Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
No Brasil, as tendências pedagógicas têm ligação com a História da Didática.
Aponte a alternativa que se refere à Escola Nova ou Didática ativa.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
A proposta dos temas transversais se define em torno de alguns pontos: I. constituem novas disciplinas, pressupondo um tratamento diferenciado das demais disciplinas do currículo formal;
II. dispensa a necessidade de a escola refletir e atuar conscientemente com valores e atitudes em todas as áreas;
III. implica a necessidade de trabalho contínuo e regular a respeito de posturas a serem desenvolvidas;
IV. permeiam necessariamente toda a prática educativa que abarca relações entre os alunos, entre professores e alunos e entre os diferentes membros da comunidade;
V. emergem de estudos e pesquisas desenvolvidas no âmbito de diferentes campos do conhecimento.
Assinale a alternativa que contém apenas afirmativas coerentes com a proposta dos temas transversais, apresentada nos Parâmetros Curriculares Nacionais.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
A avaliação deverá ser assumida como um instrumento de compreensão do estágio de aprendizagem em que se encontra o aluno, tendo em vista tomar decisões suficientes e satisfatórias para que ele possa avançar no seu processo de aprendizagem.
Essa afirmação explica o significado
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Ao introduzir um novo conteúdo curricular, o professor precisa conhecer o que os alunos já sabem a respeito, que opiniões têm, que hipóteses levantam. Um bom recurso que levaria o professor a mobilizar e despertar o interesse dos alunos seria(m)
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
14. O conceito de educação inclusiva compreende não apenas os alunos portadores de deficiência, mas inclui também aqueles que encontram grandes dificuldades para ultrapassar as possibilidades comuns de aprendizagem e exigem medidas excepcionais.
Em classes em que existam alunos nessas condições, o professor precisa
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Considere os seguintes enunciados:
I. assegurar o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino médio;
II. oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas, e, com prioridade, o ensino fundamental;
III. assegurar processo nacional de avaliação do rendimento escolar no ensino fundamental, médio e superior.
Os enunciados I, II e III indicam, respectivamente, de acordo com a LDB, responsabilidades da (os):
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Uma das preocupações contemporâneas dos estudiosos de currículo na formação docente é o
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
A concepção construtivista de aprendizagem escolar e do ensino é um referencial útil para a reflexão e tomada de decisões compartilhadas e pressupõe
Segundo Dinsmore (1992, p. 19), um projeto "é um empreendimento com começo e fim definidos, dirigidos para pessoas, para cumprir metas estabelecidas dentro de parâmetros de custo, tempo e qualidade". Assim, dentre as exigências para elaboração de projetos, podem-se considerar:
I. Definir claramente, e com visão realista, os resultados pretendidos pelas ações, de modo a minimizar os esforços para a consecução dos resultados mais significativos.
II. Agir a partir de situações claramente entendidas.
III. Dimensionar, articular e organizar os recursos.
IV. Discutir condições razoáveis, retroalimentação e melhoria contínua das ações.
V. Compreender, pela reflexão a partir do monitoramento e avaliação, a relação entre processos e resultados.
Estão corretas apenas:
'Aprender a aprender' (noção vinculada a 'autoaprendizagem', 'educação permanente', 'autodidatismo') é um lema corrente no discurso educativo.
Porém, segundo Rosa Maria Torres, pouco tem sido feito concretamente, nesse terreno, visando assumir esse objetivo porque parte substancial do aprender e da possibilidade de aprimorar a própria aprendizagem exige, por parte do professor, as seguintes ações:
I. refletir sobre a própria aprendizagem;
II. tomar consciência das estratégias e dos estilos cognitivos individuais;
III. reconstruir os itinerários seguidos;
IV. identificar as dificuldades encontradas e os pontos de apoio que permitem avançar.
V. propor atividades dinâmicas para casa, como a pesquisa via Internet.
É correto o que se afirma APENAS em
I, II e V.
I, III e IV.
I, II, III e IV.
II, III, IV e V.
II, IV e V.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...