Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Quando falamos em planejar o ensino, ou a ação didática, estamos prevendo as ações e os procedimentos que o professor vai realizar junto a seus alunos, e a organização das atividades discentes e da experiência de aprendizagem, visando a atingir os objetivos educacionais estabelecidos. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Analisar as características da clientela (aspirações, necessidades e possibilidades dos alunos). II. Prever e organizar os procedimentos do professor, bem como as atividades e experiências de construção do conhecimento consideradas mais adequadas para a consecução dos objetivos estabelecidos. III. Prever e escolher os recursos de ensino mais adequados para estimular a participação dos alunos nas atividades de aprendizagem. IV. Prever os procedimentos de avaliação mais condizentes com os objetivos propostos.

    A) Todas as assertivas estão incorretas.

    B) Todas as assertivas estão corretas.

    C) Apenas I e II estão corretas.

    D) Apenas III e IV estão corretas.

    E) Apenas I, II e IV estão corretas.

Quando o que se busca é a oferta de uma escola que respeite as diferenças, a preocupação com a prática docente se acentua, pois o preconceito e a segregação ocorrem, no mais das vezes, de maneira sutil no cotidiano escolar. Lidar com as diferenças exige sensibilidade diante de qualquer discriminação no trato cotidiano, evitando que os próprios docentes sejam a fonte de juízos, atitudes e preconceitos que desvalorizem a experiência de certos grupos, EXCETO:

    A) Étnicos.

    B) Sociais.

    C) Simbolistas.

    D) Culturais.

    E) Religiosos.

A formação continuada de professores é o processo permanente de aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade docente, realizado ao longo da vida profissional, com o objetivo de assegurar uma ação docente efetiva que promova aprendizagens significativas. Para isso, uma característica crucial de um processo de formação continuada efetivo é contemplar as três dimensões da formação docente, quais sejam:

    A) A cultural, a pedagógica e a política.

    B) A científica, a física e a administrativa.

    C) A social, a administrativa e a política.

    D) A científica, a pedagógica e a pessoal.

    E) A estrutural, a pedagógica e a filosófica.

São características das metodologias ativas:
I. Aprendizagem por descoberta. II. Resolução de problemas. III. Aluno como protagonista da sua aprendizagem.
Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas I e III.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II e III.

Na Pedagogia Tradicional, a organização dos conteúdos assume as seguintes características:
I. Centralizados a partir dos interesses dos alunos. II. Desenvolvidos de forma objetiva. III. Exaltação do enciclopedismo.
Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas I e III.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II e III.

Antunes (2014) salienta que o sistema de avaliação da aprendizagem na nova pedagogia baseia-se:
I. Na valorização do saber aprender. II. Na aferição de conceitos passados pelo professor. III. Nas relações grupais e no espírito empreendedor dos alunos.
Quais estão INCORRETOS?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas I e III.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II e III.

Na escola, o orientador educacional é um dos membros da equipe gestora, ao lado do diretor e do coordenador pedagógico. Com base nessa informação, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta quanto à sua atuação.
I. Deve atuar como uma ponte entre a instituição e a comunidade. II. Deve entender a realidade da comunidade. III. Deve ouvir o que a comunidade tem a dizer e abrir o diálogo entre suas expectativas e o planejamento escolar.

    A) Apenas I está correta.

    B) Apenas II está correta.

    C) Apenas III está correta.

    D) Todas estão corretas.

    E) Todas estão incorretas.

São objetivos do orientador educacional, EXCETO:

    A) Garantir o desenvolvimento pleno do aluno por meio de atividades contextualizadas que o integrem a tudo aquilo que exerce influência sobre sua formação.

    B) Resolver problemas de manutenção, organizar arquivos ou administrar os horários da escola, ele tendo um contato direto com os educadores e os alunos.

    C) Orientar o aluno com base nos objetivos atuais de educação, visando à sua formação consciente.

    D) Ajudar o aluno a construir uma visão na qual ele se descubra, se desenvolva e saiba seu lugar no mundo, por meio da afetividade e da relação com os demais.

    E) Adaptar o aluno ao meio em que está inserido.

A escola é o espaço dedicado à aprendizagem, mas o processo não acontece sem desafios diários – tanto para os professores quanto para os alunos –, e se relacionar é um dos mais árduos. Não é incomum ouvir relatos de violência verbal e física no ambiente escolar provocadas, dentre vários motivos, por falta (ou falhas) de comunicação, sendo situações que causam dor e sofrimento aos envolvidos, levando, em alguns casos, ao afastamento de professores, por exemplo.
Com base nessa informação, assinale a alternativa INCORRETA quanto às dicas apresentadas para colocar em prática a Comunicação Não Violenta no ambiente escolar.

    A) Observar os alunos sem fazer avaliações, apenas entendendo o que eles estão tentando dizer.

    B) Aprender a perceber os feedbacks que as pessoas estão dando com pequenas atitudes.

    C) Entender que se você não ouvir o outro não terá problemas em solucionar seus problemas.

    D) Procurar ouvir o tom de sua fala. Às vezes, o jeito de falar se sobrepõe ao valor das palavras.

    E) Entender que a vulnerabilidade é uma oportunidade para abrir novos caminhos.

Analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta em relação ao exercício da profissão de Orientador Educacional, privativa aos:
I. Licenciados em pedagogia, habilitados em orientação educacional e possuidores de diplomas expedidos por estabelecimentos de Ensino Superior oficiais ou reconhecidos. II. Portadores de diplomas ou certificados de orientador educacional obtidos em cursos de pós-graduação ministrados por estabelecimentos oficiais ou reconhecidos, devidamente credenciados pelo Conselho Federal de Educação. III. Diplomados em orientação educacional por escolas estrangeiras, cujos títulos sejam revalidados na forma da legislação em vigor.

    A) Apenas I está correta.

    B) Apenas II está correta.

    C) Apenas III está correta.

    D) Todas estão corretas.

    E) Todas estão incorretas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...