Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
No que concerne à bases psicológicas da aprendizagem, julgue os seguintes itens.
Historicamente, os educadores vêm percebendo que o que o aluno pode aprender em determinado momento da escolaridade depende das possibilidades delineadas pelas formas de pensamento de que ele dispõe naquela fase de desenvolvimento, sem levar em conta as experiências anteriores e a prática educativa que está sendo vivenciada por ele.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
No que concerne à bases psicológicas da aprendizagem, julgue os seguintes itens.
As teorias sociointeracionistas trabalham com a idéia de que a ausência de erros na tarefa escolar dos alunos é uma manifestação de aprendizagem.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
No que concerne à bases psicológicas da aprendizagem, julgue os seguintes itens.
Para a teoria construtivista, o aluno aprende imitando os companheiros de classe e os adultos mais experientes, ou seja, os familiares, os professores, os vizinhos da sua comunidade.
Pedagogia - Relação aluno, professor e família - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
Na situação considerada, o diálogo estabelecido na sala de aula pode ser entendido como um dos elementos fundamentais na relação entre professor e aluno.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
Quando o professor ouviu seus alunos, conseguiu vê-los como sujeitos portadores de conhecimentos, o que contribuiu para o enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem na sala de aula.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
A relação positiva entre aluno e professor pode ser entendida como um dos fatores que influencia no processo de aprendizagem dos alunos.
Uma professora trabalha há 10 anos com a primeira série (alfabetização). Todos os anos, ela recebe crianças que freqüentaram a educação infantil e outras que estão indo à escola pela primeira vez. No primeiro dia, a professora chega com o planejamento das aulas pronto: todo o conteúdo de matemática, língua portuguesa, conhecimentos do mundo físico, da natureza e da sociedade que irá ensinar durante o ano inteiro. Segundo essa professora, essa metodologia tem dado certo, os alunos que têm interesse em aprender, de fato aprendem. Ficam para trás aqueles que pensam que a 1.ª série é brincadeira. Segunda a professora, os pais, durante esses anos, têm feito elogios à sua organização.
Com base na situação hipotética acima, julgue os itens a seguir.
A professora mencionada na situação, em sua maneira de ensinar, leva em conta o conhecimento prévio de seus alunos.
Uma professora trabalha há 10 anos com a primeira série (alfabetização). Todos os anos, ela recebe crianças que freqüentaram a educação infantil e outras que estão indo à escola pela primeira vez. No primeiro dia, a professora chega com o planejamento das aulas pronto: todo o conteúdo de matemática, língua portuguesa, conhecimentos do mundo físico, da natureza e da sociedade que irá ensinar durante o ano inteiro. Segundo essa professora, essa metodologia tem dado certo, os alunos que têm interesse em aprender, de fato aprendem. Ficam para trás aqueles que pensam que a 1.ª série é brincadeira. Segunda a professora, os pais, durante esses anos, têm feito elogios à sua organização.
Com base na situação hipotética acima, julgue os itens a seguir.
O processo de ensino na primeira série é muito complexo, por isso, a exemplo da situação em apreço, o professor deve priorizar o conteúdo, deixando de lado as brincadeiras.
Uma professora trabalha há 10 anos com a primeira série (alfabetização). Todos os anos, ela recebe crianças que freqüentaram a educação infantil e outras que estão indo à escola pela primeira vez. No primeiro dia, a professora chega com o planejamento das aulas pronto: todo o conteúdo de matemática, língua portuguesa, conhecimentos do mundo físico, da natureza e da sociedade que irá ensinar durante o ano inteiro. Segundo essa professora, essa metodologia tem dado certo, os alunos que têm interesse em aprender, de fato aprendem. Ficam para trás aqueles que pensam que a 1.ª série é brincadeira. Segunda a professora, os pais, durante esses anos, têm feito elogios à sua organização.
Com base na situação hipotética acima, julgue os itens a seguir.
O processo de ensino e aprendizagem proposto pela professora desperta em todos os alunos o desejo para aprender.
Uma professora trabalha há 10 anos com a primeira série (alfabetização). Todos os anos, ela recebe crianças que freqüentaram a educação infantil e outras que estão indo à escola pela primeira vez. No primeiro dia, a professora chega com o planejamento das aulas pronto: todo o conteúdo de matemática, língua portuguesa, conhecimentos do mundo físico, da natureza e da sociedade que irá ensinar durante o ano inteiro. Segundo essa professora, essa metodologia tem dado certo, os alunos que têm interesse em aprender, de fato aprendem. Ficam para trás aqueles que pensam que a 1.ª série é brincadeira. Segunda a professora, os pais, durante esses anos, têm feito elogios à sua organização.
Com base na situação hipotética acima, julgue os itens a seguir.
A metodologia de ensino adotada pela professora é excelente para os alunos no período de alfabetização, pois transmite segurança aos pais das crianças.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...