Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca das concepções pedagógicas, julgue os seguintes itens.
Para a concepção liberal tecnicista, o papel da escola é propiciar a interação entre as estruturas cognitivas do indivíduo e as do ambiente.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
O currículo da Educação Básica é formado:
pela base nacional comum mais a parte diversificada;
pelos conteúdos programáticos;
pelos conhecimentos gerais mais língua estrangeira;
pela base comum mais a língua estrangeira;
pelos conteúdos programáticos mais a parte diversificada.
Considerando que a pesquisa participante tem contribuído para o desenvolvimento de uma prática pedagógica comprometida com a realidade social na qual a escola se insere, julgue os próximos itens, a respeito de pesquisa participante e do papel político e pedagógico da pesquisa.
De acordo com certa concepção de pesquisa participante, a verdade é construída com base em dados empíricos observados pelo pesquisador, que deve formular previamente hipóteses a respeito do comportamento dos diferentes atores sociais envolvidos no processo a ser investigado.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito dos níveis de um planejamento, julgue os itens a seguir.
O nível estratégico refere-se, primordialmente, ao relacionamento da organização com o ambiente externo e, por isso, nesse nível, o grau de incerteza é baixo.
Considerando o tema abordado no texto acima, assinale a opção correta.
Os processos científicos, por serem de natureza distinta do ensino de ciências, não estabelecem com este um paralelo e, por conseqüência, não podem auxiliá-lo.
O currículo elaborado para o ensino de ciências deve ser organizado de maneira que os conteúdos sigam a lógica hierárquica da ciência. Caso contrário, corre-se o risco de o estudante perder a percepção do que é ciência.
Os processos mais simples da ciência podem ser introduzidos nas séries iniciais, enquanto os processos mais complexos, como a formulação de hipóteses, podem ser introduzidos nas séries subseqüentes, utilizando-se o conhecimento dos processos mais simples, já consolidado nas séries anteriores.
Um currículo que considera os processos científicos em sua organização tende a ser muito tecnicista e esquecer o contexto em que o aluno está inserido. Por isso, essa abordagem deve ser evitada no ensino de ciências.
A tecnologia não é uma mercadoria que se compra ou vende. Ela é um saber que se adquire pela educação teórica e prática e, principalmente, pela pesquisa tecnológica. Daí o relevante papel assumido pela educação tecnológica na atualidade. Acerca da educação tecnológica, julgue os itens que se seguem.
A educação tecnológica deve prescindir da ética pelo fato de direcionar-se exclusivamente à produção de bens e conhecimentos úteis à humanidade.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens seguintes, relativos aos tipos de liderança que podem ser identificados em diferentes espaços educativos.
Um gestor de uma escola pública que tome decisões rápidas e aja de uma forma paternalista, fazendo com que todos criem uma dependência dele, exerce uma liderança autocrática.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca das concepções pedagógicas, julgue os seguintes itens.
Carl Rogers é o inspirador da concepção liberal renovada progressivista, por meio da ênfase nos processos de desenvolvimento das relações e da comunicação.
Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
As relações intersubjetivas no mundo do trabalho colocam uma série de questões ao conhecimento científico bem como desafios à realidade, tais como: liderança; mecanismos de participação; normas e formas organizativas facilitadoras da integração grupal; e a inércia grupal, cuja superação é um dos maiores desafios a qualquer educador. Com relação a esses tópicos, julgue os itens de 111 a 115.
As relações intersubjetivas que ocorrem no mundo do trabalho são o espaço sociocultural, por excelência, de formação das lideranças tradicionais.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando que a pesquisa participante tem contribuído para o desenvolvimento de uma prática pedagógica comprometida com a realidade social na qual a escola se insere, julgue os próximos itens, a respeito de pesquisa participante e do papel político e pedagógico da pesquisa.
De acordo com certa concepção de pesquisa participante, a verdade é construída com base em dados empíricos observados pelo pesquisador, que deve formular previamente hipóteses a respeito do comportamento dos diferentes atores sociais envolvidos no processo a ser investigado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...