Questões de Pedagogia do ano 0000

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 0000 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O educador e a educadora devem ter consciência de que sua ação como alfabetizador e alfabetizadora é uma ação política. (Paulo Freire) Assim, é dever da educadora e do educador:

  • A. o comprometimento com a formação da cidadania.
  • B. a honestidade das suas intenções educativas.
  • C. a competência técnica para o domínio das classes.
  • D. o desenvolvimento de atividades libertadoras.
  • E. a constituição de despertar consciências.

A figura pretende representar, além da inter-relação entre os dois mecanismos e seu caráter processual e dinâmico, a natureza complexa da evolução dos dois mecanismos ao longo de uma hipotética sequência didática, não linear e mesmo problemática. No eixo das coordenadas, representa-se ____________________________, e no eixo das abscissas, ______________________, ao longo da qual os dois mecanismos evoluem.

Os termos que completam corretamente o trecho acima são, respectivamente:

  • A. o grau de controle por parte do professor – o grau de interatividade professor/alunos.
  • B. a dimensão temporal dos processos de ensino e aprendizagem – o grau de controle por parte do professor e dos alunos.
  • C. o grau de interatividade professor/alunos – especificidade da sequência didática.
  • D. o grau de controle por parte do professor e dos alunos – a dimensão temporal dos processos de ensino e aprendizagem.
  • E. a dimensão temporal dos processos de ensino e aprendizagem – especificidade da sequência didática.

Os principais tipos de segmentos de interatividade (SI), propostos por Coll e colaboradores, são:

  • A. definição do conteúdo – apresentação de informação – correção de exercícios – recapitulação.
  • B. definição do conteúdo – apresentação de informação – realização de exercícios em grupos – correção de exercícios.
  • C. apresentação de informação – realização individual de exercícios – correção de exercícios – recapitulação.
  • D. definição do conteúdo – desdobramento em unidades de conteúdo – realização de exercícios em grupo – correção de exercícios.
  • E. definição do conteúdo – desdobramento em unidades de conteúdo – apresentação da informação – recapitulação.

O sistema para análise de interação que usa como categorias a fala do professor, a fala do aluno e o silêncio, foi proposto por:

  • A. Piaget
  • B. Winnicott.
  • C. Winnicott.
  • D. Flanders.
  • E. Ausubel.

Entre as características do professor competente, segundo os resultados das pesquisas processo-produto, está:

  • A. a formação superior em pedagogia.
  • B. o vínculo trabalhista com estabilidade.
  • C. o uso adequado dos recursos auxiliares de ensino.
  • D. a utilização de livro texto de autor clássico.
  • E. a maneira de fazer perguntas aos alunos.

Conforme apontam Coll e Solé, na análise do processo de ensino e de aprendizagem, para além dos conteúdos, há fatores importantes entre a atividade educacional do professor e a aprendizagem dos alunos. São eles:

I comportamentos do professor.

II interações professor/alunos na sala de aula.

III atividade mental construtiva dos alunos.

IV processos psicológicos dos alunos.

V atividades e tarefas escolares de ensino e aprendizagem.

Estão corretos os itens:

  • A. II e V.
  • B. II e IV.
  • C. I, II, III, IV e V.
  • D. II, IV e V.
  • E. I, II e III.

Conforme mostram Coll e Solé, o que diferencia a educação escolar de outros contextos de educação é:

  • A. o planejamento e a sistematicidade das práticas educacionais.
  • B. o fato de que os docentes também representam figuras parentais.
  • C. o uso da teoria da aprendizagem significativa de Ausubel.
  • D. o conceito de educação suficientemente boa cunhado por Winnicott.
  • E. a visão de interatividade proposta por Watson na teoria bahaviorista.

O estudo do ensino e da aprendizagem na sala de aula é um campo relativamente recente em psicologia da educação. Segundo Coll e Solé, durante as quatro últimas décadas do século XX, a pesquisa sobre o ensino e a aprendizagem em sala de aula experimentou modificações em suas formulações. Atualmente os trabalhos:

I tratam ensino e aprendizagem em sala de aula como duas entidades separadas.

II pretendem explicar o que ocorre na sala de aula.

III são fundamentados nas teorias behavioristas.

IV são formulados na visão socioconstrutivista.

V derivam de conceitos do positivismo lógico.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I e III.
  • B. II e IV.
  • C. II e V.
  • D. II, IV e V.
  • E. I, III e V.

Imagine que uma criança do 2º Ano do Ensino Fundamental gosta muito de sua professora, ela a considera linda, paciente, carinhosa e tranquila.

Em um dia, porém, ela se espanta: a professora – tão calma e paciente – fica extremamente irritada com um colega de sala que derrama o suco na carteira. Essa irritação é uma nova informação para a sua concepção a respeito da professora.

Como será que ela irá assimilar este comportamento tão diferente dos demais que ela vinha emitindo? Ela

  • A. não vai assimilar a nova informação porque gosta muito da professora.
  • B. vai justificar a irritação com seu colega como um mau dia.
  • C. vai concluir sobre o suco derramado que dá trabalho para a professora.
  • D. vai passar a ver a professora como uma pessoa com ataques de humor.
  • E. assimilará a nova informação às anteriores, justificando ou não a atitude da professora.

Como modalidade da Educação Básica, a Educação Especial considerará as situações singulares, os perfis dos estudantes, as características biopsicossociais dos alunos e suas faixas etárias e se pautará em princípios éticos, políticos e estéticos de modo a assegurar o(a)

I. dignidade humana e a observância do direito de cada aluno de realizar seus projetos de estudo, de trabalho e de inserção na vida social.

II. busca da identidade própria de cada educando, o reconhecimento e a valorização das suas diferenças e potencialidades, bem como de suas necessidades educacionais especiais no processo de ensino e aprendizagem.

III. desenvolvimento para o exercício da cidadania, da capacidade de participação social, política e econômica e sua ampliação, mediante o cumprimento de seus deveres e o usufruto de seus direitos.

Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).

  • A. I – II – III.
  • B. I – II.
  • C. I – III.
  • D. II – III.
  • E. II.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...