Questões de Pedagogia do ano 2007

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No Brasil, as tendências pedagógicas têm ligação com a História da Didática.

Aponte a alternativa que se refere à Escola Nova ou Didática ativa.

  • A. Conhecimentos estereotipados e memorização.
  • B. O erro é importante elemento na aprendizagem.
  • C. O aluno é o foco central do processo de aprendizagem.
  • D. Objetivos educacionais coerentes com os estágios do desenvolvimento.
  • E. O tecnicismo educacional é o sujeito da aprendizagem.

A proposta dos temas transversais se define em torno de alguns pontos: I. constituem novas disciplinas, pressupondo um tratamento diferenciado das demais disciplinas do currículo formal;

II. dispensa a necessidade de a escola refletir e atuar conscientemente com valores e atitudes em todas as áreas;

III. implica a necessidade de trabalho contínuo e regular a respeito de posturas a serem desenvolvidas;

IV. permeiam necessariamente toda a prática educativa que abarca relações entre os alunos, entre professores e alunos e entre os diferentes membros da comunidade;

V. emergem de estudos e pesquisas desenvolvidas no âmbito de diferentes campos do conhecimento.

Assinale a alternativa que contém apenas afirmativas coerentes com a proposta dos temas transversais, apresentada nos Parâmetros Curriculares Nacionais.

  • A. I, II e III.
  • B. I, IV e V.
  • C. II, III e IV.
  • D. II, III e V.
  • E. III, IV e V.

A avaliação deverá ser assumida como um instrumento de compreensão do estágio de aprendizagem em que se encontra o aluno, tendo em vista tomar decisões suficientes e satisfatórias para que ele possa avançar no seu processo de aprendizagem.

 Essa afirmação explica o significado

  • A. da função classificatória da avaliação.
  • B. de avaliação como julgamento de valores.
  • C. do caráter punitivo da avaliação.
  • D. de avaliação como aferição de notas.
  • E. da função diagnóstica da avaliação.

Ao introduzir um novo conteúdo curricular, o professor precisa conhecer o que os alunos já sabem a respeito, que opiniões têm, que hipóteses levantam. Um bom recurso que levaria o professor a mobilizar e despertar o interesse dos alunos seria(m)

  • A. questionamentos individuais.
  • B. provas objetivas.
  • C. exposição oral.
  • D. problematização planejada.
  • E. questionamento em grupo.

14. O conceito de educação inclusiva compreende não apenas os alunos portadores de deficiência, mas inclui também aqueles que encontram grandes dificuldades para ultrapassar as possibilidades comuns de aprendizagem e exigem medidas excepcionais.

Em classes em que existam alunos nessas condições, o professor precisa

  • A. solicitar que professores especializados assessorem seu trabalho nas aulas, pois a situação exige isso.
  • B. trabalhar de modo igual para todos, pois todos são iguais no ponto de partida da aprendizagem.
  • C. proteger particularmente os alunos diferentes, porque eles são mais carentes e frágeis.
  • D. proporcionar um atendimento segregado e inclusivo.
  • E. especializar-se nas deficiências que os alunos apresentam, para dar conta do ensino.

Considere os seguintes enunciados:

I. assegurar o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino médio;

II. oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas, e, com prioridade, o ensino fundamental;

III. assegurar processo nacional de avaliação do rendimento escolar no ensino fundamental, médio e superior.

Os enunciados I, II e III indicam, respectivamente, de acordo com a LDB, responsabilidades da (os):

  • A. união, municípios e estados.
  • B. estados, municípios e união.
  • C. estados, união e municípios.
  • D. municípios, estados e união.
  • E. municípios, união e estados.

Uma das preocupações contemporâneas dos estudiosos de currículo na formação docente é o

  • A. intelectualismo.
  • B. multiculturalismo.
  • C. cientificismo.
  • D. compromisso.
  • E. conservadorismo.

A concepção construtivista de aprendizagem escolar e do ensino é um referencial útil para a reflexão e tomada de decisões compartilhadas e pressupõe

  • A. diagnóstico do que os alunos pensam e desejam aprender.
  • B. grau de exigência e tempo destinado à realização de cada tarefa.
  • C. planejamento, desenvolvimento e avaliação da aprendizagem.
  • D. o trabalho em equipe de uma escola, a partir do planejamento de ensino.
  • E. conjunto de princípios, que fiquem bem coletivamente.

Segundo Dinsmore (1992, p. 19), um projeto "é um empreendimento com começo e fim definidos, dirigidos para pessoas, para cumprir metas estabelecidas dentro de parâmetros de custo, tempo e qualidade". Assim, dentre as exigências para elaboração de projetos, podem-se considerar:

I. Definir claramente, e com visão realista, os resultados pretendidos pelas ações, de modo a minimizar os esforços para a consecução dos resultados mais significativos.

II. Agir a partir de situações claramente entendidas.

III. Dimensionar, articular e organizar os recursos.

IV. Discutir condições razoáveis, retroalimentação e melhoria contínua das ações.

V. Compreender, pela reflexão a partir do monitoramento e avaliação, a relação entre processos e resultados.

Estão corretas apenas:

  • A. I, II e IV
  • B. I, III e V
  • C. II, III e IV
  • D. III, IV e V
  • E. II, III e V

'Aprender a aprender' (noção vinculada a 'autoaprendizagem', 'educação permanente', 'autodidatismo') é um lema corrente no discurso educativo.

Porém, segundo Rosa Maria Torres, pouco tem sido feito concretamente, nesse terreno, visando assumir esse objetivo porque parte substancial do aprender e da possibilidade de aprimorar a própria aprendizagem exige, por parte do professor, as seguintes ações:

I. refletir sobre a própria aprendizagem;
II. tomar consciência das estratégias e dos estilos cognitivos individuais;
III. reconstruir os itinerários seguidos;
IV. identificar as dificuldades encontradas e os pontos de apoio que permitem avançar.
V. propor atividades dinâmicas para casa, como a pesquisa via Internet.

É correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I, II e V.

  • B.

    I, III e IV.

  • C.

    I, II, III e IV.

  • D.

    II, III, IV e V.

  • E.

    II, IV e V.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...