Questões de Pedagogia do ano 0000

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O exercício da capacidade de tomar decisões coletivamente e com autonomia; a elaboração do projeto político pedagógico, sempre mutável, com a participação de todos os segmentos, incluindo a participação de pais e alunos, das associações de bairros, entidades de classes e ONGs; a participação do diretor e demais dirigentes da unidade escolar e professores; a reflexão sobre a prática pedagógica dos professores e as teorias que as embasam como prática contínua; e a garantia da avaliação periódica da ação planificada para redimensionamento das propostas são:

  • A. os princípios norteadores do planejamento dialógico.
  • B. as bases para a constituição do regimento escolar.
  • C. as proposições para o fortalecimento do movimento estudantil.
  • D. os fundamentos da elaboração do pacto de convivência.
  • E. os alicerces da construção de uma nova pedagogia.

Laurinda Ramalho de Almeida, em seu livro “As relações interpessoais na formação de professores”, faz uma reflexão buscando superar a barreira que existe entre as diferentes áreas do conhecimento. A autora considera que valores da vida devem estar presentes e articulados na formação dos professores que estejam dispostos a educar a pessoa integral. Para tanto, a autora enfatiza a necessidade da presença de três fatores fundamentais:

  • A. o compromisso, a competência e a empatia.
  • B. o afeto, a obediência e a honestidade.
  • C. o respeito, a disciplina e a calma.
  • D. a compaixão, a humildade e a compreensão.
  • E. a vontade, o sentimento e a razão.

O Projeto Pedagógico, pensado como instrumento de democratização da escola, considera a necessidade de estabelecimento de relações democráticas no contexto escolar, bem como indica a necessidade de se respeitar a diversidade das características dos atores envolvidos no processo educativo.

Em relação ao referido projeto é podemos afirmar que

I. se desenvolve orientado por concepções de educação, de ensino e convivência societária.

II. prevê como base para a atividade pedagógica, os princípios tecnológicos.

III. acontece no cotidiano das relações em construção, estando em constante (re)construção.

IV. prioriza as ações técnicoadministrativas para a efetivação da organização e avaliação escolar.

V. articula princípios pedagógicos e administrativos na perspectiva do HOMEM que se quer formar.

Marque a opção que indica as afirmativas CORRETAS.

  • A. II – III – IV.
  • B. I – II – III.
  • C. I – II – IV.
  • D. I – III – V.
  • E. II – III – V.

O projeto político-pedagógico é entendido como o(a)

  • A. própria organização do trabalho pedagógico da escola.
  • B. construção dos princípios de igualdade, qualidade e liberdade.
  • C. gestão democrática e valorização do magistério.
  • D. espaço social marcado pela manifestação de práticas contraditórias.
  • E. acomodação de todos os envolvidos no planejamento pedagógico.

Reflita sobre o trecho a seguir: Diretriz orientadora das ações educativas na escola, manifesta concepções de homem, sociedade, educação entre outras que justifiquem e fundamentem as práticas relativas à instituição.

O enunciado refere-se à definição de

  • A. Proposta Curricular Educacional.
  • B. Parâmetros Curriculares Nacionais.
  • C. Projeto Político Pedagógico.
  • D. Planejamento Político Institucional.
  • E. Plano Nacional de Educação.

O professor necessita ficar atento aos progressos de aprendizagem, às dificuldades e aos erros nas avaliações dos seus discentes. Um bom procedimento para corrigir os erros dos educandos é

  • A. destacar, em vermelho, nas atividades avaliativas o que está errado, de modo que fique bem evidente o que eles não fizeram corretamente.
  • B. fazer comparações dos educandos entre si, mostrando que uns vão bem enquanto outros se desenvolvem muito mal.
  • C. conversar com cada educando, informando onde e por que errou, sugerindo ideias de como desenvolver a atenção em sala de aula e a participação nas atividades de estudo individual e de grupo em sala de aula e fora dela.
  • D. mostrar a resposta certa e mandar que a escrevam repetidas vezes no caderno, para que não esqueçam e nunca mais errem.
  • E. expor o erro para toda a sala de aula, enfatizando que aquele educando precisa de ajuda de todos.

Segundo Santos, na área “acesso à universidade”, a maior frustração na década de 2000 foi a de que o objetivo de democratização do acesso na maioria dos países não foi conseguido. Os fatores de discriminação, sejam eles a classe, a raça, o sexo ou a etnia, continuaram para fazer do acesso uma mistura de mérito e privilégio. Isto posto, em vez de democratização, houve massificação e uma forte segmentação do ensino superior com práticas de autêntico dumping social de diplomas e diplomados. Sendo assim, propõe ideias mestras para pautar a área de acesso. São elas:

  • A. incentivos para parcerias ativas, no domínio pedagógico e científico, com as escolas públicas; reestruturação do ENEM; programas de ação afirmativa (cotas e outras medidas) para acesso e acompanhamento.
  • B. incentivos para parcerias ativas, no domínio pedagógico e científico, com as escolas públicas; gratuidade na universidade pública com bolsas de manutenção aos estudantes das classes trabalhadoras; reestruturação do ENEM.
  • C. incentivos para parcerias ativas, no domínio pedagógico e científico, com as escolas públicas; gratuidade na universidade pública com bolsas de manutenção aos estudantes das classes trabalhadoras; programas de ação afirmativa (cotas e outras medidas) para acesso e acompanhamento.
  • D. reestruturação do ENEM; extinção da gratuidade na universidade pública, exceto para oriundos da classe trabalhadora; programas de ação afirmativa (cotas e outras medidas) para acesso e acompanhamento.
  • E. incentivos para parcerias ativas, no domínio pedagógico e científico, com as escolas públicas; extinção da gratuidade na universidade pública, exceto para oriundos da classe trabalhadora; programas de ação afirmativa (cotas e outras medidas) para acesso e acompanhamento.

Em uma aula tradicional, reprodutiva, o professor ensina e o aluno aprende, cada um no seu lugar. Pedro Demo diz que se deve trabalhar não apenas a abordagem instrucionista do conhecimento e da aprendizagem, mas ir mais além, extrapolando a fronteira do que é ensinado e buscando, de forma proativa, uma maior riqueza na abordagem de fenômenos que necessitam gerar conhecimento e aprendizagem que vão além das fronteiras das disciplinas. O autor sugere que o ideal seria adotar uma postura não linear e complexa para a aprendizagem. Nesse sentido:

  • A. as abordagens educacionais biológicas e sociológicas são fundamentais.
  • B. a ideia de pensamento complexo e de transdisciplinaridade são inseparáveis.
  • C. o pensamento é visto como algo a ser conquistado com o intelecto.
  • D. o conhecimento deve ser abordado de maneira holística e sistemática.
  • E. os fundamentos educacionais são perenes e não transmutáveis.

João é daqueles meninos que incomoda muito na sala de aula (isso é um problema), e é posto repetidamente de castigo ou enviado à direção da escola (isso é processo, ou uma tentativa de solução). Para o Prof. Danilo Gandin, não será suficiente analisar a situação numa relação direta: problema => solução. A fim de descobrir qual é a necessidade ou quais são as necessidades que devem ser satisfeitas para solucionar ou diminuir o problema, é necessário chegar a ele com:

  • A. um plano estratégico definido para que se possa atuar sem erros.
  • B. uma boa dose de paciência e muita conversa e compreensão.
  • C. um convite para que os pais compareçam à escola para ajudar.
  • D. uma motivação afetiva que envolva a situação familiar do aluno.
  • E. um conjunto de ideais e de crenças sobre o processo educativo.

A Pedagogia da Virtualidade está apoiada na apropriação tecnológica em razão dos princípios da educação popular, que tem por objetivo o encaminhamento para a conformação de uma sociedade aberta e democrática que, por sua vez, deve sustentar-se na ética e na vontade política dos sujeitos. No contexto da natureza política da educação aliada ao uso criativo da Internet, fica demonstrada a possibilidade de uma ação transformadora, por meio de um sistema que facilite o espaço de intervenção, a partir de uma ótica sócio-histórica com a qual sejam potencializados os recursos pedagógicos, sobretudo com um suporte em rede que esteja apoiado, na sua programação, em situações reais.

Um dos desafios da Pedagogia da Virtualidade é:

  • A. romper com o paradigma da supervalorização dos aspectos cognitivos da aprendizagem.
  • B. criar cursos de alfabetização digital para os professores nas escolas em que atuam.
  • C. superar a cultura do silêncio mediante uma criação de círculos na cibercultura.
  • D. proporcionar vivências e dinâmicas de integração de grupos não entrosados.
  • E. atualizar os profissionais da Educação que ainda não têm acesso à Internet.
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