Questões de Pedagogia do ano 2003

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"O livro didático não pode ser ignorado. Sua presença tem sido muito forte na prática pedagógica dos professores, constituindo-se, às vezes, no único referencial para seu trabalho em sala-de-aula. Essa situação precisa ser revertida". (A Escola e Sua Função Social - Raízes e Asas - nº 1 - pág. 30)

Ao debater o livro didático com a equipe de professores, o Supervisor Educacional comprometido com a transformação da realidade social diria que:

 I - independentemente da forma como é apresentado, o importante é analisar se o livro didático contém o conteúdo.

II - o professor é o sujeito que dá a direção e o livro didático é um recurso de apoio.

III - o livro didático não pode ser absolutizado, mas colocado a serviço da ação pedagógica planejada pelo professor.

IV - o livro didático é um recurso técnico; portanto, é ideologicamente neutro e deve ser avaliado somente por critérios técnicos.

 Estão corretas as respostas

  • A.

    I e II;

  • B.

    II e IV;

  • C.

    II e III;

  • D.

    I, II e III;

  • E.

    I e IV.

"Depois das teorias críticas e pós-críticas, não podemos mais olhar para o currículo com a mesma inocência de antes. O currículo tem significados que vão além daqueles aos quais as teorias tradicionais nos confinaram... O currículo é documento de identidade". (SILVA, T. T., 1999).

Baseando-se no texto acima, a opção que completa a tabela é:

  • A.

    1 = poder; 2 = cultura; 3 = eficiência; 4 = representação;

  • B.

    1 = eficiência; 2 = poder; 3 = representação; 4 = cultura;

  • C.

    1 = representação; 2 = cultura; 3 = poder; 4 = identidade;

  • D.

    1 = cultura; 2 = eficiência; 3 = organização; 4 = poder;

  • E.

    1 = identidade; 2 = cultura; 3 = eficiência; 4 = poder.

"A educação, não importando o grau em que se dá, é sempre uma teoria do conhecimento que se põe em prática.(...) O supervisor é um educador e, se ele é um educador, ele não escapa na sua prática a esta natureza epistemológica da educação. Tem a ver com o conhecimento, com a teoria do conhecimento. O que se pode perguntar é: qual o objeto de conhecimento que interessa diretamente ao supervisor? (Freire, 1982)

A alternativa que melhor responde à pergunta de Freire é:

  • A.

    os objetivos da escola, em interação com os objetivos gerais traçados pelos diferentes sistemas de ensino;

  • B.

    o processo ensino-aprendizagem, que está se dando na relação educador / educando, ou seja, o ato de conhecer;

  • C.

    as relações interpessoais que se dão no interior da escola: professor / aluno; professor / equipe técnicoadministrativa; equipe dirigente / alunos / funcionários;

  • D.

    a avaliação e o controle do trabalho pedagógico desenvolvido pela equipe docente e outros profissionais que atuam na escola;

  • E.

    o educando, em seus aspectos cognitivos, psicomotores e afetivos, sua adaptação ao ambiente escolar e sua motivação para o processo educativo.

"A mudança na escola só se dará quando o trabalho for coletivo, articulado entre todos os atores da comunidade escolar, num exercício individual e grupal de trazer as concepções, compartilhá-las, ler as divergências e as convergências e, mediante esses confrontos, construir o trabalho".

(ORSOLON, 2001) Com base no texto acima, a opção que apresenta ações mais adequadas ao papel do Supervisor Educacional é:

  • A.

    observar, articular, controlar;

  • B.

    articular, observar, incentivar;

  • C.

    mediar, controlar, observar;

  • D.

    articular, mediar, incentivar;

  • E.

    incentivar, observar, controlar.

Interessada em ressignificar o papel da supervisão educacional, a equipe supervisora de uma escola optou por adotar uma prática coerente com os pressupostos da corrente ideológica transformadora. Nesta concepção, a função supervisora caracteriza-se por:

 I - estar baseada num positivismo otimista, pelo qual os conflitos são omitidos e é feita a apologia de uma sociedade desejável.

II - ser essencialmente política e não principalmente técnica.

III - ser implementadora do currículo oficial nas escolas e orientadora dos professores na execução dos programas oriundos dos sistemas de ensino.

IV - estar voltada, essencialmente, para garantir a efetividade e eficiência dos meios e a eficácia dos resultados do trabalho pedagógico na escola.

V - estar voltada, essencialmente, para favorecer momentos de reflexão, explicitando contradições e conflitos, de modo a determinar as prioridades do trabalho pedagógico das escolas.

Estão corretas as afirmações:

  • A.

    I e II;

  • B.

    II e III;

  • C.

    I e IV;

  • D.

    I e V;

  • E.

    II e V.

Referindo-se às concepções de supervisão educacional, presentes na história recente da educação brasileira, Rangel (1999) afirma:

"Quando se sonha, traduz-se o que se quer, o que se gostaria, o que se idealiza, mas também o que toca a sensibilidade, o que tenciona, o que se esconde..., enfim o que se concebe... [...] E nesse sonho dos anos 80 espera-se extirpar, extinguir, da formação à ação, a existência do supervisor".

(Rangel, 1999) A autora refere-se, neste texto, a um forte movimento de negação de supervisão educacional que se dá no Brasil ao longo dos anos 80. Com relação a este movimento é correto afirmar que a negação do papel do supervisor educacional ocorre porque:

I - a introdução da supervisão educacional traz para o interior da escola a divisão social do trabalho, ou seja, a divisão entre aqueles que pensam, decidem e mandam e aqueles que executam.

II - a função da supervisão naquele contexto era predominantemente tecnicista e controladora e, de certa forma, correspondia à militarização escolar.

III - os supervisores não tinham formação adequada à função que exerciam, visto que não era exigido destes o curso de Pedagogia.

IV - a supervisão educacional tendia a desvalorizar o trabalho do professor por estar comprometido com a estrutura do poder burocratizado.

 V - a supervisão educacional era uma função não prevista na legislação do ensino na época e, portanto, configurava-se como uma função sem o respaldo do sistema.

São FALSAS as afirmativas:

  • A.

    III e IV;

  • B.

    III e V;

  • C.

    II e IV;

  • D.

    I e IV;

  • E.

    somente a V.

Buscando uma ressignificação do papel do supervisor educacional e tentando definir a supervisão educacional, Vasconcellos (2002) começa por explicitar o que a supervisão não é (ou não deveria ser):

"não é fiscal de professor, não é dedo-duro (que entrega os professores para a direção ou mantenedora), não é pombo-correio (que leva recado da direção para os professores e dos professores para a direção), não é coringa/tarefeiro/quebra galho/salvavidas (ajudante de direção, auxiliar de secretaria, enfermeiro, assistente social, etc.), não é tapa-buraco (que fica "toureando" os alunos em sala de aula no caso de falta de professor),... não é de gabinete (que está longe da prática e dos desafios efetivos dos educadores), não é dicário (que tem dicas e soluções para todos os problemas, uma espécie de fonte inesgotável de técnicas, receitas)..."

O autor se insere entre os que buscam hoje uma ressignificação do papel do supervisor educacional. A seguir encontram-se seis conceitos para a função supervisora, extraídos da literatura especializada:

I - "A função supervisora pode ser compreendida como um processo em que um professor, em princípio mais experiente e mais informado, orienta um outro professor ou candidato a professor no seu desenvolvimento humano e profissional" (ALARCÃO, 2001)

II - Supervisão é a "atividade voltada para o planejamento, orientação, acompanhamento, controle e avaliação do processo ensino-aprendizagem, visando à melhoria qualitativa tanto a nível de sistema como de escola" (SME/RJ, 1978)

III - "A supervisão educacional, no contexto mais amplo da sociedade e da educação, tem como função primordial resgatar o sentido básico da escola... A supervisão tem como função participar do processo de conscientização na luta contra a palavra vazia de vida, de significado; contra o fazer vazio de sentido". (URBAN, 1985).

IV - "S

  • A.

    I e IV;

  • B.

    II e IV;

  • C.

    I e III;

  • D.

    IV e V;

  • E.

    II e V.

Leia o trecho a seguir:

"... fazer supervisão em educação será, antes de tudo, estimular a discussão sobre o tipo de pão que queremos ter e, só depois, como decorrência, incentivar a discussão sobre os meios para a fabricação de tal pão".

(Danilo Gandin, 1985) As diversas metáforas utilizadas no texto estabelecem uma prioridade nas ações do Supervisor Educacional. Assim, com base no texto acima, o Supervisor Educacional deve priorizar a discussão sobre:

  • A.

    os fins da educação, em relação aos métodos;

  • B.

    as metodologias, já que estas possibilitam que os fins sejam alcançados;

  • C.

    os processos de planejamento da escola;

  • D.

    os meios e os fins, indistintamente, de acordo com a necessidade;

  • E.

    a relação entre os fins, os meios e os processos de avaliação.

Segundo Saviani (1999), a função supervisora acompanha a ação educativa desde suas origens. Contudo, para que uma função seja organizada como profissão, é necessário que ela se destaque do âmbito em que opera, se distinga das demais, detalhando-se os seus atributos, e exija agentes especializados com uma formação específica. Entendendo-se a profissionalização na perspectiva de Saviani, explicitada acima, pode-se afirmar que esta profissionalização não chega a se consolidar no Brasil. O contexto histórico considerado a tentativa mais radical de profissionalização da supervisão educacional no Brasil se dá com:

  • A.

    a vinda dos jesuítas para o Brasil, a partir de 1549, através da adoção do Ratio Studiorum;

  • B.

    a criação das "aulas régias", no âmbito das reformas pombalinas, após a expulsão dos jesuítas, em 1759;

  • C.

    a criação dos técnicos em educação, no âmbito do movimento dos "pioneiros da educação nova", a partir da década de 20;

  • D.

    a organização da burocracia estatal e a implantação do Ministério da Educação, através da promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 20/12/61;

  • E.

    o Parecer 252, de 1969, que reformulou os cursos de Pedagogia, após o golpe militar de 1964.

Preocupado em atender ao Artigo 2º da Lei 9394 / 96 (LDBEN), que estabelece os fins da educação nacional, o Supervisor Educacional buscará, através da sua atuação, contribuir para:

  • A.

    o desenvolvimento sócio-cultural do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho;

  • B.

    o pleno desenvolvimento do educando, seu exercício de cidadania e sua formação profissional;

  • C.

    o desenvolvimento psicoafetivo do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua profissionalização;

  • D.

    o desenvolvimento intelectual do educando, seu exercício de cidadania e sua qualificação profissional;

  • E.

    o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

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