito do processo sendo o educando o que escuta.
  • D. Há uma relação dialógica entre educador e educando, na qual o primeiro educa enquanto é educado.
  • E. O educador é o que educa e os educandos são educados, numa relação unilateral.

Acerca dos componentes do processo de ensino, julgue os itens subsequentes.

Em uma visão crítica, os conteúdos são compreendidos como conhecimento de cada matéria que é transmitida aos alunos.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Tendo como referência inicial o texto acima, julgue os itens subsequentes.

A educação tecnológica caracteriza-se por um dinamismo constante.

  • C. Certo
  • E. Errado

“Apesar de sua difusão, a Educação para Todos é amiúde interpretada, equivocadamente, como ‘escolaridade para todos’ e considerada equivalente à Educação Primária Universal (EPU), uma meta amplamente proclamada pela comunidade internacional. E mais: o importante conceito de ‘satisfação de necessidades básicas de aprendizagem’ recebeu bem menos atenção que o esforço por garantir a cada menino e menina um lugar na escola.” (Rosa Maria Torres)

De acordo com o trecho acima, a Educação para Todos deve ser entendida como

  • A. forma de garantir níveis de escolaridade compatíveis com as idades para meninos e meninas.
  • B. ampliação do conceito de escolarização, entendendo educação como um processo para além da escola.
  • C. escolarização em larga escala para as populações mundiais em idade escolar.
  • D. incentivo para garantir a satisfação de necessidades básicas da população escolar.
  • E. meta de escolarização primária a todos que não estão na escola.

Acerca dos componentes do processo de ensino, julgue os itens subsequentes.

Objetivos gerais são aqueles que determinam as exigências e os resultados esperados das atividades dos alunos, referentes a habilidades, conhecimentos e convicções.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do tema abordado no texto, julgue os itens que se seguem.

Para os teóricos dessa corrente, a pedagogia democrática deveria ser formulada do ponto de vista dos interesses dos dominados.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...