Questões de Pedagogia

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Segundo Libâneo, o ato didático é formado por três componentes: o professor, o aluno e a(o):

    A) Avaliação.

    B) Matéria.

    C) Aula.

    D) Exame.

    E) Planejamento.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, identifique abaixo as afirmativas verdadeiras (V) e as falsas (F):

(__) A tendência predominante na abordagem de conteúdos na pré-escola se assenta no binômio transmissão-incorporação-atitude, considerando a incorporação de conteúdos pelo aluno como a finalidade essencial do ensino.

(__) Os Parâmetros Curriculares Nacionais propõem uma mudança de enfoque em relação aos conteúdos curriculares: ao invés de um ensino em que o conteúdo seja visto como fim em si mesmo, o que se propõe é um ensino em que o conteúdo seja visto como meio para que os alunos desenvolvam as capacidades que lhes permitam produzir e usufruir dos bens culturais, sociais e econômicos.

(__) O projeto educacional expresso nos Parâmetros Curriculares Nacionais demanda uma reflexão sobre a seleção de conteúdos, como também exige uma ressignificação, em que a noção de conteúdo escolar se amplia para além de fatos e conceitos, passando a incluir procedimentos, valores, normas e atitudes.

(__) Ao tomar como objeto de aprendizagem escolar conteúdos de diferentes naturezas, reafirma-se a responsabilidade da escola com a formação ampla do aluno e a necessidade de intervenções conscientes e planejadas nessa direção.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta:

    A) V, V, F, F.

    B) F, V, F, V.

    C) F, V, V, V.

    D) V, F, F, F.

    E) F, F, F, V.

Analise as proposições e assinale a alternativa CORRETA.

    A) Para garantir o desenvolvimento das competências gerais da BNCC, cada componente curricular apresenta um conjunto de habilidades. Essas habilidades estão relacionadas a diferentes objetos de conhecimento – aqui entendidos como conteúdos, conceitos e processos –, que, por sua vez, são organizados em unidades temáticas.

    B) Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários corresponde a uma competência específica da área de Ciências Humanas/BNCC.

    C) Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva é uma competência geral da BNCC.

    D) Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo, compreendendo, de forma crítica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na sociedade corresponde a uma competência geral da BNCC.

    E) Conhecer, apreciar e cuidar de si, do seu corpo e bem-estar, compreendendo-se na diversidade humana, fazendo-se respeitar e respeitando o outro, recorrendo aos conhecimentos do componente curricular Ciências é uma competência específica da área de Ciências Humanas/BNCC.

O contexto no qual a clientela e instituição de ensino se localizam são fatores importantes a serem considerados na prática didática docente, diversas experiências, realidades, e vivências culturais se entrecruzam. Nesse sentido, é correto afirmar sobre o ensino nesta realidade polissêmica:

    A) Deve-se tomar uma postura homogênea, tendo em vista que a escola defende o reconhecimento de um modelo a ser seguido e buscado por professores e alunos na construção do conhecimento.

    B) Deve-se tomar uma postura heterogênea, tendo em vista que a escola defende o reconhecimento de que não há nenhum padrão a ser seguido e buscado por professores e alunos na construção do conhecimento.

    C) Deve-se evitar uma postura homogênea, ao contrário, deve-se tomar a diversidade cultural no processo de reconhecimento, indagação, fortalecimento e construção do conhecimento.

    D) Deve-se tomar uma postura homogênea, tendo em vista que a escola defende o reconhecimento diversidade cultural no processo de construção do conhecimento.

Analise as afirmativas a seguir:
I. O Plano Nacional de Educação prevê para a Educação Básica o atendimento a 88% da população na idade correta e a elevação da taxa bruta de matrícula na Educação Superior para 50%. II. O Plano Nacional de Educação inclui entre as suas diretrizes a formação do educando para o trabalho e para a cidadania, com ênfase nos valores morais e éticos em que se fundamenta a sociedade.
Marque a alternativa CORRETA

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Analise as afirmativas a seguir:
I. Promover, no prazo de vigência do Plano Nacional de Educação (PNE), a universalização do atendimento escolar à demanda manifesta pelas famílias de crianças de 0 (zero) a 3 (três) anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, observado o que dispõe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, é uma das estratégias da Meta 4 do PNE, de acordo com a Lei Federal nº 13.005, de 2014. II. Fortalecer o acompanhamento e o monitoramento do acesso à escola, do atendimento educacional especializado, da permanência dos estudantes na instituição educacional e do desenvolvimento escolar dos alunos com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento, com altas habilidades ou com superdotação, beneficiários de programas de transferência de renda, através da inclusão dos pais ou familiares desses alunos no processo de tomada de decisão da instituição de ensino, é uma das estratégias da Meta 7 do Plano Nacional de Educação, de acordo com a Lei Federal nº 13.005, de 2014. III. Instituir, em regime de colaboração, programa de construção de escolas com padrão arquitetônico e de mobiliário adequado para atendimento em tempo integral, prioritariamente em comunidades pobres ou com crianças em situação de vulnerabilidade social, é uma das estratégias da Meta 6 do Plano Nacional de Educação, de acordo com a Lei Federal nº 13.005, de 2014.
Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Em uma aula expositiva, para que ocorra aprendizagem por parte do aluno, é importante que o professor proporcione:

    A) A ligação entre o tema trabalhado e a realidade do aluno.

    B) Detalhes do assunto explanado em sala de aula.

    C) A repetição do assunto exposto através de exercícios dirigidos.

    D) A descontextualização dos temas apresentados em aula.

    E) A fragmentação dos conteúdos a partir do livro didático.

Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais, os objetivos propostos concretizam as intenções educativas em termos de capacidades que devem ser desenvolvidas pelos alunos ao longo da escolaridade. Assim, os objetivos se definem em:

    A) Termos de capacidades de ordem cognitiva, física, afetiva, de relação interpessoal e inserção social, ética e estética, tendo em vista uma formação ampla.

    B)

    Relação interpessoal e inserção social.



    C) Uma formação ampla.

    D) Relação ética e estética.

    E) Aquisição progressiva de códigos de representação.

A avaliação Educacional em larga escala é utilizada no Brasil objetivando a melhoria da qualidade da educação, bem como do fluxo escolar. Sobre as avaliações em larga escala no Brasil, é CORRETO afirmar:
I- O SAEB, em 2019, utilizou dois tipos de instrumentos: testes cognitivos contemplando as áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas para todos os estudantes dos anos a serem avaliados; e questionários, impressos e eletrônicos a serem respondidos pelos Alunos, Professores, Diretores, Secretários Estaduais e Municipais de Educação. II- As provas do SAEB, em 2019, foram censitárias para todos os estudantes do 9º ano de escolas públicas e privadas. III- Ao aluno com deficiência é garantido o direito a provas em formato específico, à extensão de tempo para responder e à disponibilização de recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva adequados, desde que previamente solicitados e escolhidos. IV- O Enem tem como principal finalidade a avaliação da instituição escolar e, depois, a avaliação individual do desempenho do participante ao final do ensino médio. V- As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, retenção e evasão, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Está CORRETO o que se afirma apenas em:

    A) II, III e IV.

    B) I, II e IV.

    C) I, II, III e V.

    D) III, IV, e V.

    E) III e V.

Leia o trecho abaixo:

“Dentro dos preceitos da didática, a ____________ corresponde ao elemento em que o professor organiza as atividades de ensino e dos alunos para atingir objetivos em relação a um conteúdo específico.”.

A lacuna no texto deve ser corretamente preenchida pela alternativa:

    A) Metodologia.

    B) Objetivos de aprendizagem.

    C) Sequência didática.

    D) Avaliação.

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