Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre os desafios da escola moderna e sua transição para a escola contemporânea, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A escola, mesmo inserida em uma sociedade contemporânea, ainda mantém características provenientes de uma época moderna.
( ) A realidade educacional é marcada pela integração entre os programas escolares e os alunos e entre o que os professores querem ensinar e o que os alunos desejam aprender.
( ) A escola é organizada em séries, com alunos de idades semelhantes, enquanto os saberes são traduzidos nos conteúdos trabalhados em aula, respeitando a correlação entre idade e série.
( ) Os processos de ensinar e de aprender acompanham os avanços e as transformações da sociedade contemporânea e formam professores éticos, compromissados, conhecedores das áreas de conhecimento e dos procedimentos, métodos de ensino e de aprendizagem.
( ) A reflexão sobre os avanços tecnológicos necessários para tornar a informação significativa aos alunos é um dos desafios da escola na contemporaneidade.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Seguindo a tipologia proposta por Libâneo, dos dois enfoques citados na questão anterior, derivam algumas concepções distintas de gestão escolar, quais sejam:
I. Técnico-científica.
II. Partidário-democrática.
III. Autogestionária.
Quais estão corretas?
Leia as afirmações sobre as tendências pedagógicas liberais e responda a seguir:
I. A tendência pedagógica liberal tradicional defende o ensino humanístico, de cultura geral, de modo que diferenças de classe são desconsideradas, assim como o contexto do aluno.
II. A tendência pedagógica liberal renovada visa a formação de atitudes, centrado no aluno, de modo que o professor é visto como facilitador.
III. A escola tecnicista defende que o conhecimento é adquirido por meio da repetição, imitação e formação de hábitos.
IV. A tendência liberal não-diretiva defende que a avaliação tradicional não tem muito sentido, estimulando a realização de auto avaliações.
Pode se afirmar que:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...