Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens que se seguem, relativos ao pensamento pedagógico brasileiro.
Ao longo dos anos 60 do século passado, a psicologia era a base para o estudo e a solução dos problemas pedagógicos.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
A partir da concepção do Sócio-Interacionismo desenvolvida por VYGOTSKY, assinale as alternativas verdadeiras:
I - Os signos são instrumentos que auxiliam nos processos psicológicos.
II - As funções psicológicas superiores são comuns a qualquer espécie animal.
III - A linguagem é o sistema simbólico básico de todos os grupos humanos.
IV - A relação do homem com o mundo é uma relação direta.
V - A principal função da linguagem é a interação social.
Estão corretas as alternativas:
I, II e III.
II, III e IV.
IV e V.
I, III e IV.
I, III e V.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os seguintes itens à luz do compromisso social e ético do professor em uma perspectiva emancipatória.
A neutralidade da prática docente e da seleção de conteúdos a serem trabalhados é uma característica que direciona a organização do trabalho pedagógico.
Segundo John Creswell (2007), a coerência de um projeto de pesquisa é garantida adotando-se um paradigma de referência para o seu planejamento e sua execução. O paradigma adotado deve incluir os métodos e as técnicas que permeiam a pesquisa. Dessa forma, são identificadas, entre tantas outras, três abordagens metodológicas: a qualitativa, a quantitativa e os métodos mistos.
Com relação às ideias apresentadas acima, julgue os itens a seguir.
Embora os processos de investigação sejam similares na pesquisa qualitativa e na pesquisa quantitativa, os procedimentos qualitativos se baseiam em dados de texto e imagem, têm passos únicos na análise de dados e usam estratégias diversas de investigação.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens a seguir relativos ao currículo e à construção do conhecimento.
A construção do currículo independe da proposta pedagógica da instituição.
Quanto ao planejamento de ensino em seus elementos constitutivos, quais sejam, objetivos e conteúdos de ensino, métodos e técnicas e avaliação educacional, assinale a opção correta.
O planejamento contemporâneo no cotidiano escolar demanda um posicionamento coordenado da equipe multidisciplinar no sentido de tentar manter o enfoque quando se trate de relações sociais complexas.
Em situações de conflitos, cabe ao professor individualizar o problema, com questões do tipo "o que estou fazendo aqui?", e procurar resolver a situação buscando significado para sua atuação no contexto escolar.
O planejamento de ensino requer, no âmbito da avaliação educacional, que o educador identifique os problemas pessoais trazidos para a escola e tente resolvê-los, levando em conta o ambiente de origem dos alunos, porque só assim estes se interessarão pelas aulas.
Em um contexto social globalizado, com a crescente utilização dos meios tecnológicos interativos na família, no trabalho, nos espaços de lazer e na escola, a questão do planejamento da atividade educativa assume nova dimensão, não cabendo mais a indagação "como ensinar?", mas substituí-la por "qual o papel do professor na vida dos alunos de hoje em dia?".
Para identificar o nível de desenvolvimento cognitivo dos alunos, uma das etapas do planejamento de ensino, o professor deve conhecer os discursos narrativo e científico, os quais permitem detectar o tipo de discurso geralmente utilizado pelos educandos, e, dessa forma, poderá auxiliar os alunos que nada aprendem porque não querem nada.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens que se seguem, relativos ao pensamento pedagógico brasileiro.
Em oposição ao Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, a partir de 1934 houve uma busca pela cientificidade na educação, fundamentada, sobretudo, na sociologia.
Julgue os seguintes itens à luz do compromisso social e ético do professor em uma perspectiva emancipatória.
A apreensão das contradições existentes no cotidiano da escola e da sala de aula é um elemento fundamental para o professor direcionar o seu trabalho.
Segundo John Creswell (2007), a coerência de um projeto de pesquisa é garantida adotando-se um paradigma de referência para o seu planejamento e sua execução. O paradigma adotado deve incluir os métodos e as técnicas que permeiam a pesquisa. Dessa forma, são identificadas, entre tantas outras, três abordagens metodológicas: a qualitativa, a quantitativa e os métodos mistos.
Com relação às ideias apresentadas acima, julgue os itens a seguir.
A pesquisa quantitativa é aquela em que o investigador testa uma teoria ao especificar hipóteses restritas e ao coletar dados para apoiar ou refutar essas hipóteses. Os dados são coletados em um instrumento que mensure atitudes, e as informações coletadas são analisadas com o uso de procedimentos estatísticos e teste de hipóteses.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens a seguir relativos ao currículo e à construção do conhecimento.
As experiências cotidianas de construção do conhecimento são consideradas no currículo elaborado em rede.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...